De volta ao fim do mundo

Saudações a todos !

Punta Arenas fica bem no final do Chile. É em uma margem do Estreito de Magalhães, em frente ao arquipélago da Terra do Fogo . Em outras palavras, literalmente no meio do nada. A menos que, um dia, você sonhe em voar para a Antártica…seria um bom ponto de partida.


Esta não foi a minha primeira vez em Punta Arenas. Estive aqui há quatro anos com um grupo de “KLers” (funcionários da Kaspersky) em busca de aventura a caminho do pólo sul. Voamos lá para conhecer uma equipe internacional de esquiadores mulheres que estavam em uma missão de caridade, vindo do Pólo Sul para a costa da Antártida. Também programamos de forma a passar a passar o ano novo no Pólo. Foi uma aventura inesquecível. Dê uma olhada aqui (PDF – 7,5MB).

Desta vez, estávamos aqui por outra razão, assunto para próximos posts. E de qualquer maneira, não havia vôos para a Antártida, pois a “temporada” terminou.

Então, desta vez eu estava pegando leve, passeando ao redor de Punta Arenas, cheio de nostalgia na alma! Eu me lembro como nós fizemos aqui preparativos para a nossa viagem ao Pólo, lutando com o Iridium Open PortTransceptor e girando os polegares à espera de melhor tempo (hmmm, não tão nostálgico sobre isso). Quando finalmente chegamos lá, a Antártida foi surpreendente. Ele absorve tudo e todos!

O receptor do Iridium ficou um pouco mais perto do satélite com a ajuda desse cinzeiro

Então, sim, era bom estar de volta a Punta Arenas.

É longe. Mesmo a partir de Santiago, capital do Chile, leva três horas para voar até aqui. Ainda assim, é uma cidade realmente muito boa. Apesar de estar no fim do mundo, ainda há bastante vida, as casas são bem mantidas, as ruas lisas, e as calçadas estão sendo refeitas. A comida aqui é muito saborosa e vem em porções enormes. Ah, perfeito! A única coisa ruim é a confusão de cabos que pendem entre os postes… mas você pode optar por simplesmente não reparar.

Aqui está algo que eu não esperava ver – um Lada! Aqui nas ruas da maior cidade ao sul do paralelo 46! Como? Por quê? E como os mecânicos fazem os reparos? Coitados!

Um carro russo a milhares de km de casa

É o início do Outono nessa parte do mundo. Punta Arenas está perto do paralelo 53 sul- o equivalente a algo como Londres ao norte. Então, você poderia pensar que o tempo seria bastante temperado…Bem, eu acho que não é tão ruim aqui, mas, mesmo assim, a presença colossal da Antártida traz um vento cortante feroz, e alguns dias com certeza são mais frios do que Londres 🙂 . Ah! a cidade antipodal de Punta Arena (diametralmente oposta) é Irkutsk, na Sibéria, Rússia. Isso é mais parecido com isso aqui!

Ainda assim, resumindo, os passeios aqui valem a pena – admirando o oceano, visualizando o navio de Magalhães passando da esquerda para a direita ao longo do tempestuoso estreito que leva o seu nome.

Isso é tudo por hoje pessoal.

Todas as fotos estão aqui.

Até mais!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.