A Utopia da Patagônia!

Julio Verne, enormes romances de aventura…

Essas reminiscências de infância estão indelevelmente gravadas em algum lugar nos recantos mais profundos da minha memória. Eu sempre sonhei com países misteriosos em cantos distantes do mundo, tudo exótico e incomum … mas sempre belo.

Acontece que essas imagens eram muito precisas. Quatro décadas mais tarde, eis que me encontro na Patagônia em uma caminhada, e só havia uma palavra para descrever o lugar: lindo.
Acabamos lá depois de alguns dias livres que sobraram após a visita a Brasília. E desde que a visita foi um esforço mental e de oratória, o momento era certo para voltar à natarureza.

Claro que a Patagônia inteira não pode ser vista em apenas alguns dias, uma vez que abrange um território tão grande. Ainda assim, conseguimos experimentar uma das mais preciosas jóias da coroa – o del Parque Nacional Torres del Paine.

Em quatro dias, andamos ao redor de todas as principais montanhas do parque nacional. Isso dá em torno de 120 km com mochilas nas costas. Parece um recorde pessoal para mim – mais de uma centena de quilômetros em menos de cinco dias sobre terreno acidentado com muitas subidas e descidas (incluindo uma subida de 800 metros em um ponto – ufa que dureza) .

Nosso percurso pelo parque

Ao redor, como você pode nas fotos – não há nada, exceto uma beleza natural sem fim -se é um dia claro e não os céus nublados habituais e com uma chuva forte caindo. Mas se você tiver sorte com o sol, então é êxtase total. Geleiras, lagos azuis turquesa, riachos e penhascos monumentais. Cachoeiras também …

O cenário é tão absurdamente lindo que às vezes dificulta o movimento ao longo da rota: você está caminhando alegremente junto, então, de repente, você congela, olha ao redor, o queixo cai, e a câmera fica inconscientemente levantada em direção ao olho – ou então alguém sai da trilha batida para se deitar na grama áspera para obter uma foto melhor. Tudo isso adiciona um monte de minutos no dia!

Infelizmente, um dia nós não fomos capazes de ver a impressionantemente enorme extensão de uma montanha, pois toda a cordilheira estava envolta em névoa cinzenta e uma garoa persistente tornou as coisas ainda piores. Bem, esse é o mundo natural. E olhando para o lado positivo, é sempre melhor quando em viagens as partes fascinantes permanecem invisíveis – então há uma boa razão para voltar outro dia…

O que mais? Ah sim, o vento. Ele às vezes fica tão forte que tira você de equilíbrio. O vento é tão feroz e constante que as árvores são muitas vezes estão inclinadas para a direita a partir das raízes!



A caminho de Punta Arenas a Torres del Paine, passamos pela cidade chilena de Puerto Natales. Sua reivindicação à fama, além de ser ao lado do parque nacional, é que nas cavernas nas proximidades foram descobertos os esqueletos fossilizados de preguiças pré-históricas. Há até um monumento de um na cidade.

Devo escrever algumas palavras sobre a oferta de “hotéis” por estas bandas…

A maioria dos albergues onde você pode passar a noite são perfeitamente civilizados – com banheiros, chuveiros , lavatórios (mesmo sem água quente), e uma frigobar cheio de guloseimas, refrigerantes, cerveza, e vinho tinto em caixas de papelão! Mas isso é o mais longe no quesito “luxo”.

De vez em quando você topa com lugares melhores. Portanto, é uma boa idéia de ter o seu passaporte e cartões de crédito com você em uma viagem – para que você possa tomar um banho de banheira, visitar o spa, e ter um jantar adequado com vinho engarrafado!

Bem, eu acho que é tudo. Todas as fotos estão aqui.

Ah – não, espere. Eu quase esqueci algo! Olga Rumyantseva – ela é o melhor guia que existe quando se trata de montanhas e vulcões em terras distantes. Não há muitas pessoas sabem tanto quanto ela sobre vulcões. Assim, para os mais aventureiros, recomendo totalmente entrar em contato com ela!

Tchau por agora! …

LEIA COMENTÁRIOS 1
Comentários 1 Deixe um comentário.

    Renato Rodrigues

    Que lugar magnífico!

Deixe um comentário.