Minha agridoce Coreia

Oi pessoal!

Outra sessão intensa de viagens pelo mundo acabou – finalmente. Estive na estrada por quase dois meses, visitando oito países no total. Foi assim: República Dominicana – Brasil Chile (Patagônia) – Arábia Saudita – Itália – Alemanha – Coreia – China.

A segunda metade da viagem acabou por ser muito difícil – corrida incessante, em oposição ao ritmo mais calmo que normalmente prefiro. Reuniões, palestras e movendo-se de A para B para C… quase sem trégua – por duas semanas inteiras! Eu estava começando a ficar esgotado – quando o entusiasmo e desejo geral para a vida simplesmente desaparece e tudo parece tanto desinteressante ou irritante, ou ambos. Um pouco devido ao jetlag – que, aliás, também vinha crescendo de agudo a crônico… Uma pausa acabou sendo obrigatória. Felizmente para mim – em Hainan – a ilha chinesa a cerca de 30 quilômetros ao sul do continente. Eu tinha cerca de uma semana lá. Oh, eu precisava. E como gostei.



Resumindo este mais recente turnê mundial não vai demorar tanto tempo pois, desde a Patagônia, quase não tive tempo para o turismo. Assim, brevemente…

Tudo começou com um salto intercontinental a partir de Frankfurt para Seul. Entre muitas coisas interessantes relacionadas com o trabalho na Coreia do Sul, uma ocasião importante que devo destacar foi a nossa visita ao nosso novo escritório regional! Nada extravagante (como eu gosto), mas totalmente funcional e superlativamente impecável! Ele não tem muitos funcionários ainda, e mesmo esses poucos estavam no campo, por isso, não fiz tanta “inspeção da guarda”, como queria. A única pessoa que se encontrei foi o gerente do escritório, avesso à fotografias. O que explica a falta de fotos com gente…

Finalmente, em Hainan – no Marriott.

Ufa. Eu me senti um pouco nostálgico no check-in. Estive aqui cinco anos atrás – para uma de nossas conferências com parceiros da APAC, e desde então estive de volta outras vezes. Mas era como se não tivesse me afastado.

Absolutamente nada parecia ter mudado. O sol brilhou com a mesma intensidade, o mar estava à mesma temperatura, os coquetéis tinha o mesmo gosto. A única alteração parece ser que as palmeiras tinha crescido mais. Então, como eu disse, tudo era muito familiar. Mas eu não estava reclamando. A familiaridade gera conforto :).

Os restaurantes de frutos do mar aqui são de outro mundo.

Oh meu Deus!

Eles alinham a costa sob as palmeiras, e você pode se sentar em uma das mesas de espaço aberto ou em uma sala fechada (que amam na China). BYOD também é possível aqui; não “traga o seu próprio dispositivo”, mas “traga seu próprio jantar”! Você acabou de comprar variados itens de frutos do mar no mercado local (se você está com alguém que sabe o que está fazendo) e depois pedir para serem cozidos e servidos em um dos restaurantes. Caranguejos, camarões, peixe desconhecidos, moluscos não identificados, e todos os tipos de outros alimentos marinhos gostosos… Uma palavra: hummmmm…

Tudo isso frito ou cozido no vapor, servido com molhos deliciosos e temperos especiais. O gosto faz você querer… rir e chorar. E então, quando trazem-lhe o cheque por tudo o que cozinharam, assim, os turistas desacostumados podem realmente facilmente começar a chorar… Os preços! Ohhh, esses preços – por tudo isso?! Mas não vou falar sobre isso, agora.

Se você decidir que quer ir para lá não apenas para as praias e comidas, mas também para um passeio informativo – recomendo que você vá para um lugar… eu não sei como definir. Um parque budista de grande beleza natural em uma colina com uma abundância de grandes rochas espalhadas – Dongshan Ling.

Em meia hora você pode caminhar até o topo da colina. Em alguns lugares existem passos, outros túneis, que levam você a passar vários pequenos templos budistas e cerimônias de chá. Altamente recomendado se você tem cinco ou seis horas de sobra: A estrada de Sanya leva cerca de 60 ou 90 minutos (dependendo do quão sensível o motorista é – ou não é), e você precisa de duas ou três horas para passear e pensar sobre o budismo e a natureza. Vale a pena.

Como você pode ver pelas fotos – nós não tivemos sorte com o tempo, mas ainda realmente gostei. Então eu imagino que em um dia ensolarado a experiência seria ainda melhor, e com ainda mais gente visitando.

Tradução via Google? Você sabe o que isso quer dizer?

O resto das fotos estão aqui. Isso é tudo pessoal! Até a próxima…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.