Toda a gala da Guatemala – Parte I

Qual companhia aérea optar para voar de Madrid a Guatemala? Sem escolha: praticamente a única que faz o trajeto direto é a Iberia. E não faria o menor sentido fazer escala nos EUA, não é? 🙂

Então lá fomos nós, direto para a América Central…

O primeiro pedaço de terra do outro lado do Atlântico foi haitiano (eu acho), e em seguida, Jamaica. Ao longo do continente voamos sobre Honduras, e finalmente nosso país de destino – Guatemala.



Nem todo mundo (que vive fora da América Central talvez) é capaz de apontar a Guatemala em um mapa-múndi. Nem todo mundo sabe que é na América Central também – muitos acham que é na do Sul. Mas não, a Guatemala é um país da América Central por excelência – o mais central da América, na verdade.

O país encaixa-se perfeitamente entre Honduras, Salvador, Belize e México. Mais para o sul há também a Nicarágua, Costa Rica, Panamá e, em seguida, Colômbia e Equador.

Voei por aqui um tempo atrás. Infelizmente foi à noite, então não vi nada. Desta vez, as coisas eram diferentes:

Vulcanismo no horizonte. É disso que eu gosto:

Parece com o Monte Fuji!

Acontece que existem 33 vulcões aqui, três dos quais, me disseram que “representam uma ameaça”. Isso faz sentido: esta parte do mundo tem visto muita atividade vulcânica, algumas delas com consequências tristes. Por exemplo, no século XVI o Agua destruiu a primeira capital do país; e em 1965 o Pacaya entrou em erupção violentamente e está em atividade constante desde então.

E agora o Fuego está causando todos os tipos de problema para os moradores. Na primeira noite depois que chegamos houve até um terremoto! Não senti nada pois estava em um sono profundo como compensação pelo jetlag. Não tenho certeza se isso foi uma coisa boa ou ruim…

Fomos para uma caminhada até o Pacaya, enquanto na Guatemala; não até o topo – estava muito fumegante lá -, mas em torno da antiga cratera perto dele. Impressionante – tanto que merece um post próprio. Eu não esperava que houvesse muito a relatar, mas estava errado!

Todas as fotos estão aqui.

Até mais amigos!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.