Explorando a Rússia: Turismo ÷ lockdown × Acelerador = 3 vencedores!

No meio da primavera passada, quando estávamos todos presos em casa, ficou claro que as coisas pareciam obscuras para o mundo e permaneceriam assim por muito tempo. As empresas seriam duramente atingidas, para dizer o mínimo, enquanto o setor de turismo sofreria bastante impacto e muitas empresas não passariam pela crise. Então, na K, fizemos o que sempre fazemos: pense seriamente e encontre uma solução para ajudar as indústrias mais impactadas diante do cenário.

No início de maio, anunciei que o acelerador de turismo “Kaspersky Exploring Russia” havia começado a aceitar solicitações. Mas nunca pensei que receberíamos mais de 500, de 47 países (quase um quarto de todos os países do mundo!) Dos cinco continentes (todos, exceto a Antártica!). Ao analisar todas essas propostas, percebi o potencial da indústria do turismo: tantas ideias, startups e projetos. Não impusemos nenhum tipo de limitação geográfica nas propostas: elas poderiam ter vindo, e de fato vieram de diversas partes do mundo, apenas tiveram que apresentar projetos turísticos que deveriam abordar o potencial do turismo russo ou replicáveis na Rússia. Examinamos todos os aplicativos para escolher as 10 principais ideias e essas 10 foram inseridas no programa acelerador.

E por duas semanas, os 10 projetos participaram de master classes e conferências online. Cada equipe teve uma série de reuniões de densevolvimento com mentores. Os principais profissionais do setor compartilharam suas experiências e conhecimentos com os participantes para construir um negócio de sucesso. Alguns nomes que participaram da mentoria foram Vikas Bhola, diretor regional do Booking.com; Gemma Rubio, fundadora da Define the Fine; Vadim Mamontov, CEO da Russia Discovery; e outros profissionais do setor. Durante essas duas semanas, os participantes finalizaram seus projetos e apresentaram ao júri, inclusive para mim.

Na semana passada, os finalistas fizeram as suas apresentações e responderam às nossas perguntas no último dia do proceso de incubação. Entre os participantes, selecionamos três vencedores, que receberam prêmios de nossos parceiros. Vou contar um pouco sobre cada um deles …

O primeiro lugar foi ocupado pelo 360 Stories, um aplicativo de realidade aumentada com visitas guiadas ao vivo. Eles afirmam que sua missão é “modernizar a experiência tradicional do turismo, promovendo passeios interativos ao vivo usando guias em tempo real”. Com o 360 Stories, as pessoas agora podem visitar remotamente suas cidades e atrações favoritas, inscrevendo-se para uma experiência turística personalizada com um guia local em tempo real.

É digno de nota: o 360 Stories quase acabou perdendo, adormeceu e desapareceu! A apresentação foi feita às 5:30 da manhã, horário local de Nova York. No meio da madrugada, o Sr. 360 Stories adormeceu, apesar de ter colocado o despertador. Por fim, ele acordou e ligou para os organizadores para perguntar por que tinha 20 ligações não atendidas no telefone: “Você ganhou! Onde você está?”

O segundo lugar foi para o projeto russo maps.me, um mapa offline detalhado para viajantes com mais de 140 milhões de downloads em todo o mundo. O serviço combina centenas de guias de viagem e rotas de navegação de mais de 600 cidades. Além disso, ele pode ser usado para procurar pontos turísticos por categoria (por exemplo, cafés e bancos), deixar comentários, compartilhar dicas com amigos ou reservar quartos de hotel no Booking.com diretamente do aplicativo. É um bom serviço para viagens internacionais (também possui um modo offline), assim como é uma ferramenta útil para se deslocar na sua cidade natal. Devo dizer que uso os mapas offline do maps.me quando me encontro em locais com cobertura móvel ou de Internet irregular ou diretamente inexistente (por exemplo, em minhas viagens recentes, pré-lockdowns, à Namíbia e Tasmânia).

Altourism (grande nome!) ficou com o bronze: “um novo conceito para viajar no interior da Rússia”. Um dos principais objetivos do projeto é manter a sustentabilidade de aldeias e pequenas cidades russas, mudando a atitude da população local em relação ao meio ambiente. Também desenvolve a infraestrutura turística no país, apoiando pequenas empresas e chama a atenção para os problemas nas regiões periféricas. O Altourism incentiva sair da zona de conforto, fazer algo com as próprias mãos e ver os resultados imediatamente, conhecer pessoas úteis e amigáveis, envolver-se em algo maior e mais importante e participar de uma ‘desintoxicação digital’ ao sair do lugar comum para uma área onde tudo é possível.

E esses foram os nossos vencedores! Desejo a todos, e também a todos os outros participantes, boa sorte em todos os projetos e aventuras turísticas. Esperamos que, de alguma forma, possam se recuperar depois que essa pandemia passar. Enquanto isso, também estou fazendo o que o aceleradora recomenda: descubra a Rússia! Na verdade, já estou me preparando devagar, mas com segurança, minha viagem de verão a Altai, onde não vou desde 2016 (mais informações, aqui).

Por fim, obrigado a todos os vencedores e participantes, patrocinadores, parceiros, mentores e organizadores. E para todos os possíveis turistas que desejam viajar novamente: desejo uma ótima viagem, não esqueçam da segurança!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.