19 janeiro 2021
MLAD: aprendizado de máquina na detecção de anomalias
Ufa! Ainda bem que acabou. O ano mais horrível conhecido pela maioria de nós – finalmente terminado, acabado, finito. Vamos ter esperança que, como muitas pessoas estão repetindo: ‘2021 será melhor; não pode ser pior, certo ?!
Por uns bons 10 meses do ano passado, praticamente o mundo inteiro ficou em estado de choque permanente. E não me refiro apenas à população mundial; empresas privadas e economias nacionais também foram atingidas de forma incrivelmente dura. Infelizmente, um campo que não foi tão afetado – na verdade, só se beneficiou muito com a pandemia – foi o cibercrime. Pessoas isoladas, trabalhando em casa e passando muito mais tempo online, ou seja, muito mais vítimas potencial de golpes online, prontas para serem hackeadas. Claro, que não apenas os usuários individuais ficaram vulneráveis, como também empresas: com funcionários trabalhando em casa, muitas redes corporativas foram atacadas porque não estavam suficientemente protegidas, pois, na pressa para fazer todos trabalharem remotamente de forma rápida, a segurança não foi priorizada .Resumindo, o status quo digital de todo o mundo também foi fortemente abalado por este vírus infernal.
Como resultado do aumento do cibercrime – em particular o que visa redes corporativas vulneráveis – o setor de cibersegurança está mais ocupado do que nunca. Sim – isso inclui nós! 2020 para nós, como uma Korporação, acabou sendo muito produtivo. Por exemplo, o número de novas versões de nossas soluções lançadas ao longo do ano foi expressivo – especialmente para o setor empresarial.
Também tivemos novas versões em nossa linha de soluções de cibersegurança industrial, uma das quais é sobre o que quero falar hoje – uma teKnologia conhecida como MLAD. Não deve ser confundido com site de videos engraçados online, ou MLAD que é abreviação de Dose Analgésica Local Mínima, ou a abreviação de Artéria Descendente Anterior Médio Esquerda, nosso MLAD é a abreviação de Machine Learning for Anomaly Detection, ou em português, Aprendizado de Máquina para a Detecção de Anomalias.
Se você é um leitor frequente de nossos blogs, deve se lembrar de algo sobre essa nossa tecnologia. Talvez não. De qualquer forma – aqui está um lembrete…
Nosso MLAD é um sistema que usa aprendizado de máquina para analisar dados de telemetria de instalações industriais para localizar anomalias, ataques ou quebras.
Digamos que você tenha uma fábrica com milhares de sensores instalados – alguns medindo pressão, alguns temperatura, outros – todo o resto. Cada sensor gera um fluxo constante de informações. Um funcionário manter o controle de todos esses fluxos é praticamente impossível, mas para as tecnologias baseadas em aprendizado de máquina – é um passeio no parque. Tendo treinado preliminarmente uma rede neuro, o MLAD pode, com base em correlações diretas ou indiretas, detectar que algo está errado em uma determinada seção da fábrica. Ao fazer isso, danos de milhões, ou mais, de dólares causados por incidentes potenciais, não cortados pela raiz, podem ser evitados.
Ok – essa é a ideia geral do que o MLAD faz. Deixe-me tentar relacionar a escala granular da análise que o MLAD realiza usando uma metáfora médica…
Leia em:MLAD: aprendizado de máquina na detecção de anomalias