26 fevereiro 2014
Brasília, a incrível capital sem congestionamentos
Olá gente!
Como vocês devem ter adivinhado, escrevo isso na capital do Brasil – a próxima potência sul-americana com sua economia florescente. É uma cidade de 2,6 milhões de pessoas, mas não há congestionamento aqui. Você encontra isso em algumas capitais de países grandes, só não com frequência. Mas aqui está um plus em relação a essas capitais visitadas por mim – Brasília, a capital da república de futebol, cachaça, samba e carnavais…
Não acreditou em mim?
Claro, existem alguns carros em fila, como nos semáforos, mas as coisas em geral andam – durante o dia um pouco mais lento, à noite e nos fins de semana muito mais rápido. O que é mais do que eu posso dizer sobre a maioria das capitais.
Então o que aconteceu? Como é que essa capital é tão sem vida e relativamente tranquilo nas ruas? Bem, em 1960, o então presidente decidiu mudar a capital do densamente povoada Rio de Janeiro (população de hoje: 12 milhões) para a região mais regional e politicamente neutra, no centro do país – a Sibéria do Brasil, por assim dizer . E aqui uma nova cidade foi construída a partir do zero, e batizada de Brasília.
Como a cidade foi construída no meio nada, foi bem planejada em termos de um layout lógico e conveniente. Do alto, ela curiosamente se assemelha à fuselagem e asas de um avião. No chão, ruas realmente largas, cruzamentos complexos, e montes de ônibus indo e vindo (outra razão para poucos engarrafamentos? :). E um monte de grandes gramados e avenidas. Ao contrário da maioria das capitais, prédios economizando espaço são praticamente inexistentes.
Parece uma Vila Olímpica
Outro plus: Há um belo lago, e a paisagem ao redor é muito agradável aos olhos.
Agora, alguns pontos negativos: Como já mencionei, a cidade foi bem planejada. No entanto, foi construída na década de 60 – com toda a arquitetura da época. Caixas de concreto – sim; quadrados e retângulos – sim; bizarras idéias experimentais que terminaram no lixo da história – sim; prédios blocados quase soviéticos – sim. No entanto, conforme também mencionado, há uma abundância de bons gramados por toda parte, o que meio que compensa as coisas.
Parece Cuba…
E outra coisa. Não há Internet aqui! Quero dizer, realmente não. Mesmo que você pague bem. No papel, tudo bem, mas não funciona! Os moradores parecem conformados. Como pode!?
Ah sim… Além disso, no hotel Royal Tulip “cinco estrelas” eu não tinha água quente! Felizmente sou russo, por isso não foi o fim do mundo (para quem não sabe, tradicionalmente na Rússia, a água quente é desligada em cada edifício por até um mês no verão a cada ano).
É claro que há crime no centro do Brasil…A capital tem seu quinhão de bairros pobres, com os delitos que os acompanham. Você ouve algumas histórias horríveis sobre turistas tendo suas câmeras levadas no meio do dia, e há uma taxa de homicídios incrivelmente alta e criminalidade entre as crianças. Tudo bastante preocupante…
Mas vamos voltar para algo mais positivo:
A embaixada russa realmente é uma coisa, toda a glória imperial e magnificência. Do lado de fora parece normal, mas por dentro é incrível. Especialmente esplêndida é o enorme salão principal: muito mármore, e nas paredes há um Tsereteli . Tsharming 🙂
O O O único problema com esta grandiosidade é que foi construída há cerca de 40 anos, e … bem, está na cara. Está ficando um pouco gasto, para dizer o mínimo. Por exemplo, o piso parquet é gasto e está ficando um pouco distorcido e desigual. Depois, há os lustres com cara de 1970. Mas eles dizem que simplesmente não há orçamento disponível para uma boa reforma.
O que mais? Enquanto no aeroporto de São Paulo – a caminho de Brasília , ficamos surpresos ao saber sobre algumas companhias aéreas que voam agora diretamente para o Brasil, como Air China e Korean Air. (Os japoneses também vinham, mas pararam os vôos em 2008 devido à crise financeira mundial) Sim, isso significa que é agora novamente possível voar da Ásia para a América Latina, sem uma conexão nos EUA ou México. Viva! Por que tão contente? Porque a maioria dos aeroportos nos EUA, mais os Aeropuertos da capital mexicana, são um pesadelo, devido às várias horas que você precisa esperar pelo controle de passaporte. Não, obrigado.
Um curioso inclusão em cima da tableau foi Ethiopian Airlines. Eles voam para o Brasil ! Bravo! Portanto, agora você pode voar para o País via Addis Abeba. Vou tentar da próxima vez … ficar algumas noites, ver a cidade. Mini-missão!
Caminho alternativo para o Brasil: via Etiópia
Por fim , de volta ao tópico de capitais , sem engarrafamentos, eu só tenho que mencionar as semelhanças com Canberra e Tóquio. A primeira, como Brasília, foi uma cidade planejada construída a partir do zero. Também está em terreno plano, é relativamente pequena, e também tem praticamente nada a oferecer de muito interesse além de edifícios governamentais. E muitas estradas vazias.
Tóquio também tem muito poucos veículos nas ruas, mas por diferentes razões: Primeiro, o estacionamento na cidade é pago há muito tempo; em segundo lugar, construíram um metrô incrível – o mais movimentado do mundo.
Todas as fotos de nossa viagem do Brasil estão aqui.
Tchau!