18 dezembro 2019
Querido, Papai Noel: Eu gostaria de um sandbox, por favor
Olá pessoal, ou eu deveria dizer – ho ho holá, pessoal? Alguns disseram que existe uma ligeira semelhança… mas eu já discordo!
Claro, Natal e Ano Novo estão chegando. Crianças escreveram suas cartas para o Papai Noel com seus pedidos, afirmando que foram bons meninos e boas meninas, e a Rudolph & Co está prestes a fazer sua parte no milagre logístico que acontece por uma noite em todo fim de ano. Mas não são apenas os presentes das crianças de sempre que o Papai Noel e suas renas entregarão este ano. Eles também distribuirão algo que há muito tempo é pedido: uma nova solução para combater ataques cibernéticos avançados – o Kaspersky Sandbox! Vou contar um pouco sobre essa história para vocês.
Basicamente, trata-se de emulação. Você conhece emulação, certo? Eu a descrevi algumas vezes aqui no blog antes, a última vez foi no começo deste ano. Mas, só pra garantir: emulação é um método que incentiva as ameaças a se revelarem: um arquivo é executado em um ambiente virtual que imita um computador real. O comportamento do arquivo suspeito é estudado em uma “sandbox” com um magnífico vidro de proteção. Ao melhor estilo Sherlock Holmes, e ao encontrar ações incomuns (= perigosas) o objeto é isolado para que não cause danos e possa ser analisado mais de perto.
Leia em:Querido, Papai Noel: Eu gostaria de um sandbox, por favor