4 dezembro 2019
Bonjour, Monsieur President!
Oi, pessoal.
Estive em Paris há algumas semanas, e apesar do frio, da chuva e do vento, a acolhida recebida foi a mais calorosa possível.
https://www.instagram.com/p/B4w0CzfgVYo/
O que estávamos fazendo lá? Participando do Paris Peace Forum, o evento anual com representantes de governos, empresas e outras organizações se reúnem para debater e descobrir formas de tornar o mundo melhor. E um dos tópicos mais quentes debatidos, claro, foi a cibersegurança – e por isso, recebemos um convite bastante entusiasmado. E como nós apoiamos todo o tipo de inciativa pelo mundo que defenda a cooperação internacional, a fim de criar um mundo digital seguro contra todas as ciberameaças, enviamos nossa resposta praticamente tout de suíte (em francês, imediatamente).
Foi um fórum excelente. Sabe por quê?
Primeiramente: os participantes. Algumas dezenas de chefes de estado, ministros e chefões de corporações multinacionais. Eu até apertei as mãos do Monsieur Macron! Além disso, tive aproximadamente uma dezena de reuniões/entrevistas/apresentações/coletivas de imprensa. Sim, foi cansativo, mas igualmente produtivo e agradável.
Em segundo lugar: o local – La Grande Halle de La Villette – foi simplesmente incrível. O centro cultural que ganhou vida como um… matadouro!
E apesar de um passado tão… utilitário, hoje é uma impressionante, linda e grande construção. Alias, é bem velha também, construída há cerca de 150 anos.
Here’s the forum itself. It’s here the main speeches and discussions take place. I gave a presentation too. Aqui era o Fórum em si. É onde os principais discursos e participações acontecem, minha apresentação também foi lá.
Também – mini exposição com vários temas bons, saudáveis e adequados…
Por exemplo, houve uma fala do ministro chinês da Ecologia e Desenvolvimento, cujos representantes responderam a uma pergunta minha de maneira mais satisfatória: ‘Quantas árvores serão plantadas na China?’ Resposta: ‘Existe um programa especial para esse fim – e são planejados o plantio de cerca de 500 milhões de árvores’ (!). Também posso acreditar: durante nossa recente viagem tibetana, fiquei impressionado com a escala do plantio de árvores em todos os lugares…
Fizemos outra fala aqui:
E é tudo por hoje, pessoal, diretamente de Paris. É hora de voltar à estrada.
P.S.: Rápida atualização da lista de chefes de estado que conheci pessoalmente. Vamos lá!
- Azerbaijão: Ilham Aliyev.
2-3. Armênia: SSargsyan, Sarkisyan;
- Vaticano: Papa Francisco.
- Gabão: Ali Bongo Ondimba.
- Alemania: Angela Merkel.
- Cuba: Miguel Díaz-Canel.
- Lituania: Valdas Adamkus.
- Mônaco: Alberto II
- -11 Rússia: Dmitry Medvedev, Vladimir Putin.
- Ruanda: Paul Kagame.
- Seychelles: Danny Faure.
- Singapura: Lee Kuan Yew.
- França: Emmanuel Macron.
Tenho fotos de (quase) todos!