Star City

Olá!

Aqui estamos de novo. Setembro. As férias acabaram e estamos de volta ao trabalho. Para mim, isso significa estar de volta à estrada, ou melhor, ao avião. Nesta temporada, vou continuar com minha rotina de andarilho, mas o itinerário inclui alguns países e eventos novos. Muito bom, teremos novidades aqui! A programação precisa ser realmente flexível, pois, como a experiência tantas vezes mostrou, os planos mudam muito rápido. Neste ano, talvez eu chegue mesmo a quebrar meu recorde – um tanto duvidoso – de 100 voos em um ano. Neste ano, já marquei 59… (mas tenho cautela na contagem, por via das dúvidas).

Entre Kamchatka e o próximo tour eletrizante, eu queria mesmo era ficar quietinho em Moscou, saber exatamente onde estou, me enturmar de novo, pôr os pés no chão e voltar a me familiarizar com a casa e a cidade onde eu, pelo menos no papel, moro. Percebi essa necessidade quando comecei a esquecer qual é o interruptor da cozinha e qual é o da sala! Então, hoje, uma história e imagens de uma viagem a um lugar realmente interessante na região de Moscou: o Yuri Gagarin Cosmonaut Training Center, em Star City. Este lugar é, de fato, impressionante – recomendo entusiasticamente uma visita. Pode-se marcar uma excursão de um dia, na qual eles mostram e informam tudo e até deixam você experimentar e entrar nas naves espaciais nas quais eles treinam os astronautas (que aparecem na sala, andando para lá e para cá, para o delírio dos excursionistas).

Você pode subir e entrar na cápsula de reentrada da Soyuz, na qual os astronautas voltam à Terra. Os guias entram em todo tipo de detalhe sobre missões espaciais e a aterrissagem de volta à Terra, sobre casos específicos e por aí vai… Não vou repetir tudo aqui. Melhor vocês verem e ouvirem tudo ao vivo.



Uma réplica exata (na verdade, o segundo modelo produzido) da estação espacial Mir, por dentro e por fora. Aqui você verifica as coisas que fazem parte do dia a dia dos astronautas – mesa de jantar, armários, quartos de dormir, banheiro, roupas e todo tipo de dispositivos e engenhocas inesperadas como, por exemplo, calças especiais,  que compensam a menor pressão sanguínea nas pernas. O corpo humano é construído de tal maneira que o sangue nas pernas flui com menos pressão, enquanto o fluxo sanguíneo na cabeça tem maior pressão – porque o corpo humano foi criado para funcionar onde há uma grande força da gravidade. No espaço, naturalmente, esse sistema altamente especializado de compensação simplesmente não funciona! Então: calças especiais! Consequentemente, os homens do espaço em órbita frequentemente parecem ter os rostos mais gordos justamente por este motivo!

Há também uma centrífuga de massa que eles afirmam ser uma das maiores do mundo eque pesa 300 toneladas! Não me lembro exatamente a quantidade de suco que ela devora e o seu rpm – pesquisei rapidamente, mas não achei… Mas lembro-me de que o nível da força de gravidade pode chegar a 30G! Qualquer organismo vivo vira geleia nessa rotação. Ai! Eles usam 30G só para testar o equipamento espacial, segundo fui informado.

E nenhuma instalação de testes espaciais mereceria ser chamada dessa forma sem ter uma piscina – uma instalação de treinamento em ambiente sem peso. A água é ultralimpa – invisível mesmo. Você só a vê pelo reflexo dos mecanismos acima da água.

E há também o planetário… Mas, que pena, nosso tempo acabou. Entretanto, consegui entrar em uma discussão sobre as características do universo e da nossa galáxia com o diretor do planetário. Eu estava formulando hipóteses de modo tão convincente que ele quase acreditou :). Os números que ele me apresentava eram realmente galácticos. Por exemplo, o diâmetro da Via Láctea (a nossa galáxia!) é de aproximadamente 100.000 anos-luz!

Quer conhecer todas essas coisas novas e interessantes? Marque uma excursão. E não se esqueça de levar as crianças – elas vão adorar. Talvez fiquem até inspiradas e queiram ser astronautas quando crescerem! Sonhar alto, é o que eu sempre digo :).

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.