Kamchatka-2012: Peixes, não “phishes”!

Dias 20-22 (6-8). Rafting.

Kamchatka é pouquíssimo conhecido como destino para a prática de rafting: nenhum dos seus rios é muito extenso – no máximo, três ou quatro dias de descida, nada além. Cachoeiras tranquilas, ondas calminhas. Quase todos os rios que conheço nesta região são assim, tranquilos! Sendo assim, o rafting em Kamchatka só é recomendável como complemento a outras atividades, como relaxamento,  uma pausa nos remédios, ou, claro, para se encher de peixe!



Um antigo ditado russo diz que: “Quando se come, não se ouve nem se fala.” Aqui vão alguns adendos:

“Quando se bebe, fica-se mais comunicativo!”
“Ficou mudo? É compreensível – a boca está cheia. Mas o quanto é preciso para que alguém se empanturre a ponto de fechar os ouvidos?!”

Ah, e como nos empanturramos! Como entrada, caldo de peixe. O prato principal – adivinhou – peixe! E a sobremesa… Peixe! Tudo regado a… Caldo de peixe! Brincadeira. A bebida foi kompot. Os peixes vinham aos montes, em diferentes tipos e quantidades. E, falando em peixes, a parte boa é que eles não engordam e são cheios de proteína para ganhar músculos – então, ninguém recusou as muitas porções extras :).

Dois dias antes da partida, uma última investida para tentar a conquista do vulcão Gorely. Nós chegamos ao pico, mas, quando isso aconteceu, ele estava completamente coberto por uma nuvem densa e não conseguimos ver praticamente nada. Não que houvesse muito para ver. Ele emitia gás quente há mais de dois anos e os lagos multicoloridos existentes em sua cratera já estavam  bastante rasos. O lago azul perdeu a cor; o verde não, mas estava espalhado pelas entranhas da cratera. Que pena! Toda essa beleza vulcânica está com os dias contados. Mas, ao mesmo tempo, sempre está aparecendo algo novo.

Na véspera da volta, seguindo a tradição, fomos ao mercado à beira-mar comprar mais algumas variedades de frutos-do-mar de última hora – e nos despedir de Kamchatka.

Isso é tudo! A viagem terminou. Estou de volta a minha  casa e… Ao trabalho (novinho em folha)!

Posts anteriores:

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.