19 novembro 2012
Fórmula EUA
Olá!
Ainda nas estradas da América… com um episódio ainda mais divertido. Dessa vez, voaremos de Nova York e seguiremos para a capital do Texas. Houston? Não. Dallas? Não. Austin? Sim! Por quê? Para ver a Fórmula 1 conquistar a América, é claro!
Até agora, nosso tour pelos EUA passou por lugares como: LA – Arizona – Chicago – Louisville – Miami – Boston – Nova York. E agora estamos de volta ao ensolarado sul, dando uma olhada na F1. A competição fez tentativas repetidas no passado de funcionar nos EUA, assim como faz em grande parte dos outros países do mundo, mas nunca com êxito – assim como o futebol também nunca decolou completamente aqui. Porém, a F1 realmente deseja conquistar a Terra Incógnita – de modo tão bem-sucedido quanto, vejamos, o uísque escocês, o vinho francês e a vodca Stolitchnaia! Acho que escolhi o Texas por ser um local ambicioso – desde, claro, que você “não mexa com o Texas” – mas, se eles se derem bem aqui, a América será conquistada!
Hoje foi apenas um treino de qualificação. E isso atraiu, inesperadamente, um grande público. Temos receio de como será amanhã, afinal, Austin é apenas uma cidade pequena e amanhã se tornará o epicentro do mundo dos esportes a motor – uma festa que espera atrair multidões de fãs para as ruas, além de bares, restaurantes e hotéis.
Fato curioso: o Hilton daqui estava reservando quartos no mínimo para quatro dias, mesmo que você estivesse planejando ficar apenas uma, duas ou três noites. Sim, essa é a F1 no estilo capitalista dos EUA 🙂
Embora estejamos torcendo para o sucesso da corrida de F1 no domingo, tenho que admitir que há muitas nuances aqui.
Primeiro, a pista é novíssima, ainda está estalando de nova, mas é um pouco pequena para a América – a terra onde tudo é GRANDE (porções, carros, economia…). Meus amigos e colegas americanos terão que me perdoar, mas… a pista de Austin é como uma réplica da mais nova pista de corrida da China! Naturalmente, a pista de Xangai (dê uma olhada nas fotos – particularmente o paddock) realmente venceria em algumas categorias, pois é LOUCAMENTE moderna, ENORME e totalmente acima da média (cheia de parques, não estou brincando). Enquanto esse é o paddock em Austin:
Segunda nuance: algo incomum e incompreensível! Logo após o grid de largada, a pista sobe e não muito depois disso faz uma curva aguda para a esquerda e depois desce novamente! Veja você mesmo:
Porsches? Deve ser um engano. Tragam as Ferraris!
Por quê??! É apenas estranho e sem precedentes, eu acho. Eles fizeram isso especialmente? Uma pausa para reflexão… uma pausa para “ligar para um amigo”… e a resposta certa… não faço a menor ideia! Perguntei a vários especialistas, mas ninguém conseguiu me responder. A resposta certa provavelmente são as câmeras de TV instaladas acima. Então, quer dizer que toda a configuração do grid de largada foi definida apenas para assegurar que as câmeras tenham o melhor ângulo? Caramba. Isso está errado.
Outro ponto um pouco incomum, mas não necessariamente errado: há uma bizarra torre em forma de água [G1] sobre a colina mencionada perto do grid de largada. Ela é para os espectadores mais ricos, segundo nos disseram (eu não consigo nem imaginar quanto custa um lugar lá). Mas a forma – o que poderia significar? Talvez represente planos para a economia dos EUA? Essa é uma Torre de Babel moderna se estendendo para o céu? Ou apenas mais arte moderna como em Louisville? Quem sabe? O que eu sei é que estamos aqui por um motivo – amanhã é dia de adrenalina – o único esporte mundial que tem o nome de Fórmula Um!
Espero que haja um elevador:)
Passamos pelo paddock da Ferrari para uma visitinha e desejar boa sorte ao principal personagem da corrida de amanhã:
“Então é isso – a pista vai para cima, assim; enquanto o suporte de câmera fica acima, assim! O quê…?!!”
Então, Fernando, onde fica a buzina?
Depois de muita diversão com os meninos da Ferrari, nos retiramos, nos preparando para o colapso nos transportes do dia seguinte: cerca de 200 mil espectadores são esperados, mas as rodovias aqui não nos pareceram grandes o suficiente para acomodá-los – e o mesmo valeu para os estacionamentos. Bem, veremos amanhã. De qualquer forma, vamos apoiar, torcer, ficar surdos e participar da diversão ao felicitar os vencedores!
E agora algumas fotos:
Ferrari Cyber Lab
O restante das fotos está aqui.