Impressoras 3D em uma Bavaria molhada

Hallo ihr alle!

Londres estava seca e ensolarada, mas ali perto uma parte da Europa Central estava sendo completamente lavada por uma chuva forte e insistente. E esta parte incluia a Bavaria: céus cinzentos e uma chuva aparentemente sem fim, nada parecido com o que geralmente se espera do verão europeu.

Este foi o cenário da Conferência de 24 horas – organizada anualmente pela empresa alemã Telekom -, em um castelo antigo e elegante na Alemanha, perto de Munique. É uma reunião entre um grupo bem heterogêneo de executivos de diferentes países, representando vários setores, para discutir os temas mais efervescentes do momento e dividir ideias para um futuro melhor, durante o dia inteiro. Bacana ;).

Munich_Germany_24_hours_conference1

Claro que me colocaram na sala com a palavra “Segurança” em letras garrafais na porta. Mas enquanto procurava esse local, passei por outras com temas interessantes. Um dos mais intrigantes era “Impressoras 3-D”. Enfiei minha cabeça na sala e eis que ali estava uma impressora 3-D!

Basicamente é uma estrutura em forma de cubo dentro do qual uma mangueira se move e emite um fluxo de plástico líquido que se acumula lentamente formando… Qualquer coisa (contanto que seja uma pequena peça). Você pode ver alguns objetos ‘impressos’ nas fotos:

Munich_Germany_24_hours_conference_3d_printer1

Munich_Germany_24_hours_conference_3d_printer2

Mas antes de ficar animado, deixe-me dizer que o processo é realmente lento, a qualidade terrível e a utilidade dos objetos impressos é duvidável. Claro, os desenvolvedores disseram que o projeto ainda está nas primeira etapas e que avançará, sendo otimizado e refinado no futuro. Também garantem que em breve a máquina será capaz de imprimir absolutamente qualquer coisa. O que esse “qualquer” significa foi amplamente discutido nesta sala (embora ideias de todo tipo já sejam abundantes na Internet).

Mas eu estava mais interessado em outra coisa. Que indústria desaparecerá com a chegada da impressão 3D de qualidade?      Será apenas uma questão de tempo. Afinal os livros de história relatam como novas tecnologias eliminaram serviços manufaturados ao ponto de que países inteiros fossem atingidos, assim como a trajetória da civilização moderna (e das religiões) 😉 Então o que as impressoras 3D matarão primeiro?

Bom, a primeira coisa que me vem à cabeça é a indústria de brinquedos, já que os os itens 3D que vi eram quase inúteis – exceto como brinquedos. Baixando um modelo da Internet, customizando como quiser e programando a impressora, em poucas horas você imprimirá o brinquedo predileto de seu filho… é, isso funcionaria. Se eu fosse Lego estaria realmente preocupado (e leria a história da Enciclopédia Britânica também).

O que mais as impressoras 3-D extinguirão?

Docerias (falamos em alimentos 3D)? O mercado negro de armas de fogo? Acho que teremos que esperar para ver…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.