Santorini: Uma civilização ancestral e um vulcão adormecido

Olá pessoal!

O destino quis que eu passasse alguns dias numa ilha de Santorini, um dos lugares mais exóticos do planeta, e portanto garantido na minha lista de lugares cuja visita é obrigatória.

Para quem estiver lendo sobre Santorini pela primeira vez, é uma ilha grega no mar Egeu, 100 quilômetros ao norte de Creta e a uns 200km de Atenas, aqui!

Por ser minha terceira vez na ilha, já sei algumas coisas a respeito do lugar, e todas são fascinantes… Então darei uma introdução histórica por aqui, assim você não precisa pular de site em site sem conseguir informações concretas…

Começaremos com o básico: Santorini é uma ilha vulcânica. Mais precisamente, o que sobrou de uma caldeira vulcânica depois de a montanha ter entrado em erupção por anos, junto a um vulcão mais novo e menor que surgiu do mar lentamente e agora preenche a caldeira no centro do arquipélago. As paredes da cratera são incrivelmente altas, com quase 300 metros de altura, feitas de rochas vulcânicas, negras, cinzas, brancas e vermelhas. O resultado é uma beleza surreal, de outro planeta. Uma topografia única.

Também existem praias multicoloridas, distantes da civilização (você precisa pegar uma moto, um carro ou um triciclo para chegar até elas) e outras rochosas (as quais se chega em barco ou a pé). Sem falar da deliciosa comida grega (peixe fresco, montanhas de vegetais, tzatziki) mas se quiser um bife é melhor esperar chegar na ilha principal, Metaxa… Resumindo, um paraíso mediterrâneo. 🙂

santorini4

santorini5

santorini6

santorini1

Você pode chegar de uma ilha a outra em uma hora, mesmo contando com com um pequeno engarrafamento de motos na capital Fira. Os melhores hotéis estão próximos ao pico, a alguns quilômetros da capital. Eu disse hotéis… na verdade eles são mais como colméias. Basicamente são casulos que se elevam nas laterais da montanha a uma inclinação de 45 graus, todos brancos e puros, um em cima do outro – o teto de um serve de varanda para outro. Os pisos são divididos por diminutas escadas em formas de serpetinas que se espalham por todos os lados, um topografia de escadarias que nos fazem lembrar das cicatrizes de Dumbledore!

Nas varandas dos quartos destes hotéis diagonais você pode apreciar a vista panorâmica do arquipélago e magníficos pores do sol.

Na verdade, o anoitecer aqui é tão lindo que é usado como jogada de marketing para enganar turistas ingênuos …  “As melhores vistas do entardecer são as de barcos em alto mar” – visitantes desavisados desembolsam fortunas em tickets de embarcações para acompanhar espetáculos menos privilegiados do que os que teriam nas varandas de seus hotéis.Lembre-se disso quando estiver aqui, e não seja enganado!

Não é só o pôr do sol que merece ser assistido, ver o arquipélago escurecer lentamente também vale a pena. Há um agradável restaurante no topo do penhasco, que é o local perfeito para ver tudo isso!

santorini2

Além de ser um local  impressionante, atualmente Santorini também representa um “pesadelo histórico”. O local abriga o Akrotiri, antigo porto da cidade que atualmente está parcialmente soterrado. Os guias turísticos dizem que há três camadas de civilização lá embaixo, as mais antigas de aproximadamente 5000 anos de idade. A camada mais superficial conta com restos de uma cidade que morreu em 1500-1600 aC, um lugar realmente único: cuidadosamente projetado, com sobrados de dois ou três andares, sistemas de esgoto, e abastecimento de água! Tudo feito há 3 500 anos! Sim, você leu certo: muito antes de Roma Antiga e Grécia Antiga – durante o período do Antigo Egito!

 

santorini-acrotiri1

santorini-acrotiri2

santorini-acrotiri3

Tenho certeza que o guia também disse algo sobre ‘água quente’ … mas não entendi direito. Vulcões e fontes de água quente têm tudo a ver!

 

santorini-acrotiri4

Entre as ruínas foram encontrados restos de mobília antiga, ânforas e frascos.

Uma antiga e poderosa civilização viveu aqui. Era Atlântida, a lendária cidade-estado destruída por uma erupção catastrófica e um tsunami? Curiosamente, não foram encontrados restos humanos nas ruínas, indicando que a ilha provavelmente balançou muito antes da erupção principal e os moradores tiveram tempo para entrar em barcos e dar o fora. Infelizmente, seus esforços foram em vão – ninguém se salvou. O tsunami causado pelo terremoto mandou os barcos e toda a população do litoral do Mar Egeu para bem longe.

O único resquício de vida encontrado nas camadas espessas de turfa foram pérolas e um leitão mumificado (“ele escolheu a liberdade”, alguém brincou). É uma vergonha que as escavações tenham sido descontinuadas e que o orçamento para elas também tenha desaparecido. Este lugar é único, com raridades a ser descobertas. Ele precisa ser investigado mais a fundo!

Mais de fotos de D.Z. …:

santorini7

santorini8

santorini9

santorini10

santorini11

santorini12

santorini13

santorini14

santorini15

santorini16

santorini

                                                  Uma bahia de Robin Hood grega 🙂

santorini18

santorini19

santorini20

santorini21

santorini22

santorini23

santorini24

santorini25

santorini26

O resto das fotos pode ser visto aqui.

Isso é tudo de Santorini pessoal! Yassou!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.