1 setembro 2013
Lembranças de Praga
Olá pessoal!
Era uma vez, há muito, muito tempo (em 1998, para ser preciso) quando alguns companheiros e eu decidimos dar um tempo no agito de Moscou por um tempo em um lugar tranquilo. Precisávamos ficar longe de tudo e voltar ao básico – para discutir e bater o martelo sobre planos para o futuro de nossas tecnologias antivírus.
Então é isso que fizemos …
Em primeiro lugar, era necessário achar um local bacana. Queríamos um lugar suficientemente confortável (não um hostel com um banheiro por andar ou algo assim) , mas nada mais. Também precisávamos de uma sala de conferências para seis pessoas. Basicamente, precisava ser razoavelmente econômico, pois naquela época não tínhamos dinheiro sobrando, para dizer o mínimo.
Procuramos na região de Moscou, sem sucesso. Então olhamos mais longe. Finalmente, decidimos que o local mais adequado – e não muito distante de Moscou – foi a capital da República Checa.
A viagem acabou por ser um verdadeiro sucesso, fizemos exatamente o que tínhamos planejado – e mais! Foi em Praga, onde desenvolvemos nosso motor de antivírus (que chamamos de ‘Praga’), que mais tarde se tornou o protótipo para a arquitetura de praticamente todos os nossos produtos. E, como muitos de vocês já sabem, a coisa fundamental em qualquer produto de software complexo é uma boa arquitetura. Se desde o início ela não é a certa, os produtos a partir dali simplesmente não darão certo – não importa o orçamento ou a experiência da equipe por trás deles.
Então, obrigado Praga! Baseado no que criamos em 1998, decolamos em meados da década de 2000 (sim, a paciência é uma virtude :). Tanto em termos de variedade de produtos e características técnicas começamos a competir entre os peixes grandes. Então, adicionando mais e melhor cooperação com parceiros e revendedores, ficamos mais fortes – primeiro na Europa, então EUA, Ásia…o mundo! Em 2006, éramos a 10a empresa de antivírus do mundo, em 2009, a número 4, e hoje nós estamos na cola da atual número 3, com pensamento fixo em ultrapassá-la completamente (em produtos domésticos já conseguimos!).
Descovrimos que Praga é um lugar ideal não apenas para o brainstorming de novos paradigmas, também é ideal para… praticamente tudo. Beber cerveja checa incluído, naturalmente :).
O que me traz de uma forma indireta para este ano. Quinze anos depois de nossa viagem seminal aqui , outro evento ocorreu recentemente aqui – um evento de brainstorming muito similar. Cerca de uma centena de colaboradores -chave, especialistas em antivírus, desenvolvedores de negócios e especialistas em marketing convergiram para a segunda Innovation Summit, para aplicar a massa cinzenta para as questões tecnológicas mais quentes do dia.
Exemplos: Como podemos lutar corretamente contra novos malware? Como os produtos podem ser melhorados? O que mais pode ser visto no horizonte de produtos/tecnologias?
Cinco dias de isolamento trabalhando exclusivamente com essas questões deram origem a muitas idéia interessantes, por exemplo, proteger caixas eletrônicos (já que eles também sofrem com vírus!), evitar ataques direcionados, gerenciamento de incidentes em redes corporativas, como desenvolver ainda mais nossas soluções MDM e de VDI, novos conceitos inovadores para o licenciamento e operação conjunta dos produtos, e muito mais…
Todos saíram de Praga tanto perplexos quanto inspirados. Na verdade, foi um fascinante encontro de mentes afinadas com tecnologia.