Cortando leite na casa dos Yakut

Privyet!

Yakutia (casa do povo Yakut), ou, oficialmente, Sakha (casa do povo Sakha) tem muito orgulho de suas dimensões generosas – gosta de comparar-se com alguns países europeus, sendo um dos favoritos a França: Na Wikipedia (em russo, pelo menos) é dito que a Yakutia é “cinco vezes maior que a França”. (Por que não a Espanha, Turquia ou Ucrânia? ) Há muitas outras comparações pela Internet também, comparando a Yakutia com os mares Mediterrâneo e Negro juntos.

De qualquer forma, não importa como você a meça, não pode haver nenhuma dúvida que o que temos aqui é um território imenso. De fato, é a maior entidade subnacional em termos de área – ela estende por três fusos horários !

Mas eu acho que para fazer justiça ela precisa ser comparada com outras coisas grandes, não muito menores. Então, aqui vamos nós…

Com um território de cerca de três milhões de quilômetros quadrados (mas uma população de pouco menos de um milhão , ou seja, três KM2 por pessoa ), com qual outro território imenso a Yakutia pode ser comparada?

Primeiro, Austrália. A Yakutia é apenas duas vezes e meia menor do que a terra dos cangurus, apesar de ter 20 vezes menos população. Mas isso faz sentido, por que lá embaixo eles não têm que sofrer os intensos invernos Yakutia.

Próximo passo: Canadá. A Yakutia é apenas três vezes menor do que este país, consideradas todas as suas ilhas. No entanto, a maior parte do Canadá é muito mais ao sul – por isso, 35 vezes mais pessoas vivem lá.

Next: China. Este país também é três vezes maior do que Yakutia, enquanto a população… hmmm, melhor não entrar nessa. Não é o melhor exemplo…

Sobre a renda per capita – a Yakutia está perto de Tailândia, Cuba e Peru (individualmente ), enquanto é apenas 1/4 de Austrália e Canadá, e um pouco mais do que a China.

A Yakutia pode orgulhar-se não só de um território enorme, mas também de diamantes, é muito fria na região do permafrost, e exibe invernos terrivelmente frios – particularmente em Oymyakon. Há também a estrada de Kolyma (onde Ewan McGregor e Charley Boorman passaram de moto em sua viagem de motocicleta em volta do mundo em 2004), o rio Lena, e – por último e principalmente – os Pilares de Lena – para onde estávamos indo. Aqui estão as fotos:

Aqui o rio está azul…

...mas agora está marrom!

Como muitos turistas que vêm aqui, eu me perguntava de onde o nome de Lena (tanto o rio quanto os pilares ) vem. A forma abreviada/amigável do russo nome feminino Elena…não se encaixa…Acontece que ele deriva de uma velha palavra Even – “Elyu-En” – que significa “grande rio” . Título perfeito . Pois este é um rio realmente muito grande.

É possível subir até o topo dos pilares, o que nós fizemos, é claro. Não é tão difícil – cerca de 200 metros acima (com largura de 3km):

Parabéns por chegar ao topo!

Logo descobrimos que há formações de pedra semelhantes (embora não tão altas) ao longo de alguns dos pequenos rios que correm para o Lena (passamos pelo Sinyaya e Buotama):

Camuflado, nosso transporte para os Pilares

Inesperadamente, o tempo enquanto estávamos lá estava quente, nem uma gota de chuva caiu, e quase não havia mosquitos ou moscas. Não é o que eu podia esperar nas profundezas das selvas russas. Outra surpresa foi a escassez de peixes nos rios. Uma grande mudança em relação ao que vi ali no Alaska…

Resumindo – este é realmente um belo canto do planeta e oferece algumas paisagens deslumbrantes. Há apenas um mas, no entanto: Você precisa pegar helicóptero para chegar lá (a partir de Yakutsk), pois não é possível ver os pilares e as falésias nos rios menores não podem ser vistas em um barco. E, claro, os helicópteros não são conhecidos por serem um meio barato de transporte…

O passo seguinte foi uma visita ao Reino do Permafrost. Foi algo bastante singular – nunca tinha visto nada parecido. A entrada não anima, mas depois tudo muda. Basicamente é uma espécie de museu composto de uma rede de túneis escavados no permafrost, e a iluminação lá dentro… bem, vou deixar as fotos falarem por si…

Saída

Na entrada você coloca capas térmicas de prata especiais e botas quentes, porém, não é tão frio lá dentro, relativamente falando – a temperatura nos túneis é de constantes -7 graus centígrados durante todo o ano (aqui no inverno as pessoas vêm para se aquecer:).

Há várias exposições nos túneis – estranhas esculturas , caixas de gelo, um pedaço grande de leite congelado, além de um mamute empalhado que foi desenterrado no local (não muito grande, dizem eles, mas um maior não caberia, e pelo menos esta está quase intacto).

Cabine de gelo para o DJ

O maior bloco de leite congelado. Sim, quero cortar!

A mão de gelo na foto abaixo representa a hierarquia descendente de membros em uma família Yakuti tradicional. O primeiro dedo – que é o homem/marido/pai. Próximo: renas (!). Depois: a mulher/esposa/mãe (número três, mas no centro). Próximo passo: a filha ( uma vez que um dote futuro depende dela). E por último e menos importante – o pobre filho pequeno.

No final , perto da saída – tal como em uma excursão de destilaria – a bebida local é servida, ou melhor, foi servida por mim (em copos de gelo, é claro), junto com pedaços congelados (naturalmente) de peixe. Final perfeito!

Por falar nisso, tours são organizados pela Planet Yakutia. Sim, é uma propaganda descarada!

Permitam-me servi-los

Tal como no resto da Yakutia, o clima aqui é bastante extremo, com invernos muito frios e verões muito quentes. Ele pode chegar até -60 graus centígrados em janeiro, e até a 40C de julho. Assim, tudo é industrialmente isolado termicamente, enquanto todos os prédios são cobertos com unidades de ar condicionado para o verão. Estes não são baratoa – bem como tudo aqui eles são significativamente mais caros do que em outros lugares na Rússia.

Yakutsk, como o resto da Yakutia (e também 65% da Rússia) – fica em cima do permafrost. Fundações de edifícios normais aqui simplesmente não penetram no gelo -em poucos anos elas seriam corroídas. Portanto, todos os edifícios se apoiam em estacas – como se fossem palafitas.

Se há um pouco de dinheiro, essas estacas são cobertas de maneira a ficar arrumado. Para as famílias com poucos rublos, sobra…vento – soprando no vão entre o piso térreo e o terreno. Brrr.

No centro da cidade, quase todos os canos de água e esgoto estão escondidos em algum lugar, enquanto nos subúrbios estão descobertos. Isto faz com que os habitantes caracterizem a cidade de uma forma bastante singular: ‘ Yakutsk – a cidade com as tripas de fora.

Então, Yakutsk e arredores são totalmente imperdíveis. Como mencionado, é melhor ir de helicóptero para a maioria dos pontos turísticos, mas você ainda pode ver os Pilares de Lena de barco – e terá tempo para meditar enquanto encara estas formações rochosas incríveis.

O resto das fotos estão aqui.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.