3 outubro 2013
Os trolls de patentes podem ser vencidos!
Viva! Derrotamos outro troll de patente nos EUA! O inimigo foi derrotado, desmoralizado e agora foge! Churchill estava certo: “Nunca desista!” Seguimos este conselho contra este troll em particular.
“Choque, felicidade, e adrenalina – tudo junto”
– Foi assim que N.K. (nosso Conselheiro Chefe de Propriedade Intelectual) descreveu essa vitória. Dessa vez, esse troll era de alto calibre, com conexões de peso.
Choque, felicidade, e adrenalina – tudo junto – Não tenho como concordar mais. Nosso processo de 18 meses contra a Lodsys (um dos tentáculos de um dos maiores trolls de patente mundiais, a – Intellectual Ventures (“IV”)) chegou a um termo súbito devido a rendição incondicional desse parasita abominável. Como de costume, ficamos sozinhos, enquanto outras 54 empresas topavam fazer um acordo com esse bandido – enquanto várias outras simplesmente fugiram. Ao todo, esse troll causou prejuízos contra mais de 400 companhias de TI!
Agora, os detalhes…
Em 1992, um inventor bolou um conjunto de métodos apra melhorar a qualidade de um produtopor meio de sugestões do usuário. Ele patentou isso: 7222078 e 7620565.
Em 2004 essa patente caiu nas garras do super troll de patente IV, onde ficou até 2010, indo então para o domínio da subsidiária Lodsys. Foi descoberto que essa patente não somente cobria o ecosistema de aplicativos móveis e sua função de compra interna (In-App), mas também toda a indústria de software! Como? Bem, se um produto permite ao usuário enviar seu feedback, usando o botão ‘reportar o erro’ por exemplo, é uma violação de patente! É um pouco como patentear a ideia da Internet sem sua aplicação prática. Aliás, é assim que o sistema americano “funciona”.
Em março de 2011, nós e dezenas de outras empresas receberam cartas da Lodsys em que fomos gentilmente convidados a pagar uma taxa modesta para licenciar suas patentes – caso contrário, não haveria problemas. Na carta que nos foi enviada alegava que a patente cobria (i) notificações padrão sobre novas atualizações de segurança, (ii) a assistência prestada aos usuários para baixar e instalar atualizações de segurança, (iii) nossas tecnologias em nuvem ( KSN ), (iv) compras dentro do produto e renovação de licenças, (v) mesmo nosso site de suporte interativo, e ainda mais – na verdade, quase toda interação front-end com os usuários. Sim, esses caras iriam tentar patentear a criação do mundo!
Então, em Maio de 2012, nós e todos os outros dissidentes foram convidados a um tribunal no Texas (um velho local favorito dos trolls ) para ouvir os argumentos de Lodsys em um ambiente mais formal. Lá, descobriu-se que tínhamos “violado” a patente da Lodsys e eles queriam indenização de US$ 25 milhões.
Não vou aborrecer vocês com os detalhes do processo. Posso dizer que esta não é a primeira vez que batalhamos com trolls, por isso vou dizer como lidar com este tipo de verme. A principal coisa é ter estratégia e táticas, fornecer imediatamente todas as informações solicitadas (incluindo o código fonte!), responder rapidamente às queixas, e demonstrar ao tribunal tanto abertura quanto boa vontade para resolver o assunto. E, claro, também exalar calma, confiança e firmeza em sua posição.
Os trolls, por outro lado, fazem de tudo para dificultar as coisas. Por exemplo, tivemos que analisar mais de 2 000 documentos que formaram a base desse caso em um período muito curto de tempo. Com base em nossa análise tivemos contra-argumentos esmagadores. E foi um deles que realmente acabou por esmagar o nosso adversário , deixando a Lodsys sem sequer coragem de aparecer em tribunal! Mantivemos que não violamos qualquer das patentes e que suas alegações eram inválidas.
E finalmente!
51 das 55 empresas-réu resolveram a reclamação antes de ir para o tribunal. Na linha de chegada com a gente eram apenas Symantec, HP e Samsung – mas eles também caíram fora da corrida e fizeram acordos algumas semanas antes de aparecer no tribunal. As tensões cresceram, os joelhos tremiam … e, em seguida, boom! Nossos advogados no tribunal informaram que Lodsys retirou sua ação judicial e o juiz arquivou o caso “com juridisdição”, o que significa que não pode haver um caso semelhante contra nós novamente.
E agora as conclusões:
- Este caso mostrou mais uma vez que os trolls de patentes podem ser derrotados.
- Trolls de patentes devem ser derrotado, caso contrário, os sugadores de sangue estarão de volta e de olho em sua carteira.
- A indústria de TI não tem uma posição comum sobre a luta contra trolls, a maioria absoluta prefere alimentar os parasitas.
- Os “grandes” da indústria de TI são indiretamente envolvidos no desenvolvimento da indústria de patente, e facilitam a extorsão de empresas menores.
- Trolls continuam a ser muito desleais e desagradáveis, bombardeando potenciais vítimas com ações sem sentido – e sem incorrer em responsabilidade em caso de retirada de uma reclamação.
- Antes, as brigas envolviam os principais fornecedores. Agora, até mesmo os pequenos desenvolvedores de aplicações móveis estão envolvidos neste círculo vicioso. A continuação da tendência é repleta de transferências escandalosas de fundos dos inovadores para parasitas sociais, provocando o colapso da indústria de TI .
- Os governos precisam ter uma ação decidida, específica e sistêmica contra trolls , incluindo coisas como na lista aqui.
Por isso, é com todo o meu coração que eu felicito e agradeço a nossa equipe que protegeu nossa propriedade intelectual! A vitória já teve uma consequência curiosa: causou um dano leve, embora totalmente irreparável, às reservas mundiais de Chivas Regal 18 anos 🙂 .