A Ilha do Silício

De vez em quando eu compartilho aqui algumas observações geo-político-econômicas das minhas viagens. Eis um desses momentos.

Há uma ilha no Atlântico chamada Irlanda. Não há um monte de coisas úteis para extrair da terra, nada de bom para escrever sobre o clima, e sua localização é um pouco fora do caminho – vamos dizer…euro-periférica. E de vez em quando ela sofre de uma crise financeira séria.

Então o que é um país com com essa falta de musculatura poderia fazer? Pensar!

E isso é o que eles fizeram …

Eles pensaram – e seguiram com – em tornar o país o mais atraente possível para os investidores estrangeiros e empresas, criando o ambiente de negócios mais confortável possível. Eles até criaram uma agência governamental especial para esta finalidade – IDA Ireland , formada por um exército de funcionários entusiasmados cuja única tarefa é a de promover o seu país. E eles fizeram isso muito bem até agora: há cerca de mil empresas estrangeiras localizadas aqui, incluindo muitas de TI. O Google está aqui, Microsoft, IBM , Apple e outras. Agora, o Facebook também – atraído pelo Bono (só não mencionar ‘filantropia’ e ‘residência fiscal offshore’ na mesma frase 🙂 .

A agência de promoção irlandesa me faz lembrar de uma semelhante em Cingapura, que tem ajudado enormemente estratégia de industrialização e modernização do país. Por falar nisso, a Ryanair da Irlanda é a segunda maior companhia aérea da Europa (depois da Lufthansa).

Então, o que eu estava fazendo na Irlanda? Vim para uma conferência chamada Web Summit: mais de 600 startups de calibres e nacionalidades variados, todos em um pequeno centro de exposições (!). As startups mostraram-se para investidores, enquanto as grandes empresas puderam dar uma olhada em ideias inovadoras. Tudo de bom!

 

É um Vale do Silício irlandês! Claro que não recusei algumas pints do clássico néctar irlandês clássico preto-e-branco. Também me interessei por algumas das idéias expostas e aproveite para me apresentar um pouco também 😉

Aconteceu de ser o Dia das Bruxas aqui. Eu acabei participando de um animado encontro no escritório do Google.

Vim fantasiado de cibercriminoso. Os outros estão normais

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.