8 fevereiro 2014
Tem um elefante verde na sala!
Oi pessoal!
Passeando em Londres há algumas semanas, por recomendação de um amigo colecionador de arte fomos parar em New Bond Street, o local onde as tradicionais casas de leilões da capital estão situados. O momento era perfeito, pois alguns dias antes tínhamos estado no museu Tate Modern, e eu estava com disposição para comprar um pequeno Rothko ou alguma outra obra-prima de arte moderna para o escritório. O que é surpreendente , especialmente para mim, porque não sou de gastar dinheiro por puro exibicionismo.
E então eu vi – um brilhante, cor de esmeralda… elefante! Com um anjo dourado em suas costas, soprando um chifre! Era grande, elegante, feito de bronze. Ele anuncia a esperança – “um futuro promissor”! É também o tipo de peça muito agradável de olhar – ao contrário de algumas obras modernas na Tate. Apaixonei-me imediatamente.
Ainda assim, o que fez esta peça em particular se destacar para mim, acima de tudo, era sua cor – o verde da KL! Nós usamos só verde para quase tudo na Kaspersky há anos – caixas de produtos, nosso logotipo, fontes, mascotes… mesmo móveis e acessórios em nossos escritórios ao redor do mundo. No entanto, outro fator que me atraiu foi saber que a escultura foi criada por um surrealista que sempre admirei muito. Ele é tão único, com um estilo inconfundível. E ao longo dos anos vi muitas de suas obras em todo o mundo – especialmente nos museus dedicados a ele na Catalunha e na Flórida. Adivinhou?
Um elefante de 2,6m para decorar nosso escritório em Moscou
Assim, para resumir, a equação dos meus pensamentos sobre este elefante verde desde a primeira vez que eu o vi há algumas semanas foi algo como isto:
Verde KL + prazer estético + artista genial de quem sou verdadeiro fã + um futuro tão brilhante que podemos assoprar a trombeta = preciso ter!
Vamos voltar alguns dias…
No início desta semana o item estava sendo leiloado no mesmo lugar em que o vi, na New Bond Street, em Chelsea. De acordo com quem estava lá, o clima era tenso na sala de leilões (mas em leilões eles gostam de criar tal atmosfera). O Elefante do Triunfo foi desejado. Claro que era – basta olhar para ele! No entanto, ao final dos lances, depois de muito roer as unhas, o elefante e o anjo tornaram-se nossos! Viva!
Grande, verde, dourado e magnífico. É o que ele é.
Acontece que Salvador Dali fez 14 elefantes de triunfo. Quatro ele manteve para si mesmo (e quem poderia culpá-lo?). Oito foram vendidos, e os outros dois ele generosamente deu aos trabalhadores que ajudaram a fazê-los. Nosso elefante é o número quatro dos oito que foram vendidos. Anteriormente, tinha estado em uma coleção privada suíça. Em breve ele estará em seu caminho para o nosso novo escritório! Mas em qual dos dois edifícios vai ser instalado? Prevejo conflito em frente – apesar do futuro promissor anunciado 🙂
Espero que o nosso elefante verde será um dia exposto em museus, para que outras pessoas, além dos nossos “KLers”, possam contemplar este maravilhoso exemplar de arte moderna. Isso é para que serve a arte – partilhar e desfrutar .
Acho que as opiniões serão divididas sobre nossa escultura recém-adquirida – de ‘uau’ até ‘quê?’. É claro que haverá céticos. Mas, mesmo assim, aposto que também vão usar seus smartphones para tirar algumas fotos atrevidas com nosso elefante 😉