3,2,1…Decolar!

Até que enfim! Outro sonho meu se tornou realidade – ver uma nave espacial decolar! Viva!

Na semana passada, ela deixou Baikonur, no Cazaquistão, e no final de semana já tinha chegado à Estação Espacial Internacional. A tripulação tem dois russos e um americano, o que explica o som de inglês com muito sotaque americano na cidade.

Nós assistimos a decolagem a cerca de 2 kms de distância, o que pode parecer longe. Mas não. Não é o U2 tocando um estádio onde estar na parte de trás é quase um desperdício de tempo e dinheiro… Essa é a experiência Baikonur. A energia gerada pelos motores balançou tudo, tanto que me senti em um terremoto. Impressionante!

A antena no topo indica que se trata de uma missão tripulada

A estepe ficou toda iluminada por um laranja brilhante por alguns segundos. Incrível! Mas, infelizmente tão curto. Poucos minutos mais tarde, o Soyuz (o que significa, “União” – sem dúvida, algo soviético 🙂 já estava fora de vista. No entanto, recomendo vivamente que todos possam experimentar um lançamento de nave espacial. Da próxima vez eu quero ver um Proton decolar. Esse foguete é mais poderoso e eles dizem que precisa ser testemunhado de dia (e suponho que um pouco mais longe).

Quando os foguetes não estão decolando do cosmódromo, a atenção recai naturalmente sobre o ambiente ao redor de Baikonur, no Cazaquistão – é bem sem graça. Estéril estepe, sem qualquer vegetação verde…completamente sem vida. Pelo menos agora. Em poucas semanas tudo vai florescer e ficar perfumado. O pior são os pedaços abandonados de equipamentos espalhados por todo o lugar, além de hangares velhos aparentemente abandonados e completamente sem graça.

Mas chega de lado negativo. Agora, alguns positivos…

Há dois museus muito interessantes (um na cidade, um no cosmódromo); tem a casa de Yuri Gagarin no cosmódromo, onde ficou antes e depois de sua missão histórica; a faculdade “espacial”…e todos os tipos de outras coisas fascinantes – tudo isso, naturalmente, simplesmente cósmico!

Como seria a tripulação feminina de um foguete Próton (só que não)

Foguete Buran do lado de fora…

…e do lado de dentro

Vista da parte inferior da ônibus espacial

A casa de Gagarin

O inevitável tapete padronizado

E a foto de Lênin

Você pode não acreditar, mas isso é um computador. Sem ele, não teria havido homem no espaço!

Controles de lançamento

Hangar

Algumas fotos da cidade :

Adivinhe quem é?

Um close da cabine da tripulação

Todas essas maquetes voam de verdade!

O C3PO e o R2D2 da vida real!

A cadeira do piloto da Buran

Quando você vir…

O resto das fotos estão aqui.

Um grande viagem, memorável. Altamente recomendada!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.