O incrível peixe escalador do Havaí

“Quem nasceu para engatinhar não pode voar, mas às vezes os bastardos engatinham até uma grande altura”, para vagamente parafrasear uma frase revolucionária.

Abra seus olhos e deixe o  queixo cair, porque existe um peixe que às vezes voa a uma altitude de 100m ou mais. O O’opu vive no Kolekole Stream e na queda de 130m de Akaka -ambos aqui no Havaí.



O peixe desova no começo das quedas. Quando os filhotes nascem, são levados cascata abaixo, batem na água (muito provavelmente perdem a consciência por um tempo, pois a queda tem duas vezes o altura da Golden Gate), e vão para o oceano, onde crescem.

E foi aí que a parte mais interessante começa .

Quando chega a época de desova, os peixes têm de alguma forma voltar para o local de desova – ou seja, precisam enfrentar um penhasco e a água caindo! Os guias turísticos locais afirmam que o peixe rasteja precipício acima até o local de desova. Sim… um peixe rastejante 100 metros na vertical!

“Então é assim que estes pobres peixes foram tratados pela impiedosa evolução”, pensei. O peixe aparentemente evoluiu de uma forma muito rápida: a paisagem local foi formada por fluxos de lava cerca de 250 000 anos atrás (de acordo com os vulcanólogos). Assim, com um quarto de milhão de anos (ou menos) de treinamento, e os peixes aprenderam a escalar rochas! Hmmm… De um ponto de vista evolutivo, isso é provavelmente um aprendiz muito veloz.

Em suma, estes peixes locais são milagrosos.

Há mais sobre os peixes, cachoeiras e outros milagres havaianos aqui.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.