Esmagando lama na Terra dos Vulcões

As ilhas havaianas são uma cadeia de vulcões ativos e extintos, então manifestações de atividade vulcânica são abundantes aqui, como crateras, caldeiras, correntes de lava, saídas de vapor sulfúrico e outros recursos naturais do subsolo. No entanto, nem um único gêiser foi detectado, nem nascentes de água quente … Isso é estranho, dada a quantidade de chuva e os rios aqui – devia haver fontes assim em algum lugar. Mas não há.

A origem geológica do Havaí é absolutamente única.

Debaixo das ilhas, há uma parte muito quente do manto da Terra, ou talvez um buraco no manto superior, através do qual magma ainda mais quente é espremido. A localização do orifício muda ao longo do tempo em relação à placa tectônica: eles continuam em movimento em relação uns aos outros. Mais precisamente, a placa muda de posição ao longo do tempo – lentamente “flutua” na parte superior do manto. Assim, esse “orifício” – após milhares e milhares de anos – se desloca em relação à placa e as ilhas que ficam por cima. Assim, as ilhas gradualmente se afastam do bolsão de magma. Vulcões que estavam ativos durante milhões de anos desaparecem, as antigas ilhas vulcânicas gradualmente sofrem erosão, enquanto a lava encontra novas maneiras de entrar em erupção e novas ilhas emergem.

Em outras palavras, essa cadeia das ilhas do Havaí é o resultado do movimento da crosta da Terra em relação ao bolsão de magma quente (o “buraco”) no manto da Terra . Isso é tudo na aula de hoje sobre vulcanologia…

A Ilha Grande é atualmente a mais ativa, com erupções quase contínuas. A lava flui, desliza para dentro do oceano e expande a área da ilha. No entanto, em um milhão de anos ou mais, a atividade vulcânica vai chegar ao fim, a ilha irá gradualmente deslizar para longe do “spot” de magma. Em seu lugar, uma nova ilha-vulcão irá emergir, em algum lugar ao sul- leste da Ilha Grande.

Como é sabido, vulcões geralmente aumentam tanto lateralmente quanto para cima . Às vezes, eles crescem em escala incrível. Os dois vulcões locais – Mauna Loa (ativo) e Mauna Kea (dormente) – não parecem ser muito altos – ambos têm cerca de 4.200 metros, mas eles têm crescido por todo o caminho desde o leito do oceano !

Assim , se somarmos a profundidade do oceano -cerca de 5.000m- cada um dos Maunas estão na região de 9.000m ! Muito impressionante…

Há ainda outro fator importante, no entanto.

As fotos de vulcanologia no parque nacional local mostram que o peso dos vulcões comprimiu tanto a crosta da Terra que ela afundou. Assim , a altura deve ser calculada a partir da profundidade da crosta afundada – isso acrescenta mais 8.000m . Assim, a altura total dos vulcões é de 17km!

E o Oscar de montanha mais alta da Terra vai para…

Estas palavras não são minhas – é o que a imagem diz . Mas se é verdade, Mauna Loa – Kea não são apenas os mais altos vulcões, mas também as montanhas mais altas da Terra. Eles estão debaixo d’água. O que vemos acima é apenas os seus picos.

Este é o resultado dos campos de lava e erupção de 1969-1974. Os locais já fizeram uma estrada aqui.

E isso veio de lava da erupção que começou em 1992 e continua até hoje. A estrada inundada… uma placa de “Estrada fechada” espetada na lava solidificada… um pequeno apocalipse.

No total, a inundação preencheu quase 10 quilômetros da estrada. Eu gostaria que pudéssemos chegar ao outro lado do campo de lava – um bom dia de viagem. Embora tínhamos de ter em conta a completa falta de água, e os campos de lava não são exatamente planos – nem uma estrada de asfalto, nem uma pista na mata.

O que eu não gostei.

Muita segurança. Estrada fechada, guardas de plantão ter certeza que as regras sejam observadas…

Não entre! Riscos vulcânicos! Área fechada! E se você tropeçar/engasgar com a fumaça? Infelizmente, não deixam você se aproximar de quaisquer crateras ativas. Aqueles que realmente querem olhar para dentro de um vulcão ativo estão convidados a ir para Kamchatka – é possível lá…

Um caminho fechado para Kilauea, uma cratera ativa. Você ainda pode caminhar ou andar de bicicleta por mais um quilômetro em direção à cratera, mas depois está completamente fechada. Não tenho idéia se existem buracos na segurança para evitar os cordões e os patrulheiros (rangers).

E agora os aspectos positivos.

O pico de Mauna Kea é uma delícia total! Parece ser tão perto (apenas 1,5h de carro de nossa praia tropical), mas quando você chegar até a uma altitude de 4km você sente o frio e o vento, a neve e o gelo eterno… Chapéus e luvas são altamente recomendados.

Nós estávamos lá ao pôr do sol . Da próxima vez eu gostaria de ver o nascer do sol – a mesma turnê em um dia claro, sem vento ou nuvens, seria bom também.

No topo da montanha você verá um dos maiores telescópios ópticos do mundo. Eu pesquisei ‘maiores telescópios’, ‘telescópios ópticos’… Acabou por ser muito informativo! Leituras muito interessantes para o meu trabalho de casa 🙂

E, finalmente, a experiência mais inesquecível que tive na ilha – uma viagem para ver fluxos de lava.

A empresa de turismo descreveu como “uma simples caminhada de apenas 2 milhas , nenhuma escalada, algumas poças e pântanos – prepare-se”. Na prática, foi um desastre havaiano real.

Tudo estava bem. Fomos apanhados do hotel às 7 da manhã e levados para alguma área de selva leve, onde caminhamos um pouco e foi oferecido um café da manhã e café local (os grãos de café em si não são ruins, mas quanto menos se falar sobre “o melhor café na ilha” , melhor). Mais tarde, chegamos a uma cachoeira maravilhosa. É muito bonito – um fio de 135 metros, muito havaiano.

À noite, finalmente chegamos a lava. Esta erupção 24/7 começou em 1992, embora seja muito melhor para assistir lava à noite, quando ela brilha – durante o dia é amarelo e cinza e pouco visível. É por isso que o objetivo era chegar no por do sol – para ver a lava na luz do dia e, em seguida, no escuro, seguido por uma volta rápida para o ônibus para voltar para o hotel meia-noite.

A fim de ter um olhar para esta pedra líquida tivemos que andar 10 km (5 km em cada sentido) esmagando lama, subindo pântanos, pedras escorregadias em uma floresta tropical, e de vez em quando caindo através das rachaduras e buracos nesses camadas de lava antigas.

Nosso ranger-guia explicou que há “lama, lama boa e lama ruim” . E boa lama é a lama que tem um fundo. Bem, nós experimentamos em abundância. Além disso, essa lama acabou por ser de uma qualidade muito alta – depois de uma segunda lavagem as manchas no meu jeans ficaram um pouco mais leve, mas nunca mais saíram. “Uma caminhada fácil”, disseram eles!

O caminho pra cima  levou 3 horas esmagando lama e subindo colinas de lava; a volta levou 3,5 horas no escuro, e a lanterna de uns parou de funcionar. E nós esperamos mais 2 horas para os retardatários nos alcançarem no final… Ao todo, gastamos cerca de 4 horas em torno da lava – nós simplesmente não conseguíamos ir embora. Voltamos para o hotel às 6:30 da manhã , mas a vista de fluxo de lava valeu a pena. Pelo menos uma vez na sua vida você tem que vê-lo. Uma vista de tirar o fôlego!

E algumas fotos mais interessantes para finalizar.

Árvores em lava vulcânica – não a menor idéia por que estão lá:

Curiosidades

Uma árvore de Natal ?

Apenas ‘Beba e Dirija’:

Para mais fotos, clique aqui.

Isso é tudo por hoje pessoal, adeus!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.