11 março 2015
Guatemala em fogo!
Descobri que o Anel de Fogo envolve a Guatemala também o que garante ao país uma vistosa atividade vulcânica.
Ao todo, são cerca de 30 vulcões na Guatemala – impressionante para um país de tamanho modesto. Dando uma olhada na Wikipedia, vemos que o país cobre cerca de 100 000 quilômetros quadrados. Se dividirmos esse valor pelo número de vulcões … ooh la la!: a força do vulcanismo é imensa! Não é como em Kurils (68 vulcões em 10 500 quilômetros quadrados!). Mas a região de Kurils (Rússia) não é um país inteiro.
Antigua é cercada por três vulcões – Agua, Fuego e Acatenango – todos visíveis de nosso hotel:
Não se sabe exatamente quando Agua, 3 761 metros de altura (aproximadamente o mesmo que o Monte Fuji), teve sua última erupção. Os moradores nos disseram que na parte superior há uma enorme cratera onde há um camping, uma igreja e até mesmo um pequeno campo de futebol! Jogar quase quatro quilômetros acima do nível do mar seria algo incrível! (E muito cansativo também).
O vulcão Fuego tem 3.763 metros de altura. Ele entra em erupção constantemente: dorme por um curto tempo, apenas para acordar cheio de fumaça novamente.
O Acatenango tem 3.976 metros de altura; a última vez que ele explodiu foi em 1972.
Aqui estão ambos esses vulcões vistos do nosso hotel:
É claro, nós realmente queríamos subir o Acatenango e ver o Fuego em erupção, mas, infelizmente, não tivemos tempo. No entanto, escalamos o Pacaya, e de lá fotografamos as paisagens circundantes.
No topo nos deparamos algumas lojas exóticas. Legal, um toque inesperado.
Após a descida, voltamos ao hotel para meditar um pouco mais, enquanto admirávamos as colunas de fumaça da cratera do Fuego …
Todas as fotos estão aqui.