Um terceiro jeito de fotografar

Alguns meses atrás, passei mais ou menos uma semana na China visitando áreas menos visitadas por turistas “não-chineses”. Foi fantástico – foi como se sentir “exclusivo” e ter uma experiência “nativa” de verdade. Dei o meu melhor para conservar o máximo possível da experiência na minha memória – digo a minha própria memória; porém não dá para comparar a memória humana e digital nos dias de hoje, especialmente, com uma delas desaparecendo rapidamente. Então, se você não consegue vencê-los, junte-se a eles. Foi o que eu fiz: Usei vários gigabytes de memória digital fotográfica, mas não em uma câmera SLR super pesada, mas sim na minha nem um pouco especial Sony de bolso – minha “saboneteira” como eu costumo dizer. Então eu adicionei todas elas ao meu arquivo para referência futura, para driblar minha memória nos próximos anos…

Come eu disse, a viagem à China foi fantástica. Foi tanta beleza de tirar o folego que não caberia no visor da minha “saboneteira”. Eu já sofria com essa falta de potência com a qual eu insistia em viajar com a já mencionada câmera por conta do pouco peso dela, mas eu realmente nunca me importei. Mas esse “sofrimento” teve um fim rápido e inesperado na China. Especificamente, em Jiuzhaigou

…Enquanto eu estava lá, eu finalmente tive pena dos meus companheiros de viagem, A. Sh, que já estava arrastando consigo durante a viagem inteira a sua bolsa grande e pesada contendo sua câmera Nikon. Eu até peguei a bolsa, tentando tirar o peso de seus ombros por um tempo. Mas aí fiquei curioso. Comecei a experimentá-la, virando botões e lentes e até mesmo apertei o botão para fotografar. De volta ao hotel naquela noite, dei uma olhada nos resultados no meu laptop. E foi aí que eu tive meu momento eureca. Olhando para aquelas fotos semiprofissionais, não pude acreditar que eu tinha sido o fotógrafo, e decidi naquele momento que os dias da saboneteira tinham chegado ao fim. Era hora de atualizar/revisar/trocar-paradigma/mudança-tectônica! Não importa o quão pesada e pouco prática, vale a pena!
mylnica-1



mylnica-2

// Na verdade, sendo honesto, as primeiras vibrações dessa mudança tectônica puderam ser sentidas distintivamente no verão desse ano em Kamchatka. Toda aquela beleza natural inigualável, e o que eu tinha para mostrar eram fotos acinzentadas bem mais ou menos que pareciam terem sido tiradas com o celular. Eca.
mylnica-4


mylnica-5

//Até no Polo Sul eu tirei fotos com minha saboneteira – do próprio polo! E eis a saboneteira tirando a foto refletida no Polo Sul.
mylnica-7

E aqui está a saboneteira refletida nos óculos de esqui.
mylnica-6

Entããããooo, já era a hora de adquirir um kit fotográfico profissional. Mas qual kit em particular? Existem tantos para escolher. Talvez eu precisasse deixar as coisas mais simples ao decidir entre uma das duas marcas que via como líderes de mercado, baseado no que os meus colegas com câmeras tinham: Canon e Nikon.
mylnica-8

Mas esses colegas não só possuem kits da Canon e da Nikon – eles de fato acreditam neles. Sempre discutindo que a sua marca escolhida é superior, e nesse interim tudo fica um pouco… primitivo – como nas torcidas de times de futebol que um deles possa torcer (“Meu pai torcia para o Manchester, então eu também torço. Então obviamente, eles são os melhores!”) Daí vem o problema que os dois “lados” ignoram qualquer coisa dos concorrentes. Aaaaah, você não pode sair ganhando com esse povo! Mesmo assim, tenho que começar em algum lugar. Mas onde? Eu procurei aconselhamento, e dei uma olhada em alguns folhetos e no fim decidi não optar nem pela Canon nem pela Nikon. Escolhi uma assinatura vitalícia em uma terceira “seita”. Aí está! Foi aqui que a discussãozinha de vocês nos trouxe! A rejeição de um novato. :).
mylnica-9

Então, Nikon é melhor que Canon?

Então é isso, o que está feito, está feito. Agora eu estou completamente equipado com um fabulosos e furioso aparato fotográfico top de linha, que apita e tem lentes e tripé…. E ah não! Isso quer dizer que um dia eu possa ser fotografado… desse jeito?

No comment Anorak alert!!!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.