Kilimanjaro: um verdadeiro caminho verde

Uma viagem a África implica uma grande carga de surpresa e diversão – não importa qual parte dela você visita. Estávamos prontos para as surpresas na nossa viagem de inverno ao Kilimanjaro, mas não estávamos prontos para isso: acres e acres de terra fértil com todos os tipos de árvores e vegetais crescendo por todo lado!

No nosso primeiro dia, na Tanzânia, pegamos a balsa do aeroporto para um acampamento base aos pés do Kili, seguindo a estrada mais irregular, fomos cercados por vários abetos. Bem pareciam abetos pelo menos…

kilimanjaro-ogorod-1

…o tronco parecia de abetos, mas os galhos… Com o que eles pareciam? Não sei. Algum tipo de Thuja.

Mais impressionante ainda, todos os vegetais crescem: cenoura, batatas, abóboras e abobrinhas e mais!… Quem diria? Na África?

No fim, esses vegetais são a razão de ser dos abetos: para que os vegetais se mantenham férteis e frutíferos, árvores mais resistentes foram plantadas para proteger os vegetais menos robustos, debaixo do poderoso sol africano. O resultado é um agro ecossistema simbiótico balanceado. Isso significa mais vegetais – crescendo rápido e com menos custo. Bingo!

Claro, a terra aqui foi toda formada por atividade vulcânica, o que a torna fértil graças ao bom e velho Kili bem no meio de tudo… isso também ajuda no aumento da fartura das colheitas. Bingo!

kilimanjaro-ogorod-2

Nas fotos abaixo (já perto do Kili), você pode ver parte da colheita já pronta e ensacada. Batatas, cenouras, abóboras (isso o que conseguimos ver) e mais…

kilimanjaro-ogorod-3

E talvez, você esteja se perguntando algo do tipo: “África – o continente no qual secas são comuns… er, como todos esses vegetais são irrigados? “…

kilimanjaro-ogorod-4

Enquanto, estávamos na montanha a chuva caiu diariamente – surpreendentemente em períodos fixos do dia: antes do almoço, e um pouco depois dele. Por volta de 1 às 3 da tarde. – todo dia. Sem variação!

Nunca pensei que um vulcão – especialmente na África equatorial – poderia ser tão.. cenoura-batata! Pensei que seria sempre uva-uva-uva :).

Dá uma olhada nas fotos cheias de verde. Essa é a África. Lembra? Continuo esquecendo…

kilimanjaro-ogorod-5

kilimanjaro-ogorod-6

kilimanjaro-ogorod-7

Ooops.. Quase esqueci…: os créditos. Enquanto, nunca podemos fazer isso com quem está por trás de um ciberataque, podemos sim mostrar quem está por trás de uma câmera, tirando várias fotos legais em um safari-vulcânico na África: foi o Petrovich. E aqui está ele.

kilimanjaro-ogorod-8

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.