TRÊS PERGUNTAS PARA OS FÍSICOS

Caminhei um pouco na Tanzânia em nossa expedição para o Kilimanjaro – uma semana inteira, na verdade. Isso significa que tive muito tempo – além de conversar com meus companheiros –  ponderar, contemplar e refletir – sobre todo tipo de coisa.

Não pensei uma vez sequer sobre negócios, e esse era um dos objetivos da viagem. Então, naturalmente, minha mente se voltou para coisas não relacionadas com trabalho, como vida e eternidade, natureza, o ser humano, universo – e a insignificância do homem nele. A última reflexão ocorria principalmente de noite, quando eu olhava para as estrelas extraordinariamente brilhantes – bem mais vívidas por serem observadas de uma montanha; bem melhor do que ao nível do mar.

Como disse – muito tempo andando = muito tempo de conversa, incluindo longos papos… comigo mesmo! Todos os tipos de pensamentos diferentes chegaram a minha massa cinzenta, incluindo por exemplo, o seguinte:

A lua fica três centímetros mais distante da terra cada ano (isso é um fato cientifico). Em algum momento, a Terra perderá seu “interesse gravitacional” na lua e se tornará mais um satélite do sol. É possível que as trajetórias da lua e da Terra se interceptarão novamente em algum ponto distante no futuro, e a lua novamente se tornará satélite da Terra. Ou talvez colidirá com a Terra? É difícil calcular…, mas minhas perguntas específicas (relacionadas com isso) são mais fáceis…

Pergunta No. 1

Isso ocorrerá mais cedo do que quando o sol se tornará bem maior, mais vermelho e quente que é agora e acabará engolindo os planetas próximos (Mercúrio, Vênus e Terra) ou depois? O que acontecerá antes: a lua retornará para a Terra ou o Sol engolirá essa pergunta?

Pergunta No. 2

De onde (na Terra?) a água saiu? Ninguém sabe. Existem teorias, algumas mais razoáveis que as outras, mas juntas todas tornam as coisas mais confusas e inacreditáveis. Poxa, talvez o processo da água se formando ainda esteja ocorrendo?

Ok, minha pergunta: É possível confirmar ou refutar a suposição que a água na Terra está aumentando? Se sim, como isso pode ser confirmado (verificado, medido)?

Pergunta No 2.1: Marte perdeu quase toda sua água, é possível que o “processo de água” (seja qual for) em Marte não funcionou? Se sim, por que?

Pergunta No.  3

A teoria do multiverso. Isso é completamente uma nova “teoria de tudo”. Pesquise no Google se tiver curiosidade. Eu tive – e ainda tenho – curiosidade. Como um gato.

Em cada multiverso separado, existem constantes “constantes” ou elas mudam ao longo do tempo?

Isso é só a introdução.

Indo mais fundo, tenho mais curiosidades: constantes físicas consistentes (constantes!) mudam ao longo do tempo no universo ou são constantes?

Essa pergunta é complexa, então vou tentar explicar melhor, com minhas palavras…

A teoria do Big Bang: ocorreu esse grande big bang e tudo isso foi criado. Em termos dessa teoria, tenho uma pergunta relacionada com a teoria do multiverso.

É possível que antes do Big Bang, as constantes físicas no nosso universo eram “longe de serem perfeitas”. Toda essa matéria estava comprimida em um único objeto (a propósito, de que tamanho – se usarmos características lineares contemporâneas do micromundo?), toda matéria (nêutrons, prótons, neutrinos, bósons, (bisões e girafas), e até quarks e outros) – toda essa massa estava em um espaço de uma “constante desconfortável”. Logo que “nosso universo” cruzou a fronteira da zona de conforto ocorreu um IMENSO BANG. E desde então, estamos voando, observando efeitos cósmicos diferentes por dispositivos telescópicos que inventamos, nunca parando de ser incrível.

Isso ocorreu há muito tempo, sim.

Agora – simplificando:

Se as constantes mudam ao longo do tempo, então o Big Bang é perfeitamente lógico. Antes do Big bang constantes físicas eram “incorretas”, mas elas gradualmente mudaram e… bang. É claro que as constantes mudaram ao longo do tempo, devagar; porém, existem matéria na Terra (e na Lua, e em outros lugares) matéria (pedras, por exemplo) cuja idade pode ser medida em bilhões de anos. É possível se basear em algumas características da matéria, confirmar ou refutar a teoria da “mudança das constantes”?

Atenção – A pergunta principal!

Nossas constantes físicas do universo: são elas constantes ou mutáveis? É possível verificar isso por meio de experimento científico?

—–

Olha aí o que acontece quando você tem algum tempo para si e para os seus pensamentos enquanto escala o Kilimanjaro? Por outro lado, ao descer o Kilimanjaro seus pensamentos só são: “onde estou?” e “quanto falta pra chegar na base?”

PS: A propósito, a teoria do multiverso é uma resposta ao paradoxo de Fermi de “onde está todo mundo?” Todas as outras civilizações, depois de atingirem um certo nível de desenvolvimento, despareceram em um universo paralelo, no qual as constantes físicas são mais confortáveis que as nossas. :).

Tais pensamentos também entraram no meu cérebro, especialmente durante a última parte da subida ao topo do Kili. Essa última caminhada foi particularmente difícil. Sonhei em desaparecer em um mundo paralelo onde a doença da altitude não causasse enxaquecas tão terríveis.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.