UMA OLHADA NOS MASAI

Os Masai são uma tribo africana seminômade que rejeitaram a civilização contemporânea quase completamente mantendo seu modo de vida tradicional. Para mais informações sobre eles, dê uma olhada na Internet – o texto abaixo vem de um “observador inquisitivo” que por acaso estava passando por lá.

tanzania-masai-village-1

Por apenas 50 dólares por carro, os homens Masai se reúnem para realizar sua saudação tradicional.


Bem-vindo ao vilarejo! O povoado consiste em umas 30 cabanas com aproximadamente 120 habitantes.

Mulheres para a esquerda, homens para a direita. Agora sim, estamos prontos para começar a dança tradicional Masai. Mas por alguma razão os pulos não eram todo energéticos. Existem exemplos mais vívidos online.

A escola onde as crianças aprendem a ler e a fazer contas. Não sei se ensinam a escrever, não vi nenhum utensílio de escrita.

Dentro de uma cabana.

Petrovich discutindo questões importantes com o filho do líder da tribo.

tanzania-masai-village-16

O que os locais têm para dizer? Bem, eles vivem uma vida muito simples (como você pode ver nas fotos). Eles criam gado. Não há fontes de água limpa nas proximidades, então eles bebem leite, sangue dos animais e outra coisa (que eu não me lembro).

tanzania-masai-village-17

Os Masai comem carne… e só carne (Atkins africanos!). Eles nos disseram que não há vegetais em toda a sua dieta. O que provavelmente é verdade – não vimos nada crescendo ao redor do vilarejo. Continua um mistério para mim como eles obtém os outros nutrientes como vitaminas.

Eles rejeitam a medicina atual, e nos garantiram que só usam sua medicina tradicional – várias ervas, cascas de árvores e raízes.

Os Masai praticam poligamia. Os pais escolhem a esposa (ou esposas) para seu filho. É tudo parte da tradição. Uma das primeiras perguntas dos homens no nosso grupo foi “Quantas esposas você tem? ” Hmm…

Uma coisa notável é como eles são bons ao contar suas histórias. Aparentemente, eles recebem muitos turistas. Talvez, saibam a importância do turismo para a comunidade e se tornaram bons guias turísticos.

tanzania-masai-village-23

Dito isso, não havia nenhum sinal da globalização no vilarejo. As exceções são alguns baldes de plástico nos cantos das cabanas, sandálias feitas de pneus, e coisas pequenas (mais decorativas que qualquer outra coisa) como cadeados nas portas das cabanas, ou alguém usando um relógio antigo.

tanzania-masai-village-24

Tenho que dizer que os cadeados, embora bem pequenos, não são um sinal de relações sociais primitivas dentro da tribo. Por que eles precisam dos cadeados? Parece que a civilização tem seu lado negativo também.

tanzania-masai-village-24-1

Evidências mais fotográficas da mudança Masai em direção a civilização é essa foto de um deles com um caderno.

Obviamente, eles não estão anotando todas as idiotices ditas por turistas para referência futura. Minha hipótese é que estão registrando as visitas dos turistas, de modo que possam distribuir os ganhos entre si. Eles sacaram o caderno imediatamente depois de fazerem a dança tradicional.

tanzania-masai-village-24-2

Os Masai não têm grandes problemas em usar meios de transporte “modernos”. Porém não tenho certeza se esse pessoal era mesmo Masai ou só estava fingindo ser. Fiquei sabendo que na Tanzânia tem muita gente fingindo ser Masai. Os locais adoram usar a temática Masai com os turistas:

tanzania-masai-village-24-3

Masai, ou pessoas fingindo ser, foram frequentemente vistas ao longo das estradas. Claro, é difícil dizer quem é genuíno, mas tenho um bom nível de certeza que as pessoas na foto eram mesmo Masai.

Uma das razões para que eles fiquem à beira da estrada é para posar para fotos de turistas em troca de dinheiro. O interesse em dinheiro também indica um certo grau de civilização. A propósito, as roupas pretas e pinturas de rosto em branco são uma vestimenta festiva. Como o filho do líder da tribo me disse, existem três cores principais para suas roupas: azul é de boas-vindas, vermelho para trabalho (para que eles se vejam melhor no meio a vegetação) e preto é festivo.

Quando perguntei se os Masai tinham ou não celulares, ele primeiro fingiu que não entendia do que eu estava falando, mas depois confessou que alguns membros da tribo possuem celulares. O que eu queria saber é como eles os carregam. Não havia um único sinal de eletricidade no vilarejo inteiro! Talvez, eles só liguem os celulares para fazer ligações, e depois imediatamente os desliguem. Seus Nokias, ou seja, lá qual bateria pudesse durar por tantos meses sem ser recarregado. Temo não saber a resposta – não consegui adentrar muitos nos segredos dos Masai.

Vamos ver se eu consigo encontrar mais algum fato interessante sobre os Masai. Aqui o que a Wikipédia diz.

Pessoas Masai notáveis:

David Rudisha – corredor de média distância, campeão olímpico de 2012, e recordista mundial nos 800 metros.
Bolaji Badejo era o Alien no filme de mesmo nome.

E é assim que é. A rotina na cidade é uma coisa, a dos Masai é outra. A vida aqui segue seu curso. Do lado direito da estrada, os Masai levam a mula carregando suprimentos, enquanto no lado esquerda zebras e girafas pastam. Eles não interferem uns com os outros e todo mundo é feliz.

O resto das fotos do vilarejo Masai está aqui

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.