3 em 1: história, inovação e viagem de negócios

Vou a diversos lugares remotos nesse planeta, mas às vezes alguns deles são bem… previsíveis: capitais, cidades de financeiras, lugares imperdíveis muito conhecidos… Mas ocasionalmente também chego em lugares menos óbvios.

Por exemplo: Sviyazhsk já ouviu falar? Acho que não!

Bem, é uma cidade antiga, agora um vilarejo, localizada na confluência entre os rios Volga e Sviyaga.


DSC02592

De acordo com nosso ótimo guia da excursão (normalmente, confio mais em bons guias do que na Wikipédia), a história resumida da cidade é a seguinte:

Ivan, o Terrível, tentou tomar Cazã – duas vezes – mas falhou em ambas e teve de recuar para Moscou. Na sua terceira tentativa, ele mudou a estratégia: uma cidade fortaleza seria construída a 25 quilômetros de Cazã. A questão é, o plano original era construir essa fortaleza ou perto da cidade de Uglich ou de Myshkin – mais de mil quilômetros acima no rio Volga de Cazã: sim, eles fizeram um kit de fortaleza portátil! Uma vez construída, as vigas de madeira e todo o resto da estrutura foram cuidadosamente marcadas e desmontadas, e enviadas por mais de 1000 quilômetros rio abaixo! Em maio de 1551, todas as peças desse grande lego foram montadas de volta em quatro (4!) semanas, como eu disse, a uma distância de 25 quilômetros de Cazã.

A cidade (ilha) tem 1200 metros de comprimento por 700 de largura.


DSC02593

Ambicioso demais!?! Ainda assim, eles conseguiram. Mais de 460 anos atrás. Não só eles conseguiram reconstruir a fortaleza, bem como a terceira tentativa de tomar Cazã foi bem-sucedida e a cidade caiu aos pés do Tsar Ivan o IV (o Terrível).

Avançando 400 anos, a Cidade-Fortaleza sofreu bastante nos tempos revolucionários: grande parte dela foi destruída. A única construção remanescente intacta naqueles tempos era um monumento de Judas. Pelo menos, essa é uma das versões da história – até porque hoje, não há nenhum rastro desse monumento, então quem sabe.

Das construções centenárias só uma permanece – a capela de Troitskaya:

DSC02582


DSC02584

Hoje, a população de Sviyazhsk é de aproximadamente de 270, chegando até 3000 nos períodos mais cheios.

DSC02591

Paisagens incríveis por todos os lados…


DSC02589

A propósito, o dique da ilha (visível na terceira foto desse post) é chamado “estrada da vida”. Sim, é isso mesmo: não tem dique nenhum – sem qualquer acesso a Sviyazhsk: bloqueado.

Outro lugar interessante ao longo do Volga que você provavelmente nunca ouviu falar é Bolghar, que já foi a capital da Bulgária do Volga entre os séculos VIII e XV. Escavações arqueológicas desenterraram coisas bem antigas – datando da Idade do Bronze.

Infelizmente, os itens desenterrados não estão nos museus locais; todos foram enviados para o Hermitage de São Petersburgo.

A cidade anciã era de tamanho considerável para a época – 2×2 quilômetros, muitas vezes maior que Kremlin em Moscou, por exemplo, ou Peter e Paul Fortress em St. Pete. Os arredores do assentamento ancião ainda estão marcados por um monte, circulando a área na qual os rastros do vilarejo podem ser encontrados. Parece que não era um lugar ruim – muito foi construído e a cidade enriqueceu. Foi periodicamente invadida e destruída, e a partir daí reconstruída – repetidamente. Foi arrasada pela última vez no século XV.

 

DSC02571


DSC02573

 

Um ponto interessante, bem sereno. Elevado, com uma boa vista do Volga e das terras circundantes. Um museu a céu aberto junto a área do assentamento antigo, e seis (6!) na direção do Volga. Muita história – todos precisam conhecer.


DSC02576


DSC02578

 

É aqui em Bolghar que você pode encontrar o maior Alcorão do mundo, destacado no Guiness Book of Records. Você pode presumir que se trata de um Alcorão bem antigo, mas na verdade não é: ele foi impresso na Itália em 2011. Pesando 800 quilos, são necessárias quatro pessoas para virar as páginas, as quais são viradas de vez em quando para que as páginas não fiquem presas por estarem juntas o tempo inteiro.


DSC02580

 

Pode-se dizer que esse gargalo da floresta (russa) já foi, e ainda é, lar de projetos de grande escala, seja em Sviyazhsk ou Bolghar (respectivamente). Hoje, a região tem passado por uma nova tendência: uma de inovação. É aqui que fica localizada a cidade de TI, Innopolis.

A construção da cidade high tech começou apenas há três anos em 2012, contudo já se trata de um verdadeiro Vale do Silício russo. O “Technopark” (o prédio redondo) já está pronto e funcionando, universidade e dormitórios, bloco residencial, jardim de infância, escolas, estradas (com passagens subterrâneas para pedestres) e muito mais. Energia extremamente positiva.


DSC02598


DSC02599


DSC02603

 

Technopark:

 

Primeiros moradores:

 

DSC02668

 

E aqui mais instalações residenciais sendo construídas:


DSC02669

 

Nas fotos abaixo – a universidade. Muitos dos professores são “importados”, com aulas conduzidas em Inglês. A minha palestra foi em russo. Eu faço palestras em inglês ao redor do mundo, mas fazer isso com falantes de russo não faz muito sentido.

 

Aqui o dormitório. Incrível. Tudo progredindo rápido.

 

No fim, um local muito animador. Impressionante. Sai com muito o que pensar.

Obrigado ao nosso anfitrião por nos receber e mostrar o local.

Em Tarstan também tive a chance dar uma olhada em algumas instalações industriais! Não é a primeira vez que visito uma usina hidrelétrica ou uma refinaria de alumínio. Mas agora posso adicionar uma fábrica de polietileno nessa lista – Kazanorgsintez. 🙂


DSC02612

 

Essa base industrial gigantesca estava operando a todo vapor quando chegamos. Soltando fumaça, odores, sibilando e retumbando. Na verdade, existem sete instalações de produtos aqui, todas amalgamadas em um grande centro tecnológico e logístico.

 

O armazém:


DSC02624

 

Nem preciso dizer que o ICS está em todos os lugares por aqui.

 

DSC02609

 

Que excursão legal. Nem vi as horas passarem.

Logo depois de Tatarstan, voamos para Londres por uma noite ainda a negócios. Eu fiquei no Hotel Ham Yard – um dos meus favoritos. Dessa vez, fiquei em um quarto que parecia uma biblioteca. Todos os livros eram reais, com páginas e palavras impressas, mas com capas em branco. Primeira vez em que vi isso. Por quê? Para que ninguém os danifique?


post-29-0-62344300-1454888806


post-29-0-94749100-1454888827

 

Aqui o relógio hipnótico de novo. Só que dessa vez um erro foi encontrado. Você pode identificá-lo na foto?


post-29-0-72686700-1454888954

 

Mais curiosidades… no elevador uma foto com cachorros. Você consegue achar o gato?


post-29-0-48194600-1454888975

 

E aqui no bar você pode encontrar o kvas?


post-29-0-90375400-1454889007

 

Não encontrei nenhum. E você?

Voltando a qualquer momento aqui, pessoal. Volto já de…


post-29-0-16243600-1454889017

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.