1 março 2016
TOP-100: Austrália, Nova Zelândia e Oceania
Por incrível que pareça – por conta da distância de tudo – a Austrália e a Nova Zelândia representam a região que mais explorei no mundo.
Estive vários locais que fazem parte da lista desse Top-100, e os poucos em que não fui, planejo ir logo. Você pode não estar acreditando, já que eu digo isso sobre diversos ao longo dessa série. Mas no caso do post de hoje, essa urgência é ainda maior pelo simples fato de que essa região é fantástica! Todos os locais em que estive me deixaram simplesmente embasbacado. Adicione nessa mistura cangurus, coalas e crocodilos, no fim o que você tem é o continente mais interessante do planeta! Tudo bem que esses dois países não representam o continente inteiro – não podemos esquecer do resto da Australásia – por isso continuarei usando o termo, “região”. Prontos? Vamos nessa, pessoal!
- Kimberley.
Australianos sempre falam dessa região pouco conhecida de Oz. Finalmente, consegui conhecê-la no verão de 2015. Não foi nenhum pouco difícil entender o motivo de todo o alarde.
- Uluru / Ayers Rock.
O monólito vermelho no deserto do outback é literalmente no meio da Austrália. Na verdade, não existe apenas um, mas três – alinhados: Kata Tjuta 25 quilômetros de distância de Uluru e 90 quilômetros depois, Conner. Todos eles bem distintos e com paisagens belíssimas. Estive nos três! Nos próximos links estão as fotos apenas, o texto está em russo: um, dois, três.
- A Grande Barreira de Corais.
Estive perto dessa, na Ilha Hamilton (só fotos) em Queensland, mas não na barreira de fato. As fotos são épicas e extraordinárias. E é claro, preciso ir lá logo. 🙂
- Great Ocean Road.
Provavelmente a maior estrada oceânica do mundo. Penhascos incríveis, paisagens de arenito exuberantes, pontes e arcos impressionantes, surfe, areia, sol e o deserto sem fim. Destaque para os Doze Apóstolos. Mais detalhes aqui.
- Tasmânia.
Recomendada diversas vezes pelos australianos. As fotos tornam qualquer convencimento desnecessário. Um canto do planeta realmente atraente!
- Nova Zelândia.
Um par de ilhas com beleza muito original que não se restringe a suas paisagens naturais, mas também a sua zona rural. A NZ possui o mesmo caráter bem planejado da Europa Ocidental com uma vivacidade única aliada as cores naturais por todos os lados. Até as ovelhas parecem pentear a lã antes de sair de casa :).
As ilhas são de tamanho e contraste considerável, e ao meu ver, precisam ser tratadas separadamente em uma lista como esta. Mesmo assim, já que virou costume se referir a beleza das ilhas como representantes da Nova Zelândia, seguirei essa tendência e agruparei as duas. MUITOS detalhes aqui
Talvez um dos lugares mais fascinantes nessas ilhas remotas do outro lado do mundo (para grande parte das pessoas) é sem dúvida Hobbiton. Ainda mais se você for fã de Senhor dos Anéis.
Hobbiton.
Sim, o lugar existe e é aberto a visitas.
Vulcões e fontes geotermais nas ilhas do Norte: Te Puai, Waimangu, Wai-O-Tapu, e Tongariro.
Vulcões em Waimangu.
Geotermais de Wai-O-Tapu
Tongariro.
Moeraki Boulders.
Como essas bolas de pedra gigantes vieram parar aqui ninguém sabe. Globos misteriosos similares podem ser encontrados na Costa Rica e na Terra de Francisco José. (que frio!) Por que será?
Monte Cook, Parque Nacional Aoraki
Montanhas, penhascos, geleiras, lagos – tudo com uma beleza de tirar o fôlego.
Milford Soun.
Fiordes hipnotizantes, penhascos e cachoeiras.
- Havaí.
A cordilheira vulcânica de origem incomum, possui vulcões ativos com lagos de lava fluindo constantemente, o lindo Oceano Pacífico e toda sua vida marinha, toneladas de floresta tropical. Um lugar realmente incrível. Estive em Maui e Big Island.
- Taiti, Polinésia Francesa.
Preciso conhecer esse lugar de qualquer forma, mesmo que a razão seja um pouco ambígua: localizado literalmente no meio do nada, bem no centro do Oceano Pacífico. Contudo não é difícil achar razões para visitá-lo olhando para as fotos. 🙂
Faixas bônus.
Blue Mountains National Park, Austrália.
Paisagens lindas infinitas. Não é muito isolado, possui cavernas incríveis.
Ilha Fraser, Austrália
Diversos australianos me falaram sobre a beleza incomparável da orla dessa ilha que se estende para o oceano circundante, impossível não admirar as praias e por aí vai…
E isso, caros leitores, finalizo aqui a Austrália e os arredores. Mas ainda temos o resto do nosso TOP 100 mesmo não tendo mais continentes! Tudo será explicado no próximo post – o último da série (dessa vez para valer!).