Véspera de Páscoa: tour pelo Knesset

Outra semana, mais um “aero-triângulo”, dessa vez: Moscou – Londres Jerusalém – Moscou. As atividades também foram as de praxe: conferência, palestra, reunião com parceiros e clientes. Trabalho, trabalho, trabalho…. No entanto, confesso que consegui um pequeno momento de turismo: uma visita ao Knesset.

jerusalem-israel-1

O Knesset é o parlamento de Israel – provavelmente um dos mais ativos, heterogêneos, movido a escândalos do planeta.120 membros de posições políticas, religiões, graus de tolerância e liberdade diferentes; o reality show político mais sem limites do mundo. Essa colcha de retalhos transmite uma representação do mosaico que é a própria sociedade israelense…, mas isso já é uma outra história – bem noticiada na Internet.  Contarei algumas histórias sob o ponto de vista das pessoas que de fato as viveram. Mais tarde, retomo esse ponto…
Infelizmente, como não estávamos em um dia útil, não pegamos uma das sessões. Na verdade, nem nos foi permitido entrar no plenário, já que todo mundo estava se preparando para a Páscoa judáica. Praticamente tudo estava fechado para limpeza, tudo tinha que estar brilhando para a comemoração judia. Até o bar do hotel fechou às 21h!

Nosso tour ao Kesset se resumiu a caminhar pelo parlamento e por alguns dos prédios anexos. Visitamos o Chagall State Hall, próximo ao plenário.  Não vou reproduzir o que o guia nos disse, mas se você tiver interesse – dá para achar bastante coisa sobre as tapeçarias (Gobelins) na Internet.

A cafeteria do Kenesset. Esqueça o plenário, é aqui que as decisões políticas ocorrem de fato. Pelo menos foi o que nos disseram. :).jerusalem-israel-7

Comitês do Knesset – incluindo um a respeito de “Planejamento Preventivo para terremotos!”

Sei bem que atividades sísmicas podem ser frequentes e intensas (5-6 na escala Richter por aqui), mas justificar uma comissão parlamentar por isso?! Fiquei pensando se no Japão existe uma dessas.

Veja só o que um jornalista político (anônimo) que já acompanhou diversos debates políticos da área da imprensa do plenário diz:

“A variedade de visões políticas no Knesset de Israel, o leva a variar entre o parlamento ideal a um incêndio em um abrigo durante uma enchente! Não importa como você o vê, é só dar uma olhada na programação dos 20 últimos shows no Knesset para constatar que mesmo depois de 68 anos, o parlamento continua discutido assuntos banais:” Dois judeus, três opções. “Frequento a Sinagoga 1 e não piso na 2.”

Os governos de maioria em Israel podem ser contados nos dedos de uma mão.  Eles só apareciam em situações de perigo extremo. Por décadas nenhum partido conseguiu obter maioria, nunca se viu um 61 de 120 por exemplo. Portanto, essas paredes criadas por Karavan e Chagal com o dinheiro de Rothschild testemunharam coalizões de partidos políticos completamente opostos. Por via de regra, o tom dessas coalizões é ditado por um pequeno grupo de três ou quatro pessoas, com membros pouco usuais, comunistas, judaístas da união Torah e membros do Tzomet.

Os governos de maioria em Israel podem ser contados nos dedos de uma mão.  Eles só apareciam em situações de perigo extremo. Por décadas nenhum partido conseguiu obter maioria, nunca se viu um 61 de 120 por exemplo. Portanto, essas paredes criadas por Karavan e Chagal com o dinheiro de Rothschild testemunharam coalizões de partidos políticos completamente opostos. Por via de regra, o tom dessas coalizões é ditado por um pequeno grupo de três ou quatro pessoas, com membros pouco usuais, comunistas, judaístas da união Torah e membros do Tzomet.

Today, 120 members are divided into 10 (ten!) parties and blocs. For example, theZionist Union alliance is made up of two parties that have joined forces; in the overall list as many as four parties representing the interests of ethnic Arabs have amalgamated. The interests of former USSR citizens are protected by the pretentiously named Israel Is Our Home, and immigrants from the Maghreb are represented by the Sfarad’s Guards of the Torah. Those not ‘guarding’ the Torah pay subscriptions to the organizational committees of other parties.

Hoje, os 120 membros são divididos no total de 10 partidos e blocos. Por exemplo, a União Sionista é uma aliança composta por dois partidos que juntaram forças; no geral quatro partidos representando os interesses de etnias árabes foram amalgamados. Os interesses de cidadãos da antiga União Soviética são defendidos pelo partido de nome pretensioso Israel é Nossa Casa. Já imigrantes de Maghreb são representados pelos Sfarad’s Guard of The Torah. Os que não se encaixam como “defensores de Torah” registram-se pelo comitê organizacional de outros partidos.  

Assim, esse caleidoscópio de visões políticas, alianças, partidos e políticos individuais, resulta no fato de que o Knesset é um lugar de disputas constantes diferente de qualquer outro parlamento no mundo. 

Outro detalhe que aumentou a notoriedade do Knesset é constante falta de “decoro parlamentar”. Em certa ocasião, um dos membros perguntou ao outro: “você está drogado? ” Esse tipo de fato tende a ser notícia no mundo inteiro. Mas quando o antigo primeiro ministro, líder do partido trabalhista, e ganhador do prêmio Nobel Yitzhak Rabin, descreve o colega ganhador de prêmio Nobel Yasser Araft como sendo “um pé no saco” isso sim, tende a ser destaque nas capas de todos os jornais.

Esse tipo de ofensa é frequente no Knesset, mesmo que essa conduta seja proibida. Por exemplo, o membro árabe do partido comunista e prefeito de Nazaré, Taufik Zayad ,teve seu direito a palavra revogado quando gritou ao antigo general do exército, Rehavam Ze’evi (apelidado Gandhi): “Sei bem que você tem o rabo preso, Gandhi!”. Nessa noite, ele se retratou na mídia, o que foi conveniente já que se não tivesse o feito a penalidade seria ainda mais pesada.

Entretanto, o desacordo mais caloroso que já vi no Knesset foi entre Yael Dayan, filha de Moshe Dayan, e o rabino Josef Ba-Gad do partido de extrema direita. Ba-Gad apontou para Dayan se referindo a ela como a segunda Cicciolina. Dayan respondeu na língua das escrituras sagradas “Quer saber? Você pode enfiar um poste no rabo e sumir daqui! “

Fim da citação. Impressionante.

Em seguida, estava de volta ao aeroporto. Algumas horas depois, tenho a seguinte vista de Tel Aviv.

jerusalem-israel-10

Shalom, pessoal!

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.