Diversidade Asiática

Todos os países e pessoas que neles vivem são diferentes.  Seja por História, religião,  tradições,  costumes, negócios – todos possuem graus diferentes de diversidade.  Diferenças no âmbito dos negócios podem aumentar esse espectro, variando desde liberdade completa até intervenções pesadas do estado. Viva à diversidade!  Contudo, vemos também que um diploma de universidade pode ter significados diferentes de uma região a outra…

Vamos pensar na Europa.  Ou a América Latina. Dentro dessas regiões os países diferem bastante, mas se pensarmos nas regiões, ou o continente como um todo, percebermos que há muita coisa em comum. Na Ásia, porém, não é bem assim.  Gente de fora do continente comete o erro de pensar que a Ásia não difere da Europa no que diz respeito a essa homogeneidade.

Países asiáticos apresentam diferenças muito mais acentuadas do que França e Alemanha, Paraguai e Peru por exemplo.  Até mesmo o Brasil, Estados Unidos e Espanha, possuem mais semelhanças do que Índia, Coréia do Sul e Indonésia.  Na Ásia a variação é muito acentuada.  O que torna tudo muito mais interessante.

kaspersky_apac_partner_conference_2016_1

Sempre fico animado com a diversidade de impressões,  tradições,  e rituais de negócios na Ásia. Até os mais básicos são estranhos e malucos de um jeito bem legal; por exemplo a forma correta de se cumprimentar alguém e trocar cartões de visitas. Sim, eu simplesmente amo esse aspecto do continente asiático.  

Nossa última conferência APAC de parceiros de negócios exibia essa diversidade, reunindo mais de uma centena de pessoas de mais ou menos 15 países, incluindo Austrália, Nova Zelândia e outros países da Oceânia para dar o quê a mais ou menos europeu à reunião.

A propósito, essas é a oitava APAC. Olha só a lista de todas até agora:

2009 – Sanya
2010 – Kota Kinabalu
2011 – Macau
2012 – Phuket
2013 – Bali
2014 – Hong Kong
2015 – Dubai
2016 – …

A edição de 2016 da APAC da KasperskyLab ocorreu em Danang no Vietnã. Não na cidade de fato, nos arredores, em um espaço recluso, distante das distrações da cidade vietnamita, bem uma meia do hotel até Danang por uma estrada ventosa, condições relevantes o suficiente para fazer com que qualquer aventureiro pensasse duas vezes.

O hotel tem uma função que nunca vi antes –um funicular próprio! Como se isso não fosse exclusivo o suficiente, fiquei sabendo que este é o único funicular do país!

Como sempre, obrigações primeiro. Diversão depois.

A minha ideia era turistar um pouco no pais, mas no fim a maioria dos pontos interessantes estavam bem distantes. Por isso, tivemos que nos conformar com um único ponto de interesse – As Montanhas de Mármore. Bacanas, mas nada de tirar o fôlego. Mesmo assim, se você um dia se pegar por essas bandas, vale a pena dar uma olhada. Apenas se certifique de chegar o mais cedo possível para evitar o calor tropical intenso da tarde.

Isso é tudo por hoje pessoal! Bom dia e tchau, Vietnã! Obrigado e que Deus lhe abençoe.

kaspersky_apac_partner_conference_2016_19

Já eu, pé na estrada mais uma vez!

DSC07454-pano-Pano

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.