Grécia: um tour em Atenas

A seguir nas minhas viagens gregas – Atenas. Tive um dia de folga entre reuniões de negócio para visitar a cidade.

Apesar de já ter andando bastante pela Europa todos esses anos,  por alguma razão misteriosa nunca fui ao centro antigo de Atenas. O que torna isso ainda mais estranho é o fato de que sou apaixonado por história antiga. E como todos sabemos, Atenas tem muito disso…

A meu ver, há algo fascinante sobre o fato de que esses templos, casas (melhor, suas ruínas), pontes de pedra, e grandes tijolos de pedra, tudo isso foi criado por gente como nós há milhares de anos. Claro que eles não tinham os smartphones e reality shows que temos, mas essencialmente humanos como nós, passando por problemas, experimentando dor e felicidade, nascimentos e mortes. Eles andaram, amaram, odiaram, invejaram, plantaram raízes, construíram e destruíram aqui. Aqui em Atenas, em lugares como a Acrópole e o Parthenon.

Infelizmente, uma das pontas do Pathernon está coberta por andaimes, contudo se você der a volta, você consegue ter uma visão melhor da estrutura.

Um museu a céu aberto. A construção colossal construída quase há 2500 anos – em apenas 10 anos! Uma verdadeira obra de arte arquitetônica de seu tempo. Tanto em termos de tamanho e grandeza é provavelmente digna de comparação com a Basílica de São Pedro em Roma – e também é decorada com estátuas, esculturas e afrescos.

greece-athens-7

Essas pedras! Parecido com as pirâmides, chega a ser difícil imaginar como todos foram colocados no lugar sem os guindastes modernos. Essas pedras já viram tanta coisa. E agora estão sendo reposicionadas, com o auxílio de guindastes.

A medida que essas pedras se mantêm no lugar, tão estóicas quanto possível, o que o homem faz ao redor delas? Tira teratoneladas de fotografias e selfies, ao passo que os locais, descendentes dos gregos antigos, vendem tickets e vigiam para que turistas não levem pedrinhas como souvenir.

Ainda na temática de pedras, meu companheiro de viagem A.Sh. comentou:

Ouvi uma história, apesar de não saber se é verdade, na qual os locais trazem pedrinhas durante a noite para cá, de modo que os turistas pensem que estão levando um pedaço da história sem ferir os objetos históricos de fato.

Devo dizer que se eu fosse o engenheiro responsável pela Acrópole, eu faria isso. Nem tanto para saciar a cleptomania dos turistas, mas para reforçar/concretar a estrutura. Ok, os turistas podem levar um pouquinho também, não é como se eles roubassem uma tonelada por dia, não é?

Eis a vista da Acrópole de baixo…

A Aeropagus. Sabe o que é isso (antes de clicar no link?). É o relevo na foto seguinte, não muito distante da Acrópole. Nem todo mundo sabe disso. Eu mesmo constituia esse time até agora pouco.

greece-athens-10

No subsolo, abaixo das pedras e paredes da Acrópole, vive a capital da Grécia contemporânea vive em toda a sua gloria. É notável ao andar por Atenas que o modo dr vida padrão parece um pouco espartano para o padrão europeu, mas aconchegante. Algumas casa possuem o bônus de ter uma vista privilegiada das ruínas atenienses da janela da cozinha. Imagine só!

Pedras atenienses antigas no topo do morro…

Pergunto-me se essas ruínas um dia serão reformadas? Provavelmente não. Quem sabe como as rochas foram postas de pé eras atrás? Especialmente considerando o Pathernon que foi destruído diversas vezes ao longo da história. A Wikipedia tem muita coisa interessante sobre todas essas destruições. Essa placa resumo um pouco sobre elas:

greece-athens-17

Opa. Espera um segundo. Os ingleses fizeram o quê? Roubaram tesouros gregos inestimáveis? Ou eles estavam os protegendo de novas destruições? Não sei… a placa dizia (duas vezes) que os ingleses as removeram.

Nos arredores da Acrópole estão espalhadas outros itens antigos. Por exemplo, Odeon dos Herodes Atticus. Hoje shows ocorrem aqui. (Sim, os gregos antigos entendiam de acústica). Claro, que a verão atual já foi reconstruída e reformada, mas isso não diminui a significância do fato de que shows ocorrem aqui por 1850 anos! Mil oitocentos e cinqüenta anos! Imagino quantos mizilhões já se sentaram nessas arquibancadas para assito-los.

Outra jóia da antiguidade: teatro de Dionísio. Construído há 2500 anos ainda se mantém firme e forte! Espero que seja reformado logo. Olha só! Está nos planos do governo grego. Contudo, isso foi em 2009: muito já acontece desde então no país que pode arrasar esse projeto.

Assentos VIPs!

Muita propriedade. Nomes gravados nos assentos!

Mais antiguidade… o Templo de Zeus. Foram 650 anos para construí-lo. DEZ gerações! Foi destruído por bárbaros no século III antes de Cristo. Depois disso os locais usaram as pedras em outros projetos na cidade. Não sei se isso é ainda mais bárbaro que os bárbaros!

Algumas das antigüidades aqui ainda não foram escavadas, traços de sua fundação ainda permanecem ao lado de prédios residenciais na Atenas atual. Pergunto-me se a escavação ocorrerá ainda enquanto eu estiver vivo…

A Agora da Atenas Clássico. O que é uma agora? Uma agora consistia na área central de uma cidade estado grega antiga, um Centro para interação cultural, política e reuniões esportivas. Essa agora em particular foi onde certas discussões ocorridas há pouco maia de dois mil anos levaram a experimentos com uma abordagem sócio política para a regulação estatal. Isso foi chamado de democracia.

greece-athens-36

Não sou historiador, mas é bem docuemntado que o sistema político dominante na maior parte do mundo foi inventado aqui em Atenas. Claro que ao longo dos séculos tudo ocorreu aos trancos e barrancos, mas independentemente, o que teve início aqui veio a se tornar o sistema político predominante no mundo.

O Império Romano copiou muita coisa da Grécia Antiga. A partir daí, Roma construiu a Europa baseada em seus princípios. A Europa exportou a abordagem para a América, Ásia, África e Austrália. É por isso que todas as civilizações humanas são descendentes diretas ou diretas da Grécia Antiga – o que significa também Atenas e sua Agora.

Existem muitas palavras gregas nas línguas européias! Por exemplo, Δημοκρατία (democracia), τύραννος (tirano), πολυκλινική (policlínica), βιβλιοθήκη (biblioteca), άλφα (alfa), αστήρ (astro). Whoa! Até meu nome, Eugene é grego! De volta a Agora… dois mil anos atrás esse era o centro da vida urbana. Anciões se reuniam, burocratas estatais executavam suas ordens, e todo mundo ia pafa as tavernas ou arenas no fim do dia, mercadores faziam comércio, as turfa conversava, restaurantes alimentavam, ladrões roubavam, serviços carnais oferecidos (e aceitos).

Atualmente a Agora tem essa cara:

Essa é a parte restaurada. A não restaurada está em ruínas…

Aqui passei por outro momento de conflito interno: se ruinas antigas forem encontradas de baixo da terra, deviam essas ser deixadas como estão – em ruínas, ou deviam ser restauradas com vergalhões metálicos e preenchimento de concreto com o objetivo de recriar sua aparencia original? Não tenho certeza. É como um Brexit, não dá para saber bem a posição deles sobre o assunto.

Depois de pensar por muitos tempo sobre isso, decidi que sou a favor da restauração. Acredito que é isso que os arquitetos originais iriam querer.

PS: A Atenas da Grécia Antiga era um sistema estado/político progressivo que logo testemunhou seus sistemas serem ensinados pelo homem. Atenas seguiu adiante, e regrediu.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.