Mistério em Santorini

A ilha de Santorini é famosa não apenas por suas vistas panorâmicas sensacionais, pôr do sol incrível, praias multicoloridas (branco, vermelho e preto). A ilha também é famosa por sua história antiga. Ao sul da ilha partes de um assentamento extinto foi escavado após ficar preservado soterrado por cinza vulcânica. Três armazéns, redes de drenagem e esgoto (!), além de um aspecto cultural único.

O assentamento foi soterrado por volta de 1500 anos antes de Cristo! O que significa que todas essas paredes, ruas, janelas, panelas e utensílios têm mais de 3500 anos!

 

A escavação arqueológica já acontece por quase 50 anos. Eis o que eles acharam até agora:

santorini-acrotiri-greece-4

Os utensílios de cozinha escavados, os restos de mobília, escritos ainda não decifrados e outros artefatos da civilização minóica, tudo sugere que o local um estado mercantil centralizado (ou federativo).

santorini-acrotiri-greece-5

O número de mistério que permanecem é muito maior do que se sabe de fato sobre o local.

Quem eram os minóicos? Que língua eles falavam? Para onde foram depois que o vulcão destruiu tudo?

Não existem respostas diretas. Até o termo “civilização minóica” nocional, sua origem – Minos – vem de uma lenda antiga. Do que eles se chamavam ou seu assentamento ninguém sabe. Eles deviam ter chamado de civilização misteriosa!

O que se sabe sobre a civilização minóica é escasso para dizer o mínimo…

Por exemplo, é evidente que se tratava de uma civilização navegadora. Chamar de civilização não é à toa, já que o local era bem mais desenvolvido que os arredores. Era lá que estavam edificações de três andares há 3500 anos (o que é equivalente a Manhattan hoje), sistemas de escrita (dois alfabetos: A linear e B linear), o Disco de Festo (descoberto onde hoje é Creta). Ainda é possível supor que a frota naval era muito avançada para seu tempo. Outra coisa: janelas! Janelas com molduras foram descobertas, provavelmente as mais antigas já descobertas. Em outras palavras, os minóicos podem ter inventado as janelas!

A propósito, os arqueologistas dizem que “porta” em grego antigo pode ser traduzido como “par” de alguma coisa (não lembro do quê), o que quer dizer “próximo de uma janela”. Na escavação há sempre uma janela próxima a uma porta, muito provavelmente com o objetivo de garantir que os corretores se mantivessem iluminados.

santorini-acrotiri-greece-8

O que mais de interessante?

As cidades monóicas e assentamentos escavados nunca possuíam qualquer tipo de paredes defensivas a seu redor. Isso pode significar duas coisas: ou os tempos eram pacíficos (o que eu duvido), ou o poderio marítimo dos minóicos era tão imenso que ninguém do mundo exterior ousava se aproximar deles.

Por volta de 3500 anos atrás o vulcão da ilha entrou em erupção . Primeiro veio um terremoto (ou terremotos) que destruíram o assentamento parcialmente (terremotos esses que deixaram evidências vulcânicas e arqueológicas), foi aí que tudo foi coberto por cinza vulcânica. (Um lado positivo da catástrofe é que a cinza vulcânica preservou o assentamento nos mínimos detalhes). Depois disso, veio o fluxo piroclástico o qual causou uma tsunami gigantesca (que deixou traços em ilhas vizinhas a mais de 200 e 300 metros de altitude).

Não acredita? Dê uma lida no Antigo Testamento. Lá é dito que o Egito foi coberto pela escuridão por três dias. O timing parece coincidir…

E isso foi tudo. Uma grande civilização literalmente apagada: destruída por um terremoto, enterrada em cinzas e levada por um tsunami. Desaparecida como se nunca estivesse estado lá. Extremo. Estranho. Triste.

Acredito que o significado da existência para toda a humanidade (todos os homo sapiens) é como… passar em uma prova. Sim, uma prova. Uma prova bem difícil. Os dinossauros não passaram. Os minóicos também não. E é por isso que nós, Homo Sapiens, precisamos de físicos, matemáticos, astrofísicos, físicos quânticos e todos os outros: para prever, se preparar, adaptar, refletir e sobreviver. Alguém discorda?

Para os curiosos sobre o aspecto histórico, alguns links da Wikipedia:

Akrotiri
Civilização Minóica
Knossos, Crete
Vulcão de Santorini

Para saciar minha curiosidade, fui ao museu de Santorini. Se vier aqui, lembre-se que ele fecha às 15:00…

santorini-acrotiri-greece-9

Isso sim! Os museus da Thera pré-histórica estão lotados de itens escavados de Santorini da era de Akrotiri e diversas outras posteriores. A visita a esse lugar é indispensável.

santorini-acrotiri-greece-10

As escavações Akrotiri só parecem grandiosas nas fotos. Mas na verdade, eles só conseguiram escavar um quarto do território (o coberto com o telhado). Os outros três cortados estão soterrados por metros de cinza. De qualquer forma, o que foi descoberto é incrível, sendo que tudo data de 3500 anos atrás, da Era do Bronze. Veja alguns dos itens expostos:

santorini-acrotiri-greece-11

– “De qual época data essa cadeira? Essa do Luís XV?’
– “Na verdade…” 🙂

santorini-acrotiri-greece-12

Churrasqueira pré-histórica:

santorini-acrotiri-greece-13

O prato principal: afrescos. Eles descrevem pessoas, rostos, roupas, e o ambiente. É possivel ter uma boa ideia do modo de vida dos minóicos…

O prato principal: afrescos. Eles descrevem pessoas, rostos, roupas, e o ambiente. É possivel ter uma boa ideia do modo de vida dos minóicos…

Qual era o clima, a fauna e a flora em Santorini? O clima era árido, mas haviam rios, animais e palmeiras – tudo retratado nos afrescos. Também haviam mamíferos chifrudos, a paisagem e as pessoas de 3500 anos atrás!

Agora, um pouco de negatividade…

As escavações arqueológicas em Akrotiri e o estudo da idade antiga foi muito atrasado nos anos 2000, simplesmente por falta de recursos. Essa era a razão principal pelo menos. Escavações e estudos continuaram, mas a níveis mínimos. Não é como se quantias gigantescas fossem necessárias, mas dinheiro era necessário, e não havia nenhum.

História triste. Mas melhora. Descubra como nos próximos posts…

Todas as fotos de Santorini estão aqui.

 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.