Bem vindo a Groelândia!

Por algum motivo, cruzo o Atlântico Norte com frequência. Europa-América-Europa. Outras vezes Ásia-América-Europa. Além de outras combinações exóticas. Por exemplo, às vezes, voo para a Groelândia. Isso ainda ocorre normalmente de noite, então nada para relatar nesse ponto. Outras vezes, vou de dia, mas o tempo está polar demais para ver qualquer coisa. Em poucas ocasiões, tiro a sorte grande: voar por cima da Groelândia com sol!

Um desses raros exemplos foi em julho de 2012: viagem louca, avião maluco, tempo bom doido.

grenlandiya_1Já em julho de 2016, temos tempo bom mais uma vez no caminho até a terra do branco. Contudo, dessa vez, não estarei apenas de passagem, não só pousarei, como passarei alguns dias.

grenlandiya_2Durante o voo, fiquei pensando sobre como todo mundo já ouviu falar da Groelândia, grande e branca lá no alto de todo e qualquer mapa mundi. Talvez todo mundo já tenha ouvido uma ou duas histórias estranhas sobre o local, mas dificilmente já esteve lá, dificilmente colocou os pés nesse chão congelado por milênios ou experimentou a comida tradicional. Bem, depois dessa viagem, farei parte do grupo seleto que já esteve aqui.

Até os pilotos – que tem uma cota maior de vistas incríveis panorâmicas que outros – pegaram seus smartphones para capturar o cenário incrível lá embaixo. Era a primeira vez dos dois no país…

Olha só! O piloto no comando deixa o posto para o copiloto, enquanto filma o pouso! Nunca tinha visto isso!

grenlandiya_14

Aqui estamos, no aeroporto internacional da Groelândia.  Uma palavra: modesto (pensando que ele é feito para atender um país inteiro)!

grenlandiya_15

Olha lá a caçamba bem no meio da foto!

grenlandiya_16Tudo é longe daqui. Contudo, pela primeira vez, o Polo Norte não está tão longe assim! 🙂

São cinco horas e 20 minutos até Moscou. Mas tenho certeza que foram mais de seis.

Duas curiosidades sobre o carimbo no passaporte:

Primeiro, a Groelândia fica em território dinamarquês, não dá para chegar aqui com apenas um visto Schengen. Como se trata de um “país independente dentro do Reino dinamarquês”, você precisa de um visto separado para a Groelândia. O visto é igualzinho ao Schengen, só que no lugar de “Schengen” tem “Groelândia” escrito.

Segundo, pela primeira vez na minha vida, não recebi o carimbo na janelinha dos serviços aduaneiros. Nem passamos por algo parecido com isso. O oficial de imigração ficou ali, olhando passaporte por passaporte, a capa, o visto e pronto, carimbava “Bem-vindo a Groelândia” estampado no carimbo e no pavimento. Teria tirado uma foto, mas você sabe como são essas coisas de imigração: fotos proibidas!

Rapidamente pegamos o voo de conexão em um avião da Air Greenland e lá fomos nós de novo. Curiosamente, todos os aviões da companhia são pintados em vermelho, nada discreto. Ainda mais legal, todos os aviões daqui são pintados assim. Eu teria pensado em uma ou duas outras cores antes dessa.

grenlandiya_19PS: para os curiosos entre os leitores, tenho duas perguntas a respeito da aviação da Groelândia:

1. Por que todas as aeronaves na Groelândia (e helicópteros) são pintados de vermelho?

// PS: Não só o transporte aéreo que é pintado de vermelho; outros meios de transporte também, e não só na Groelândia.

2. Por que voos internacionais só chegam a um local tão pequeno quanto Kangerlussuaq na Groelândia oriental, e em nenhum outro lugar, e os passageiros precisam de voos de conexão nos pequenos aviões vermelhos?

Respostas nos comentários, por favor!

Voltamos amanhã, pessoal! Com mais sobre nossas aventuras na Groelândia…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.