Groelândia parte 3: uma voltinha em Nuuk

Groelândia! Uma ilha grande ao ponto de poder competir com um continente! Só é 3 vezes e meia menor que a Austrália. Contudo, se as geleiras continuarem a derreter nessa mesma taxa, a ilha deve se elevar, já que o peso da ilha será menor. E já que isso vem ocorrendo mais rápido que a elevação do nível do mar, não há de demorar muito antes que a Groelândia se une a América do Norte. Eles terão de preparar uma fronteira em terra com o Canadá!

Os guias locais nos disseram que há dezenas de anos, a Groelândia se elevaria meio centímetro por ano, ano passado, aumentou 4,5 cm.

Aqui estamos na capital da Groelândia, uma das menores cidades capitais do mundo. Você conhece a bandeira da Groelândia? Veja só:

Greenland_1

Em uma de minhas expedições até Kamchatka, alguns dos locais me disseram uma frase que não esquecerei: “Temos tempo bom aqui em Kamtchatka, o clima que é um pouco severo!” Essa frase também se aplica à Groelândia. A ilha inteira tem apenas 56.000 habitantes, e não é difícil entender o porquê:  dificilmente você encontra um pedaço de terra que não esteja coberto por gelo, no qual você poderia construir uma cidade, fábricas, parques, bares e todo o resto. E claro, esqueça florestas, o que significa que toda madeira é importada! Na verdade, praticamente tudo é importado! Menos os icebergs!

O PIB é de 37 mil dólares! Isso são 12000 a mais do que na Rússia, perdendo apenas para o Reino unido, sendo o mesmo da Espanha e 10.000 dólares maior que o de Portugal. Nada mal para um pais com nadica de nada além de neve e gelo. Uma rápida olhada nos dados da CIA e confirmamos que são basicamente os mesmo do Wikipedia. Impressionante!

Para os que me conhecem – ou leem esse blog regularmente – sou curioso, sobre qualquer coisa. E isso sem dúvida é curioso: como diabos um país consegue produzir 37.000 dólares por anos para cada habitante?

Ah, mas é claro! Eu devia ter advinhado! Peixe! E molusco, do qual a Groelândia é o maior produtor do mundo. Nunca pensei que os camarões do meu coquetel provavelmente eram da Groelândia!

A Groelândia também tem uma atuação expressiva no concerto de embarcações. Contudo, se você der uma boa olhada nas finanças da ilha, nem tudo está tão bom quanto parece: o país é altamente dependente do suporte econômico da Dinamarca. Ainda assim, aposto que a Dinamarca cobra impostos de todas as exportações de frutos do mar, de modo que duvido eu a Dinamarca anda reclamando por aí. (alguém tem mais informações sobre isso? Comentem!)

De volta a Nuuk. Moradores locais gostam de se gabar do fato de que essa é a menor capital do mundo, mas eu discordo. E o Vaticano? E todos aqueles estados independentes do Caribe e das ilhas do Pacífico? Andorra? Bem, discordei mentalmente. No lugar de discutir sobre tamanhos de capitais, uma ideia muito melhor era circular pela capital em questão.

Anstatt sich über die Größe von Hauptstädten zu streiten, war es eine viel bessere Idee, einen Spaziergang durch diese spezielle Hauptstadt zu machen…

Eis os aeroportos e seus aviões vermelhos:

E o centro:

Como qualquer capital, temos sinais de trânsito: um par! A população local nos contou que existem apenas dois não só na capital, mas no país inteiro! (Estou amando todas as curiosidades únicas até agora)!

Também ficamos sabendo pelos moradores que todo mundo na capital se conhece, como em cidades pequenas. Aparentemente, eles param para trocar ideia na rua com frequência, sendo esse um dos principais meios para o compartilhamento de notícias, muito melhor que a internet, a qual é surpreendentemente lenta aqui. 🙂

Greenland_11

Nome excelente para uma loja.

A língua nativa, que não é o dinamarquês, mas o groenlandês, é extraordinário ao ouvido e de difícil pronuncia. Uma língua esquimó-aleutiana, a língua falada por 90% da população.

Greenland_14

Como exatamente se pronuncia dois “qs” juntos?

Essa é a residência do Primeiro Ministro. De verdade! Nosso guia que nos contou.

E essa é a casa mais antiga na capital. Construída em 1728.

PS1: “Obrigado” na língua local é “kuyanak”. Anotei essa para não esquecer.

PS2: Debaixo de todo o gelo tem verde na Groelândia!

Greenland_23

Os guias tiveram muito cuidado para que notássemos todo o verde; também esses caiaques  usados pelos primeiros groenlandeses para a colonização; esses dispositivos de corda e madeira são usados para ensinar as habilidades esquimó para as crianças.

De maneira geral, um ótimo local. Especialmente em junho, com o céu limpo o sol e o calor.

Contudo, não gosto nem de pensar como é no inverno.

Greenland_29

Eis a vista do meu quarto de hotel, falarei um pouco mais sobre isso…

Greenland_30

…Até porque, ainda preciso falar de geleiras, icebergs e as diversas paisagens dos fiordes!…

Enquanto isso, todas as fotos da Groelândia estão aqui.

Vejo vocês amanhã pessoal!…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.