Groenlândia, Parte 7- Graciongelante

Como prometido ontem, aí vão MUITAS fotos….

Então pega a pipoca, a sua bebida predileta e vem comigo…

Com todos os mini-berg boiando no mar, a velocidade do barco fica reduzida para melhor navegação…

Cachoeiras!

Glacialicious_11

Um “taxi aquático” passa rápido!

Glacialicious_12

Icebergs são incríveis; geleira maciça- grande- cheia, é outra maravilha. Eis as fotos:

Uma geleria. Até que enfim! Uma das coisas que molda montanhas com o movimento lento através dos milênios. Fenômeno incrível.

Pode ser observado (a noite ou de dia, pois nunca escurece nessa época do ano aqui): do barco ou da terra- de uma cabine de um único hotel aqui. Aconchegante!

Glacialicious_17

(À proposito um grande obrigado ao Touring Greenland pelas informações (eu não chequei outras fontes online).)

Essa geleira chamada Egip Sermia, e é a maior de todas elas. Nossos guias nos deram alguns fatos e fotos sobre a geleira, o que, como esperado, me deixou curioso. Logo vai ficar mais claro o que quero dizer sobre isso..

De acordo com eles, de 1912 até 2007 a geleira se moveu, até o vale em que se encontra, numa velocidade de 2 a 3 metros por dia. No entanto, em 2014, as medições mostraram um aumento de 11 a 15 metros por dia.

Mais números: O ponto mais alto dessa geleira acima do mar-~200 metros; a profundidade media da geleira abaixo do mar (que começa no leito marinho)-~100 metros. E o seu comprimento é de- 3500 metros. Então isso nos dá, se a minha calculadora não estiver enganada:

300m X 13m/dia (media) X 3500m=~14 milhões de metros cúbicos por dia; que é, ~570.000 metros cúbicos por hora! Mais de meio milhão de metros cúbicos de gelo!!! Espera aí. Isso não deve estar certo né?

Então, com o que comparar pra que esses valores sejam mais tangíveis? Vejamos…

Um vagão de frete ferroviário suporta até 100 toneladas de carga. Então isso faz 5000 vagões por hora. O comprimento do vagão é de aproximadamente 20 metros. Isso significa que a “remessa” do gelo em termos de ferroviária seria… um trem feito de vagões com 100km de comprimento- por hora! Agora facilita visionar o quão vasto isso é. Meu Deus!!!

Ok, isso são os números. Mas às vezes, é possível ver esse movimento- pelo menos em vídeo, como esse ou esse, os dois gravados na Groenlândia, o último- perto de Ilulissat. A propósito, foi um iceberg movimentando-se da Groenlândia que colidiu com o Titanic.

O barulho de um pedaço do iceberg se desprendendo lembra um canhão velho sendo disparado. E o gelo caindo na água (saindo dela) pode causar mini tsunamis com ondas de até 20 metros de altura. Eles até tem alertas de o quão distante essas ondas atingem e onde é seguro para observar.

Glacialicious_18

Detalhes sobre a vida glacial /icebergs podem ser encontrados aqui nas paredes em cartazes. Eu não consegui encontrar qualquer detalhe na internet, mas confesso que não me esforcei muito para encontrar.

Glacialicious_19

Observar os movimentos dos icebergs pra lá e pra cá, com ocasionais quebras de pedaços ou choques, é pura alegria. Pode-se fazer isso por dias…

Aqui uma indicação de geleiras importantes caso queira checar mais de perto…

Glacialicious_24

Mas como não tivemos tanto tempo para caminhadas- nosso helicóptero já estava lá para nos buscar e proporcionar mais vistas aéreas maravilhosas de todo esse gelo…

)

 

 

 

 

 

Bright red – naturally :)Vermelho como já era esperado 🙂

Glacialicious_26

E lá vamos nós!

Acabou a pipoca? Ah, que pena! Vai lá pegar mais! Ainda temos muito pela frente…

Essa é a geleira vista de cima:

Glacialicious_34

No verão, o sol provoca derretimento das geleiras, o que pode resultar na formação de riachos e lagos em cima dos blocos.

Atracamos na geleira. Hora de caminhar!

Esses buracos são resultado da deposição de poeira nas geleiras. As partículas de poeira se aquecem no sol e perfuram o gelo. Os riachos carreiam sedimento que formam bancos de areia escura.

O solo parece com borra de café recentemente usada. Nossos guias no contaram que o sedimento foi estudado e foi descoberto que ele chega da Groelândia vindo do mundo inteiro – até do Saara. Eles também nos disseram como a maioria da poeira -95% – é de origem natural (desertos, vulcões, meteoritos, entre outros), deixando 5% resultante de ação antrópica.

Vejam só esse rio!

Glacialicious_47

Tão claro e azul…

Glacialicious_48

Muito convidativo…

Sim, não pude resitir..

Uma vez que todo mundo me viu fazendo, nem os guias resistiram ao desafio. O que acabou em uma corrida entre Groelândia e Rússia!

Revigorante e intense. Bem frio e divertido.

Infelizmente, o time da casa venceu. Mas claro, eles conhecem o território.

Glacialicious_56

Na verdade, nossos guias disseram nunca ter nadado nos rios daqui. Além do mais, eles nunca conheceram ninguém que tenha o feito de roupa de banho! Depois de nós, eles adicionaram “dar um mergulho” na lista de coisas divertidas a se fazer na geleira.

PS: Se um dia vocês vierem para a Groelândia (sei que serão poucos), e para uma geleira em um helicóptero (menos ainda), e decidir dar um mergulho (ainda tem alguém ai?) bem, não esqueça os chinelos: o gelo debaixo d’água é muito gelado. Outra dica: use uma corda de segurança. Para garantir.

Voltamos ao helicóptero e seguimos em frente…

Vejam só, algumas baleias! Contudo, elas estavam bem distantes, de modo que não pudemos vê-las bem. Conseguimos ver as baleias vê-las muito melhor no Havaí.

Bem, isso é tudo de icebergs e geleiras, pessoal! E quase tudo da Groelândia. Apenas mais uma parada sobre a acomodação e detalhes de uma cidade da Groelândia. A seguir…

Enquanto isso…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.