Nadando pelo mundo – Parte 1

A prática de esportes radicais recentemente nas águas da Groelândia ensolarada me fizeram ter uma ideia. Talvez eu pudesse tentar mergulhar na minha memória para recordar alguns dos momentos incomuns, interessantes e divertidos que nadei em todo o mundo – um “Top dos melhores lugares para nadar”. Nadar, dar um mergulho, ou simplesmente mergulhar o corpo em água, com em banheiras de  hotéis, que eu já fiz várias vezes, em todos os tipos de lugares estranhos e maravilhosos…

Tomar um banho: é um tema interessante – especialmente agora, durante a temporada de verão europeu, viagens para a praia e sugestões de atividades aquáticas estão aqui. É bom aproveitar o momento já que alguns de vocês estão perto de uma piscina, lago, mar ou oceano agora, e podem correr o risco de perder o melhor. Assim, sem mais delongas, vamos começar com as atividades aquáticas.

Agora, o plano é este: vou tentar limitar as experiências e sugestões em águas naturais. Mega piscinas, parques aquáticos e spas não estarão incluídos nessa lista. Eu vou tentar discutir apenas experiências mais incomuns e orgânicas. A ideia é literalmente nadar por todo mundo: América, Europa, África, Ásia e Austrália. Eu não vou falar sobre Antártica porque não consegui nadar por lá. Claro que  se alguém acha que falta algo na lista, por favor nos diga, mande comentários. Vamos adorar suas sugestões….

Vamos começar pela América do Norte.

Eu fui para o Alasca, mas c estava na Antártida, então tinha outras coisas em mente, nadar não foi uma prioridade não foi natação .. Por isso, vou falar diretamente sobre Greenland, tecnicamente, é na América do Norte …

  1. Um mergulho entre os enormes pedaços de gelo groenlandês.

Para nadar flutuar vestido como o mascote da Michelin  entre enormes pedaços de gelo e icebergs flutuantes, tocá-los, ou mesmo subir neles é uma experiência inesquecível. Não há nada a temer: esses trajes coloridos são secos e confortáveis. Apenas as mãos tocam na água, mas só um pouco.

Mas se há uma banya na praia, você pode nadar sem a fantasia do mascote da Michelin … só não sugiro que nade muito tempo com trajes comuns de banho, pois você pode ser considerado uma masoquiesta. De qualquer forma não há nada tão revigorante como um mergulho no mar da Gronelândia após um banya .

  1. Em um rio glacial.

Também na Groenlândia, mas desta vez em uma geleira. Provavelmente não há muitas geleiras no mundo deste tamanho (talvez nenhum maior do que essa) que ao derreter no verão forma córregos, rios e lagos no topo da própria geleira. Água pura (que acaba de derreter) forma córregos e lagos azul-turquesa, com um deserto branco gelo que cobre tudo o que você pode ver. O único inconveniente é a temperatura baixa de gelo sob seus pés quando estiver nadando. Você precisa usar chinelas …

Então, acabamos com as dicas na América do Norte? Não, mas as demais opções não são grande coisa. Claro, que há a Flórida e as Bahamas, mas tente nadar em Everglades, e as Bahamas, bem, eu não consegui chegar à praia. Miami? Não é um grande negócio, e não parecia tão incrível. Na alta temporada, a praia está cheia e você tem que manobrar muito bem para chegar ao mar. O mar está cheio. E as opções de lugares para nadar não são boas. Esta é a terceira vez que eu venho, mas nenhuma delas utilizei a câmera para fotografar o mar, porque eu não acho que vale a pena.

Swimming_16

No me impresionaron mucho las playas y el mar de Las Bahamas. Y también hay muchísimas precauciones: “Mantenerse en el camino”, “No nadar a más de 20 metros del borde”, “Cuidado con los témpanos”, y más ☺.

Swimming_17

Essas são minhas dicas sobre a América do Norte. Continuo as sugestões na América do Sul, onde as possibilidades de natação são muito mais interessantes…

  1. Península de Yucatán e Cancún, México: Cenotes e rios subterrâneos.

As aventuras nas águas frias de Yucatán são fenomenais. Há muito mais coisas interessantes pela água do mar (Kukulkan, Riviera Maya, Cozumel). Uma visita a Ik Kil é uma experiência que nunca vou esquecer: subterraneamente subline. Não vou descrever mais, melhor olhar as fotos. A água mais cristalina com uma temperatura ideal para a nadar, com pequenos peixes nadando felizes. Agarrado a uma videira, cachoeiras ao fundo e o sol quente no céu. É perfeito!

Mas o rio subterrâneo Rio Secreto (somente fotos, o texto russo) que não é tão longe de Cancún é ainda melhor. Labirintos de água corrente, cavernas e grutas; estalactites, estalagmites … geologia pura! Você começa com água até os joelhos, em seguida, até a cintura, e em seguida é tão fundo que terá que nadar através de túneis e lagos subterrâneos. Aventura subterrânea!

  1. Nadando com os golfinhos, Varadero, Cuba.

Eu sei que há muitos resorts onde é possível nadar com golfinhos. Mas eu só tentei uma vez, em Varadero, o lar de inúmeras praias de areia branca, e os mamíferos marinhos mais bonitos. Eles se aproximam, parecem que beijam, sorriem, cantam e piscam. Eles também executam movimentos se ouvirem um apito “chefe”. Dá té vontade de ter um de estimação☺.

Mesmo sem os golfinhos, Varadero é um ótimo lugar. Você tem que ir e conhecer a praia pelo menos uma vez na vida. Eu nunca tinha visto areia tão branca. Branca é escaldante que só após o sol do meio-dia vai esfriando. É incrível!

Não tenho certeza como está Varadero hoje, a última vez que fui foi em 2005.

5.- Cataratas de Iguaçu, Brasil.

As Cataratas do Iguaçu não são um espaço indicado para banho… mas dependendo das condições climáticas e de vazão de águas, passeios de barco são permitidos.

Em barcos que parecem de brinquedo, empresas de turismo oferecem passeios até as cataratas, pelo menos até a parte mais próxima da queda d’água. Um verdadeiro espetáculo. Nunca tinha visto uma força da água tão impressionado. Isso que só fui nas laterais. Alguns mais aventureiros são atirados na água. Eu evitei a aventura e deixei para os mais valentes. Na foto, o barco que mencionei:

É uma pena que esqueci o xampu. Afinal, parece o o maior chuveiro no mundo!

Faixa bônus

Outros lugares que são imperdíveis no quesito natação na América latina…

Uma das praias mais famosas do mundo é a de Copacabana, no Rio de Janeiro. Para alguns, mais infame que famosa, pois tem vários casos de situações perigosas para seus visitantes. A cidade do Rio de Janeiro e suas praias têm sua beleza ofuscada por altos índices de criminalidade.

Então, curta a praia, ma fique atento!

Outro estado com praias belíssimas no Brasil que vale conhecer é Salvador. Com areia dourada e dunas incríveis ao longo da costa brasileira do Atlântico, as praias são extremamente belas, principalmente, se busca opções para sair do roteiro comum dos turistas.

Fui apenas uma vez, mas o clima estava ruim, por isso devo voltar para viver a experiência corretamente…

 

 

Recomendo visitar este lugar, apenas se você gostar de turismo “nativo”. Poucos turistas conhecem esta praia, e talvez você precise saber um pouco de português para conhecê-la. Mas para aqueles introvertidos, se quiserem contratar serviços turísticos pode cair no problema de uma multidão atrapalhar seu contato com o paraíso. :).

Qualquer guia para com os melhores lugares para nadar na América do Sul estaria incompleto, se não incluir Valparaíso, no Chile. Aqui, a história de como cheguei lá.

Enquanto, estava sentado em uma rocha no Pólo Sul no mês de janeiro, como os nativos fazem, comecei a planejar a nossa rota de volta para Moscou. Meus companheiros de viagem e eu decidimos passar alguns dias em uma praia quente para recuperar e aclimatar após o intenso frio na Antártica. Foi então que me lembrei de como os nossos Klers chilenos falavam dos maravilhosos resorts na praia que o país tinha. E como eles estavam no meio do verão com a praia a 33° ao sul (como Tel Aviv está a 33° norte), decidimos ir a essa praia  tão admirada.

E lá fomos nós.

… Fomos surpreendidos: uma praia maravilhosa, céu azul, e uma temperatura de, pelo menos, na casa do 30, e os milhares de pessoas curtindo a praia … estavam na praia; não no mar. Que estranho! Por quê? Talvez já estivessem acostumados com o mar e não parecia nada de especial (como é, por exemplo, para um russo, que, invariavelmente, vivem muito longe do mar. Ou a temperatura estaria muito alta para eles também?

Swimming_48

Naturalmente, decidimos descobrir por nós mesmo. E em segundos, descobrimos porque ninguém estava no mar…

 

…. Estava muito gelada!

Swimming_51

Brrrr. Por isso, decidimos descartar a praia e ir visitar a cidade e conhecer seus grafites…

E visitar os terminais de carga…

… com esse pequeno amigo acompanhando.

Como chegou até lá, nunca saberia :).

E com isso concluímos nossas dicas de banho em locais naturais nas Américas..

Muito em breve, faremos dos demais continentes! …

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.