Fim de semana nas alturas

vulcanismo é um dos meus passatempos preferidos. Tenho verdadeiro fascínio em escalar o vulcões pelo planeta. Há algo em sua beleza, poder, força, vitalidade, ardor, lavas, crateras, caldeiras, lagos… deu para perceber minha paixão, né?

Mas nem tudo são flores, escalar vulcões tende a ser doloroso: normalmente, vários dias são necessários, em alguns casos várias semanas, para explorá-los bem. Eles são enormes, com difícil acesso e frequentemente estão localizados em conjunto. Mas um dia me falaram sobre o Monte Aragats: um “fim de semana vulcânico” especial.

E aqui está. Como você pode ver, não é muito longe da capital da Armênia – diminuímos o adjetivo “inacessível” da lista. É grande e tem mais de um pico. Tudo isto justifica a necessidade de um fim de semana :). Curto, mas suficiente para uma experiência única, veja nas fotos:

Este é um vulcão muito antigo, por isso, sofreu as intempéries  ao longo de milhares de anos; mas isso é apenas metade do seu charme.

Tem 4 picos, os mais altos com 4.900 metros acima do nível do mar. Aqui está:

armenia-aragats-volcano-7

 

 

 

 

 

Infelizmente, escalar o pico mais alto teria tomado todo o fim de semana, e demanda um pouco mais de preparação (que não fiz). Portanto, decidimos subir os picos a oeste e sul; e eles não são muito mais baixos: 4.007 e 3.879 metros, respectivamente.

Aqui estamos nós, no pico oeste:

On top of Mount #Aragats #Armenia // На вершине #Арагац #Армения

A photo posted by Eugene Kaspersky (@e_kaspersky) on

 

Não deixe de experimentar um pouco da melhor bebida deste país 🙂 impensável e inadequada …

armenia-aragats-volcano-11

Caminhe cerca de 4 km acima do nível do mar não é problema para um turista com uma condição física média. No entanto, se você correr até lá sem qualquer processo de aclimatação, você ouvirá um som de zumbido e sentirá um tremor no resto do corpo (doença de altitude). Por isso, é melhor tomar cuidado na subida; e claro, vá apreciando a vista fantástica. As partes mais difíceis são os lugares onde encontramos rochas soltas. Situação recorrente, mas relativamente complicada. De qualquer forma, não precisa usar o equipamento de escalada completo para se aventurar por aí …

Aqui estamos nós, no pico sul:

Essa é a vista de cima:

armenia-aragats-volcano-18

Antes de conseguirmos dizer “brandy ou conhaque?”, já era hora de iniciar a nossa descida até o lago …

O Lago Kari e a vista do pico sul:

armenia-aragats-volcano-23

A água do lago chega a 5 graus no verão, o que é suficiente para um mergulho rápido! Pode não ter sido o mergulho mais frio que eu tive, mas eu tenho certeza que foi o mais alto – a 3.200 metros acima do nível do mar.

Depois de nadar, tivemos um jantar ao lado do lago. E pela primeira vez na minha vida, eu tentei o kash da Armênia.

armenia-aragats-volcano-27

Meu estômago não é nada exigente. Mas eu vou ser honesto … com todo o respeito, não foi meu prato favorito. Na verdade, eu não gostei do sabor. Nem um pouco. Felizmente, há também foi carne no menu. Ufa! Precisava comer alguma coisa depois da escalada 🙂

E esse foi nosso “fim de semana vulcânico”: chegamos no fim do dia da sexta-feira, dormimos em um hotel (substituindo as tendas) ao lado do lago, para na manhã seguinte, escalar alguns picos e voltar para o acampamento à noite.

armenia-aragats-volcano-28

Começamos a caminhar logo cedo no sábado (às 7 h) – e voltamos por volta das 17 h. Mas nesse curto período de tempo, escalamos 2 picos e ainda conseguimos fazer algumas paradas e alguns “programa cultural”.

armenia-aragats-volcano-29

Todas as fotos da nossa viagem para o Aragats estão aqui.

 

Mas isso não é tudo! Eu quero fazer uma menção especial ao Observatório Byurakan, que está entre Yerevan e Aragats.

Ele tem um monte de história, mas, infelizmente, hoje quase não funciona. Telescópios como este precisam de muito investimento, mas infelizmente não há muito dinheiro disponível. No entanto, é importante destacar que esse ponto não é exatamente o lugar ideal o estudo das estrelas lugar: pó atmosférico, luz e ar quente obscurecem o Yerevan.

Mesmo com a minha câmera, eu podia ver o brilho da grande cidade arruinar a visão das estrelas.

armenia-aragats-volcano-33

Apesar disso tudo, os turistas curiosos podem admirar o telescópio….

Este é um telescópio de 2,6 metros, dos anos 70, quando ele era uma peça rara de tecnologia astronômica a nível mundial.

 

Estes são os controles do telescópio. Bem vintages. E um passarinho me contou que esta equipe foi herdada de um submarino soviético dos anos 70!

Isso é tudo sobre a Armênia, amigos. Em breve, estou de volta….

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.