9 setembro 2016
Hidroterapia – Estilo Genebra
Um dos principais pontos de interesse turístico em Genebra é a fonte do Lago Genebra. Visitei Genebra por volta de cinco vezes… ou mais, mas definitivamente menos de 10. De qualquer forma, estive aqui muitas vezes, mas nunca tive a chance de ver a fonte de perto. Seja qual for o motivo das últimas vezes, nunca dava tempo, mas dessa vez funcionou. E consegui. Eis a fonte, em toda sua glória.
O poder da água, o barulho e os respingos são incríveis. Principalmente em dias ensolarados.
A propósito, a fonte tem uma história bem maneira. A primeira versão foi instalada ainda em 1886, era menor e mais simples. A atual está aqui desde 1951, o que significa 65 anos de idade! O jato atinge uma velocidade de 200 km/h e a água atinge 140m, de acordo com uma placa de informações próxima.
Uma vista mais geral:
Esse é o pequeno Rio Ródano que flui do lago Genebra para o mar.
Colegas locais me contaram que no tempo quente (quando a temperatura supera os 30 C como agora) as pessoas vão para a praia, e as mais corajosas pulam no Ródano de uma das pontes de Geneva. Eis a ponte:
Pula-se assim:
Ou assim:
Ou de muitos outros jeitos:
Daí eles nadam até as praias ou piers:
Quando as comportas se abrem (para regular o nível da água), a água no Ródano começa a fluir bem mais rápido, de modo que as pessoas embalam suas coisas em sacos a prova d’água, jogam seus pertences na água e pulam atrás, flutuam rio abaixo junto com suas coisas.
Pena que tenho que ir e minhas coisas estão dentro da mala em um carro bem longe do parque… Mas continuei – reuniões de negócios em Milão eram as próximas na minha agenda. Então deixarei para a próxima vez que estiver em Genebra em um dia de sol em que as comportas sejam abertas.