A história incalculada das calculadoras mecânicas

Meu encontro com o Papa reviveu em minha memória a existência de dispositivos como o aritmômetro. Alguns da minha geração ainda podem se lembrar do dispositivo em uso, já os mais novos o verão como uma relíquia, de tempos bem distantes – de quando ainda não existia Facebook (imagina?), ou internet (O QUE?).

Contudo, o mundo inteiro dependia desse dispositivo analógico pré-digital. Portanto, hoje falaremos de aritmómetros, pois a história vale a pena ser contada, ainda mais quando é interessante e intrigante como essa.

Que invenção! Claro, você pode ler tudo sobre na Wikipédia, mas aqui darei um resumo do que é mais importante na minha opinião.

As calculadoras mecânicas aparecerem… há mais de 2000 anos! Os gregos antigos já as usavam! Não sabia? Eu meio que sim, mas não lembrava de todos os detalhes. De modo que procurei por alguns detalhes para refrescar minhas sinapses.

Vejo só, aí está a belezura! A máquina de anticítera originada há um ou dois séculos antes de Cristo, isso quer dizer mais de 2100 anos atrás!

A máquina da anticítera é um computador analógico ancião que junto com modelos do sistema solar eram usados para prever posições de astros e eclipses para propósitos de marcação de dias e astrológicos, bem como para as olimpíadas, o ciclo dos antigos jogos olímpicos.

Encontrado em uma caixa de madeira de 340x180x190 milímetros, o dispositivo é um mecanismo complexo que consiste em pelo menos 30 engrenagens de bronze. Seus vestígios foram encontrados como um único caroço, depois separado em pelo menos três fragmentos maiores, que agora estão divididos em pelo menos 82 fragmentos depois dos trabalhos de restauração. Quatro desses fragmentos continham engrenagens, enquanto epígrafes foram encontradas em muitos outros. A maior das engrenagens tem quase 140 milímetros de diâmetro e possuía originalmente 223 dentes. (Wikipédia)

Ah, esses gregos!

Avance 1600 anos, e o próximo exemplo de calculadora mecânica foi projetada por Leonardo da Vinci. O dispositivo era uma máquina de soma 16-bit com engrenagens de 10 dentes.

Outra pausa longa – de 120 anos…

Registros sobreviventes de Wihelm Schickard em 1623 reportam que ele teria projetado e construído a primeira tentativa do que viria ser a calculadora atual. Sua máquina era composta por duas tecnologias: primeiro o ábaco feito pelos ossos de Napier, para simplificar as multiplicações e divisões descritas seis anos mais cedo em 1617, para a parte mecânica tinha um pedómetro para realizar as adições e subtrações.

Duas décadas depois…

Blaise Pascal projetou uma calculadora para diminuir o fardo de cálculos aritméticos. Essa foi chamada de Calculadora de Pascal ou La pascaline.

30 anos depois – finalmente…

Uma máquina calculadora foi inventada na Alemanha pelo matemático Gottfried Wilhelm Leibniz. Foi a primeira calculadora que podia executar às quatro operações aritméticas. Sua construção mecânica chegava a ser a frente do seu tempo.  

Depois disso, uma verdadeira corrida armamentista de calculadoras teve início.

 [Em 1674 veio] a máquina aritmética de Samual Morland na qual as quarto regras fundamentais da aritmética podiam ser calculadas “sem ter que gastar seus neurônios ou expor os cálculos à imprecisão”. (vista por muitos como a primeira máquina de multiplicar)

Em 1709…

 [Giovanni] Poleni foi o primeiro a construir uma calculadora que utilizava uma calculadora de ponteiro.

E aí vem os aritmómetros.

O aritmómetro de Thomas de Colmar se tornou a primeira calculadora mecânica comercialmente bem-sucedida. Seu design robusto lhe deu reputação de confiança e precisão o que a tornou um elemento de grande importância na caminhada entre computadores humanos para máquinas de calcular que se deu durante a segunda metade do século 19.

Seu lançamento em 1851 trouxe a calculadora mecânica para a indústria, que finalmente construiu milhões de máquinas até 1970!!! Por quarenta anos, de 1851 até 1890, o aritmómetro foi o único tipo de máquina calculadora em produção comercial e foi vendido ao redor do mundo inteiro. Durante a última parte desse período duas empresas começaram a fabricar clones dos aritmómetros: Burkhardt da Alemanha, que começou em 1878 e Layton do Reino Unido, que começou em 1883. Eventualmente, quase vinte empresas europeias construíram clones do aritmómetro até o começo da Segunda Guerra Mundial.

Enquanto isso na Rússia, na mesma década (1850-1860), Pafnuty Chebyshev  fez o primeiro aritmómetro russo.

Menos de uma geração depois, outro residente russo (engenheiro e imigrante sueco) começou a manufatura do aritmómetro de Odhner

De 1892 até o meio do século 20, companhias independentes passaram a produzir clones do aritmómetro de Odhner, e até 1960 com milhões de exemplares vendidos tornou-se um dos tipos mais bem-sucedidos de calculadora mecânica já desenvolvida.

Avance até 28 de setembro de 2016, e um tal de Eugene Kaspersky dá ao Papa Francisco um dos aritmómetros de Odhner.

 

Sua produção industrial começou oficialmente na oficina de Odhner em São Petersburgo.

A oficina modesta se tornou uma fundição de cobre, nomeada Fábrica de Odhner-Gill, na qual em seu primeiro ano foram produzidos 500 aritmómetros. A fábrica aumentou sua produção rapidamente, o que resultou em mais de 5000 aritmómetros produzidos em 1896. As vendas da calculadora se expandiram no mundo inteiro, tornando a empresa a primeira exportadora russa de equipamentos de cálculo. (Fonte)

Então, há mais de 130 anos, a Rússia era um país exportador de hardwares!

Em 1891, Odhner abriu uma filial de sua fábrica na Alemanha. Infelizmente, ele teve de vendê-la em 1892 para Grimme, Natails & Co. por conta da dificuldade de ter duas fábricas tão separadas. Grimme, Natalis & Co. começaram a produzir em Braunschweig e vender máquinas sob a marca Brunsviga (nome latino para a cidade de Braunschweig). Eles tiveram bastante sucesso.

Infelizmente, o resto da história é um pouco triste. No lugar de mudar seu nome, e se tornar uma gigante internacional como a IBM (a IBM começou em 1911 como CTR (algo como empresa de computação, tabulação e registro!), e foi renomeada IBM em 1924)…

A fábrica já foi nacionalizada durante a revolução russa e forçada a fechar. Próximo ao fim de 1917, a família Odhner voltou para a Suécia e recomeçou a produzir a calculadora sob o nome original de Odhner.

Sim, sim, sei que a história por si só não cria aquele clima. Mesmo assim não é menos intrigante tentar imaginar o que poderia ter acontecido “se”… o que ocorreu em 1917 – que mudou o curso do século 20 – não tivesse ocorrido.

A história do aritmómetro continua depois de 1917…

Em 1924, o governo russo moveu a antiga fábrica para Moscou e comercializou a calculadora como Aritmómetro de Felix, que foi bem até os anos 70.

O “Felix” foi o aritmómetro mais popular na União Soviética. Entre 1929 e 1978, diversos milhões foram fabricados, em mais de 20 variações.

Na segunda metade do século, o dispositivo foi construído a mínimo custo, tendo preço em mente. Apesar disso resultar em qualidade inferior, a simplicidade do mecanismo diminui as chances de quebra consideravelmente.

Aparentemente, o Felix foi usado nos cálculos da viagem ao espaço de Gargarin, sem mencionar outras aplicações científicas/de engenharia/militares da União Soviética no último século. Aí vieram as calculadoras eletrônicas soviéticas, cibernética soviética, computadores soviéticos (incluindo ES EVM), e muito mais. Mas isso já é um tópico diferente, não mais sobre aritmômetro.

Hoje, você pode encontrar um aritmômetro em museus como no Museu Politécnico de Moscou, no Museu Deutsches de Munich, e no museu de tecnologia e computação de Hanover.

Descobri recentemente que eles também podem ser encontrados em antiquários, por um preço razoável. 😀

 

Isso é tudo por hoje pessoal! Mais amanhã!…

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.