O Panóptico da Patente de Darwin

Leitores regulares provavelmente notaram que não andei pregando contra trolls de patentes recentemente. Talvez porque os trolls sossegaram e arrumaram algo útil para fazer? Acertou quem disse não. Infelizmente, todos os dias histórias sobre a audácia ultrajante dos trolls podem ser encontradas, se você procurar por elas. Trata-se de um dia como qualquer outro para os trolls, simplesmente não chega aos noticiários.

Às vezes, as notícias chegam a você – pelo menos para nós: outro dia mesmo, recebemos um processos de uma tal de WETRO LAN por supostamente infligir uma Patente acerca de filtração de pacotes de dados, ou para ser mais preciso, um firewall. MAS O QUE?

Então, o que eles estão dizendo é que você pode patentear um dispositivo conhecido e aplicado universalmente que foi inventado há mais de uma década? Caso você não tenha entendido, a tecnologia está aí eras ANTES da patente aparecer. E agora demandam uma taxa em cima da tecnologia patenteada! Esperaaí… MAS O QUE?

Sim, é isso que estão fazendo: desde 2015, eles abriram um processo contra mais de 60 empresas, muitas das quais desenvolveram firewalls muito antes que a patente existisse. Mas a indústria não está deixando barato, essa história até recebeu o titulo de Patente Estúpida do Mês.

Também absurdo é o fato de que eles abriram uma apelação contra nós. Não somos um alvo fácil, sempre mantemos nossa posição e nunca cedemos aos trolls de patentes. E nunca fazemos acordos também, já que não há nada para ser acordado, afinal não fizemos nada. A única coisa que fazemos é devolver na mesma moeda. E por que não? As patentes duram pouco, então devolvemos enquanto o ferro ainda está quente. E não importa o que, continuaremos engajados no lado certo dessa luta, até que a última bala seja disparada. A última bala dos trolls.

Mas tudo isso sobre briga – não importa o quão necessário – ainda é uma coisa muito estraga prazeres. Então, para levantar os ânimos e nos mantermos positivos e otimistas, eu decidi tirar a poeira dos arquivos para fazer uma coleção das patentes mais loucas e paradoxais já vistas. No mínimo, você saberá no que apostam se tentarem enquadrar sua empresa em “violação de patente”.

Lá vamos nós…

O Top 5 das parentes mais [insira superlativo apropriado]

No. 5: a guilhotina – o melhor remédio para dor de cabeça.

Tempo quente e ensolarado possui seus pontos negativos. É claro que isso tudo pode ser sinônimo de praia, pina coladas, roupa de banho, mas para isso o indivíduo tem de estar em boa forma. Mas como alguém poderia ficar em boa forma depois de um outono, inverno e primavera de comida calórica? Simplesmente não dá! Bem, não é que seja impossível, com uma boa dieta e exercícios, mas o quão previsível é isso? Tínhamos que ter uma solução tecnológica para isso, afinal o século 21 estava bem ai. Portanto…

Pessoal, conheçam a patente 4334424 – a máscara anti-comida. Pode entrar Hannibal Lecter!

ip2

PS: faz sentido “inventar” e patentear algemas anti-comida – porque aí você se amarra no pé da mesa e não chega perto da geladeira. Não dou duas semanas para que você chegue naquele corpinho que tanto sonha.

No. 4: sempre peça por refil em bares.

Bem esse aqui não é só inútil, é ainda inútil e mais uma vez inútil…

 

ip3

Esse dispositivo foi feito para manter o sol longe da sua cerveja, sendo útil ainda para propósitos de propaganda.

Objeção 1: no lugar de pensar em deixar sua cerveja no sol até que ela esquente, por que não bebê-la antes disso?

Objeção 2: o guarda-cerveja claramente acaba esquentando a cerveja, estando conectado a ela, deixa o consumo mais lento. Ninguém pensou nisso?

Objeção 3: jamais daria atenção a qualquer propaganda a cerca do guarda-cerveja, sem dúvida boicotaria qualquer que fosse a propaganda.

Então o que você acha? Estou sendo muito radical? Algum fã por aí?

PS: fico pensando se você fosse fazer um guarda-vinho isso violaria a patente?

No. 3: “Pega, garoto! Ahá, você não pode!”

Julgando pela foto abaixo, você seria perdoado por pensar que a patente 5443036 descreve um método Jedi para caçar aliens, contudo o dispositivo possui um objetivo muito mais humano e terráqueo.

 

ip4

Esse dispositivo de mira laser é para exercitar gatos: os bichanos veem o ponto de laser e correm até ele. Então, potencialmente todos os fabricantes de apostadores laser deviam pagar royalties ao “inventor” para o uso da patente, afinal qualquer apontador laser pode ser usado para exercitar gatos. Não tem como não amar essa lógica.

PS: Precisa-se inventar apostadores à laser para hamsters, coelhos, e outros tipos de animais no planeta, não?

No. 2: caso você durma na praia.

Aqui vai:

Ufa! Humanidade salva. O mundo parecia tão inseguro antes dessa invenção.

 

2016-10-10_203806

A patente 6711769 combina um travesseiro e uma sombrinha para proteger o rosto do sol na praia, caso você queira evitar rugas aos 40.

o2lz219q

No. 1: insira diapositivo aqui.

Patente 6368268 realmente

 

ip1-1

Sim, o diagrama descreve um “método e dispositivo para controle virtual de estímulos sexuais utilizando redes digitais de computador”. Não é brincadeira, isso é real! Interação íntima… remota… está aqui. Usuários instalam a conexão por meio de um aplicativo especial, e conectam ao computador diversos… dispositivos de controle e…uma interface entre os dois participantes.

Consigo ver os processos do tribunal nesse caso, com os advogados, juiz e júri tentando manter o semblante sério. Eles terão de tentar, afinal o dono da patente já abriu seis processos de quebra de patente.

PS: “insira o dispositivo” e “dispositivo de controle”?

 

ip1-2

Faixa bônus: tiro no pé em um tapete de yoga.

Eis um exemplo de como as pessoas buscam patentear “tecnologias maravilhosas” sem sequer notarem que estão prestes a caminhar na direção errada, deixando de levar em consideração as questões mais simples.

Conheça 8605152 – “método e aparato para transmissão de imagens de aulas de yoga.”

A fórmula dá a posição do instrutor, dos alunos, das câmeras de vídeo como as seguintes:

 

ip6

A questão é que esse método de videoaulas de yoga não era novidade, o que era demonstrado por vídeos do próprio dono da patente por conta de vídeos no YouTube, utilizando o método patenteado antes da patente. UM ANO antes.

yoga

Tudo que alguém precisaria fazer para derrubar um processo desses seria usar esses vídeos.

Para fechar

Então porque “inventores” chegariam a esse ponto para patentear suas “invenções”? Para colocar no currículo? Para riscar esse item da lista de objetivos? Para aumentar o valor de seu negócio? Por outro motivo? Patentes inúteis que consomem milhões de dólares e horas de trabalho tudo por nada? Por que? Tudo que é preciso é uma rápida olhada na situação para entender que não passa de perda de tempo?

Por outro lado, é possível abrir o banco de dados de patentes e usar seus conteúdos para uma noite de jogos com os amigos e cerveja – sem guarda-cerveja…

 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.