Romênia: palácios e castelos.

A Romênia tem uma quantidade imensa de castelos e palácios, uns conhecidos outros nem tanto. Vou começar com o mais famoso, o castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Parte de uma lenda antiga, é claro que ele estaria no roteiro de visitas.

O Castelo de Bran e do Drácula estão repletos de lendas ao ponto de que fica difícil lembrar ou saber o que é real e o que é fantasia. Bem, tudo é folclore, acredito eu, e nunca dá para saber o quanto disso é mito.

Alguns acreditam que o Conde Drácula foi inspirado pelo príncipe do século XV, Vlad, o Empalador que também ficou conhecido como Drácula. Quem sabe?

Vlad Drácula viveu até a avançada idade de 45 anos (muito para a época) e sua vida parece que nunca foi carente de emoção. Ele foi refém do Império Otomano, aprisionado pelo Rei da Hungria, sentou no trono do castelo de Bran, lutou guerras aqui e passou uns maus bocados para ficar no trono, e claro, impalou diversos inimigos. Coisa demais para o texto. Interessado? >Wiki.

Mas a Wikipédia dá a versão limpa e politicamente correta dos eventos da vida de Vlad. Para os detalhes reais em toda a sua glória, você precisa de um guia para sua visita ao Bran, que foi exatamente o que tivemos.

Ficamos sabendo de práticas sadistas extremamente doentias, mas com um nome como “O Empalador” não é difícil acreditar. Ainda temos a história de sua jovem esposa jogada de uma torre para sua morte para que ela não fosse tomada como escrava sexual pelos turcos. Ainda temos um pouco mais de violência relacionada ao Empalador e seu irmão por parte dos turcos. Mas foi a violência utilizada para se vingar dos turcos que rendeu à Vlad seu título e fama. Ele adorava empalar as pessoas. Coisa bem feia.

De volta as fotos:

Antigas portas e túneis secretos. Bem GoT.

drakula-romania-transilvania-castles-8

A vista de um andar superior ao anoitecer. Sem lua cheia, morcegos ou lobisomens uivando para a lua.

drakula-romania-transilvania-castles-9

A mobília é genuína, de séculos atrás. Ela foi toda adquirida em antiquários locais. Ótima ideia: mostra como eram as coisas naquele tempo sem peças modernas para estragar o clima.

Auch!

De fato eram tempos pouco civilizados. Empalar, estripar, colocar pessoas na cadeira de interrogatório. Tudo isso não era nada fora do comum com Vlad na área.  Ele gostava de infligir dor inimaginável em seus inimigos; mas não só a eles: qualquer um que tivesse a ver com tropas inimigas e adversários políticos.

A propósito, este foi nosso guia:

A porta a direita na foto acima era uma porta secreta que levava a uma passagem tão secreta quanto. Antes, a lareira que agora está à esquerda era à direita da porta escondida na chaminé!

Nosso guia não se limitou a contar histórias sobre o local, ele nos bombardeou com uma narrativa inteligente e rápida!  Contos loucos, lendas curiosas, folclore absurdo, piadas hilárias, teorias intrigantes…  Às vezes percebemos que ele estava improvisando. Em outros momentos, estávamos em discussões sobre se isso ou aquilo era verdade.  Devo dizer que esse foi o guia mais entusiasmado e interessante que já conheci!

Eis um exemplo do que eu quero dizer: vou citar uma piada sobre o Drácula que ele nos cotou:

Um dia, os três “vampiros” mais famosos se encontraram: Frankenstein, Drácula e Harry Potter… Ok, talvez não Harry Potter, seja o Mickey Mouse – ou qualquer outro que você quiser. Então, Frankenstein, Drácula e Mickey Mouse se encontraram, e estavam discutindo sobre quem era o vampiro mais legal e malvado. Daí, eles decidiram fazer um teste para decidir isso de vez. Primeiro, foi a vez do Frankenstein. Ele correu até o castelo do Drácula, e voltou dez minutos depois com a boca suja de sangue.

“Como você foi tão rápido?” Os outros dois perguntaram.

“Bem, você notou aquela pracinha na cidade, não é? Virando à direita, tem uma casinha. Então eu só entrei ali e “fiz a limpa”.

Depois foi a vez do Mickey. Ele correu até o castelo, retornando cinco minutos depois ainda mais sujo de sangue do que o Frankenstein.

“E você? Como foi tão rápido?”

“Você viu a casinha à esquerda da estrada indo para a cidade?”

Por último, mas não menos importante, foi a vez do Drácula. Mas como ele tinha asas, ele saiu voando à toda velocidade. Retornando minutos depois, completamente coberto de sangue.

“Como você foi tão rápido?!” Perguntaram os outros impressionados.

“Bem, vocês notaram a torre do sino no centro da cidade? Eu não.”

…e essa foi apenas uma das muitas anedotas temáticas.

O que tornou nossa excursão ao castelo ainda melhor foi o fato de que estávamos em um tour noturno – depois de que todos os turistas tinham ido embora, logo sem gente caminhando para todo lado, além do clima de suspense gerado pelo escuro.  Perfeito!

A próxima parada era o Castelo de Peles. Magnífico objeto arquitetônico!  Pode até não valer uma viagem para a Romênia, mas se já estiver na Transilvânia, vá lá!

Que mansão única!  A construção começou no fim do século XIX  e foi finalizada no início do século XX,  ainda na Revolução Industrial.  Por conta disso, o edifício combina elementos clássicos com tecnologia de ponta. O resultado é um castelo alpino realmente especial.
A respeito daquela tecnologia de ponta…

Esse foi o primeiro castelo real no mundo a receber energia elétrica. As razões para isso muito provavelmente por circunstância: a maioria dos castelos europeus tinham sido construídos muito antes desse (é óbvio que todos receberam energia elétrica e tomadas depois)! Já outros castelos, simplesmente não estavam sendo mais construídos na época que esse estava sendo posto de pé: não haviam muitas outras monarquias por aí, e sobre as que ainda restavam, elas tinham se convertido a um estilo mais modesto. Palácios não estavam mais na moda.

Então, Peles é único no sentido que foi construído dessa maneira em décadas (séculos?), então era hi-tech (até tem sua própria mini-usina) além de ser bem-nascido.

O interior – ainda mais régio!

drakula-romania-transilvania-castles-24

A estátua é feita de madeira! Raridade!

O arsenal. Coleção de dispositivo para matar gente e as vezes animais. Ou para defender o reino. De qualquer forma não é bem a minha praia, não entendo a estética dessas instalações.

Não deve ter sido fácil vestir toda essa tralha o dia inteiro. Como diabos eles se moviam por aí?  E nem fale em brandir uma espada.

E como o pobre diabo conseguia andar com essas coisas?

Pergunto-me o que os cavaleiros vestiam por baixo da armadura? Ceroulas termais especiais? Alguém sabe?

drakula-romania-transilvania-castles-29

Salas de escrita e de jantar.

Sala de fumo:

drakula-romania-transilvania-castles-32

Sala de espera? Ou de festa?

drakula-romania-transilvania-castles-33

No fim, um lugar bem interessante. Se vier na Romênia, venha aqui!

drakula-romania-transilvania-castles-34

Mas chega de castelos e palácios por hoje. Hora de ver a zona rural da România.

As Montanhas Carpathian, Transilvânia: grama verde, sem internet (!), paz, calma, tranquilidade. Ahhhh.

O local é chamado Amfiteatrul Transilvânia. Mas não tente procurar na internet, não tem um site. Isso é o mais próximo de um site que encontrei:

drakula-romania-transilvania-castles-38

Fomos abençoados com o bom tempo, mas dizem que nem no inverno é menos incrível e relaxante.

Cogumelos brancos GIGANETSCOS! Magníficos!

drakula-romania-transilvania-castles-41

Essa foi a primeira vez em que comi cogumelos crus. Só pegar e comer. Que tipo de russo não experimentaria? Precisou um romeno para me mostrar isso. E no fim, o cogumelo era realmente bom. Mas não tente fazer isso sem a presença de um profissional, imagina se eu tivesse escolhido um venenoso?

Normalmente não ligo muito para o que eu como, quiçá postar sobre online. Mas tive de fazer uma exceção aqui. Tão fresco e gostoso. Tudo goela baixo com Palinca. Perfeito!

Eis o porão da masmorra. Todo tipo de coisa aqui embaixo. E nas garrafas de vidro temos suco de bétula (!!). Suco de bétula de sete anos! É tipo um suco alcóolico.

Voltando para os palácios, temos o Palácio do Parlamento em Bucareste. Ou A Casa do Povo. Também é o palácio construído por Ceaucescu.

Aparentemente o segundo maior prédio administrativo no mundo depois do Pentágono. Também um dos maiores prédios civis do mundo – 270 por 240 e 86 metros de altura.

Monumentalmente grandioso. Sua fiche técnica é impressionante – veja na Wikipédia. Parece que um país inteiro ajudou a construí-lo – incluindo 700 arquitetos e 20.000 trabalhadores. Apenas materiais romenos foram usados – fora algumas portas que foram presentes do presidente de Zaire. A construção deixou a România completamente sem mármore: todo o estoque foi usado no palácio.

Por dentro os espaços são colossais. Bem… comunista também.

Veja o tamanho desse tapete! Não cabia no meu visor! Imagina a conta da lavagem? Sem dúvida a lavagem vem até ele, não o contrário.

Degraus de mármore – especialmente feitos para caber o passo de Ceausescu (165 metros de altura)!

Esse teto abre. Ceausescu tinha planos de chegar de helicóptero.

16 metros de altura, 250 kg de cortinas!

drakula-romania-transilvania-castles-60

O lugar é tão grande que apenas conseguimos ver 7% dele no nosso tour de uma hora, como nosso guia nos disse no fim!

Grande. Memorável. Monumental. 🙂

drakula-romania-transilvania-castles-67

Todas as fotos da Romênia estão aqui.

PS – Nunca consegui descobrir o que é isso no centro de Bucareste. Alguém sabe?

drakula-romania-transilvania-castles-68

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.