Industrial, óptico, teórico, expositivo

Estes são bons binóculos para o uso diário. É difícil prevê quando precisará ver algum objeto misterioso perto do horizonte ou descobrir o que acontece na entrada do seu prédio … ou talvez você precise deles, se você for ao teatro.

Eu não sou um especialista em binóculos. Mas ninguém precisa ser para usá-los. E os requisitos para considerar um bom par são simples. Não podem ser difíceis de ajustar, desfocar a imagem e se encaixarem mal aos olhos. Com esses, por sorte, não acontece nada parecido. As imagens são nítidas (Parece que as imagens estão ao alcance das mãos!). Quando você olha para algo a 10 metros de distância que parece estar bem em sua frente. Eles são de alta qualidade.

lytkarino-optics-factory-1

Fico pensando quanto eles custam e onde podemos compra-los.

Infelizmente não sei responder essas perguntas, pois ganhei meus binóculos de presente na cidade de Lytkarino, na região de Moscou (sendo mais preciso, na fábrica de vidro óptico onde as lentes para estes binóculos são feitas).

Ja, das ist Lenin :D

Sim, é Lenin 🙂

Uma produção única!

A instalação foi construída nos finais dos anos 30 para fabricar projetores de espelhos. Mais tarde ocorreu um frenesi de adoção de tecnologias alemãs, o que fez com que as inovações e a fabricação de fibra de vidro ganhassem importância nos anos 60. Nela foram fabricados os espelhos usados no Observatório de Byurakan, Armênia (também na década de 60, os espelhos de seis metros utilizados no telescópio BTA-6 foram feitos, fato que tratarei mais tarde).

Agora, a fábrica de Lykarino produz vidro para  todos os fins profissionais, incluindo: telescópios, microscópios, equipamento para fotografar filmar, instrumentos militares e médicos. Há também um museu onde todos os produtos produzidos são expostos.

Diferentes tipos de vidro, cores e formatos diferentes:

Uma seção sobre o vidro especial utilizado no espaço:

Estas são lentes originais que são realmente utilizadas no espaço; inclusive uma delas chegou a ser usada por três vezes!

Como a fábrica produz peças únicas que ninguém no mundo sabe como criar, ela está se expandindo internacionalmente. E isso tem muito sentido: já possuem equipamentos especiais e processos para a produção, dessa forma, o investimento pode ser consideravelmente mais baixo.

lytkarino-optics-factory-15

Produção de uso doméstico variada:

lytkarino-optics-factory-16

Uhul! Binóculos. Não consigo achar os meus…

lytkarino-optics-factory-17

Eles não seguem o verde corporativo. Uma pena. Talvez exista versões com padrão de camuflagem, mas não foi dessa vez.

Biologia, vírus e bactérias perigosas e outros fins médicos …  Todas as análises demandam lentes especiais …

lytkarino-optics-factory-18

As fotos a seguir não são do museu. Elas são do showroom de vidros de uso especial (por exemplo, proteção contra radiação).

Aqui foi a primeira vez que eu ouvi a palavra “Shvabe”. Há uma longa e interessante história sobre os imigrantes do Oeste na Rússia czarista. Uma história de sucesso e tragédia. Pode-se dizer que a Rússia foi industrializada graças a esses imigrantes. Outros imigrantes foram para o outro lado (EUA). Mas isso é outra história que não tem relação com a que eu estou falando.

Há também uma sala especial para as crianças, onde quase tudo é explicado em detalhes (e não apenas o típico “olhe aqui”). Os pequenos encontram explicações sobre fórmulas de refrações de ondas, eixo visual e muito mais.

Enquanto, eu estava na sala para as crianças, meu parceiro, V.B., tirou fotos com minha câmera. Não das fórmulas, ondas, nem do vidro… mas de si mesmo (geração selfie?) na sala de espelhos. De forma nenhuma são fotos ruins.

Logo que chegamos para visitar a fábrica, recebemos três avisos antes de começar:

  1. O vidro é muito afiado. MUITO CORTANTE. Ninguém pode tocá-lo! Mas se o fizer, pelo menos, use luvas.
  2. O vidro pode estar muito quente. MUITO QUENTE. Se você quiser mesmo tocar alguma coisa, primeiro cuspa nele, se eles “cuspir” de volta, tocá-lo é uma péssima ideia. Mas se realmente a vontade for incontrolável, use luvas resistentes ao calor (eu passo, obrigado)).
  3. Essa linha de produção não para nunca. Tenha isso em mente se quiser chegar mais perto das partes que se movem: o vidro não ficará melhor com um pedacinho de você.

Este foi nosso guia:

lytkarino-optics-factory-24

Ele é muito profissional, interessado e passa segurança: eu recomendo a visita quando você vier a Moscou :). Ele usava um microfone para ouvirmos bem, apesar do barulho das máquinas de trabalho. Eu não consegui entender o terno, achei absurdo. Ou talvez não …

Isso é tudo por hoje, pessoal. Vou deixar a história sobre a linha de produção para a próxima publicação.

Um excelente fim de semana! …

 

lytkarino-optics-factory-33

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.