Quanto aço?

Meninos e meninas, quantos de vocês já estiveram em uma fábrica de aço? Levantem as mãos…

Bem, eu não tinha estado em uma dessas ainda e sempre foi um sonho. Queria ver o processo inteiro, mesmo que a distância. Para ver como o minério é carregado e colocado na fornalha, ouvi-lo chiando ao derreter para virar metal líquido a milhares de graus celsius. Eu já conhecia um pouco do processo e da terminologia, mas nunca tinha visto na prática.

Como se vocês não tivessem percebido: finalmente tive a chance. Nosso cliente corporativo Novolipetsk Steel nos concedeu uma visita em Lipetsk.

Nossa carona:

lipetsk-heavy-metal-8

Esse é o escritório da fábrica:

O complexo industrial é colossal. Quero dizer, absurdamente gigante. Situa-se há 440km de distância ao sul de Moscou, tendo por volta de 5-6km de comprimento e  3-4km de largura (por volta de 25km²). 25km É quase tão grande quanto o resto de Lipetsk, cidade de meio milhão de habitantes.  Esse é o complexo destacado em vermelho:

lipetsk-heavy-metal-11

Impressionados com o tamanho do local,  minha primeira pergunta para o gerente solicito foi: “de quantas fábricas o complexo é composto?” Para responder, eles pensaram um pouco e fizeram alguns cálculos,  mas mesmo assim não deram uma resposta precisa. Muito é feito aqui: produzido, carregado,  transportado… Muito é consumido e purificado. Por exemplo,  existe uma instalação cuja finalidade é purificar a água que será usada no processo. O complexo até possui sua própria ferrovia.

Esse é o diagrama exibindo o layout das principais instalações de produção.  Está em russo, mas você pode identificar um total de 11 plantas.

lipetsk-heavy-metal-12

Onze!!

O mineiro de ferro vem da anomalia magnética de Kursk, uma área na qual o magnetismo é tão anômalo que as pessoas contam histórias sobre relâmpagos atingindo o solo paralelamento.  No lugar de acertar um objeto como uma torre no solo, diz-se que o relâmpago sai das nuvens pelos lados. Uau. Preciso ver um desses.  🙂

O minério (já beneficiado), juntamente com o Coque, é transformado em um aglomerado. Não o penteado de cabelo; nem ao gesto para reprimir crianças.

De qualquer forma, o minério é beneficiado e transformado nesse aglomerado, do outro lado queima-se carvão por meio de um método que não usa oxigênio, algumas bruxarias químicas são adicionadas à mistura,  e tudo entra na fornalha, de onde é retirado o ferro líquido e resíduo.

O ferro se torna aço por meio de diversos métodos, que por fim é moldado e enviado para outros prédios no complexo – ou vendido. Nada se perde, até mesmo o resíduo pode ser vendido, por ser útil na pavimentação de estradas. Quando não há estradas a serem construídas, engenheiros pensam em outras aplicações como construir um resort de esqui.

A fábrica derrete 15 milhões de toneladas de aço por ano. Parece e é muito. Ainda assim é difícil imaginar 15 milhões de toneladas. Quantos quilos de ferro uma família consome por ano? Quantos quilos tem no seu carro, facas, panelas, máquina-de-lavar e carrinhos de bebê?  Quanto descartamos por ano?  Não vamos esquecer de pastilhas de freio, pneus (com aço dentro)…

A lista continua. Somando tudo: quanto você usa em sua casa/apartamento (sem incluir vergalhões, cabos, mas acho que isso também faz parte). Quanto você joga fora ou recicla ao ano?

Importante: não confunda ferro e aço, ou alumínio com titânio e cobre.
Então,  quais os seus valores totais?

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.