O lago dos cisnes

Apesar das condições totalmente não-estéreis dentro da fábrica de aço Novolipetsk, pelo lado de fora, não dá para mensurar o tamanho do complexo industrial nas proximidades. Para a empresa, ter responsabilidade pelo meio ambiente ao redor é uma premissa básica e levada muito a sério.

O cartaz acima diz: “Mais de US $ 1,1 bilhões investidos em ecologia em 15 anos. Lipetsk – a cidade produtora de metal mais limpa na Federação Russa”. E você provavelmente pode adivinhar o que as figuras nas nuvens significam: o nível de poluição do ar, Lipetsk com o nível mais baixo de 3.4.

Na verdade, alguns anos atrás, eles decidiram levar a poluição do ar sério por aqui e realmente cortar drasticamente as emissões – e parece que fizeram um bom trabalho. Por toda a área do complexo (dentro) as árvores têm aparência saudável e parecem em crescimento. Devido a aparência saudável da vegetação, um visitante da delegação estrangeira perguntou sobre os cedros: “Qual a frequência de substituição?! “Eles nunca foram substituídos ou plantados, eles cresceram por vontade própria.

Mas o ponto mais surpreendente do desenvolvimento ecologicamente sustentável foi este aqui: o Lago dos Cisnes! Aqui está a entrada:

Feche o portão! Aves itinerantes.Feche o portão! Aves itinerantes.

Atrás dos portões, encontramos um enorme santuário de pássaros!

Cerca de 50 diferentes tipos de aves vivem aqui, incluindo os exóticos na Rússia: o australiano cisne negro,  a Silkie chinesa, alguns gansos selvagens raros, e um monte de outras espécies que não consigo lembrar os nomes.

E, claro, o nome Lago dos cisnes não é à toa Todos os diferentes tipos de cisnes podem ser vistos: cisnes mudos, cisnes branoas, cisnes negros, cisnes tranquilos, cisnes hiperativos … e muito mais!

Quem teria pensado nisso? No meio de um complexo de produção de aço enorme!

A propósito, a água do Lago dos Cisnes é purificada em turnos. As aves apreciar a sua pureza, como fazem os peixes que ali nadam. A pureza da água é cuidadosamente controlada, ou seja, nem uma gota do processo de pós-produção vai para o lago. Muito bem também. Trabalho Top. Curti :).

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.