Os países mais bonitos do mundo – uma abordagem inexperiente

E agora mudando para um assunto completamente diferente e nem um pouco industrial. Na verdade é o verdadeiro oposto. Vamos abordar beleza natural e feita pelo homem. Por que? Eis o porquê…

Não faz muito tempo, (Não consigo lembrar onde) dei de cara com a frase “o país mais bonito do mundo”. Não pensei muito na ocasião, mas o meu subconsciente deixou esse pensamento muito bem guardado.

Algumas semanas mais tarde, voltei a pensar sobre o assunto e procurei sobre na Internet, e claro encontrei diversas listas intituladas  Os 10/20 Países Mais Bonitos do Mundo. A questão é…  A maioria não parece saber do que está falando, listas escritas por pessoas que nunca pisaram na América Latina,  China Central, Kamchatka,  ou as Ilhas Kuril.

Admito que determinar quais são os países mais bonitos não é tarefa fácil: beleza é um conceito relativo, e isso significa que o critério que você usa também é subjetivo.  Quais critérios poderiam ou deveriam ser usados?

Bem, tenho uma certa vantagem no assunto com o meu. Top 100 de lugares imperdíveis. Com essa lista poderei calcular o nível de beleza…  Levando em conta o tamanho dos territórios! Dessa forma teremos uma média de lugares mais bonitos em um país.

Antes de irmos para os cálculos deixe-me mencionar que também tenho uma lista das 20 melhores cidades,  que também precisará ser levada em conta.

Haja tempo para considerar isso tudo…

Quando comecei meu Top-100, entendi que se fosse simplesmente somar o número de belezas por território, eu não precisaria fazer qualquer cálculo. O resultado estaria pronto rapidinho. E o vencedor seria… Singapura! Está entre as 20 cidades mais bonitas e possui um território minúsculo. Se dividimos 1 por um número muito pequeno, temos dominância clara sobre outros lugares com dezenas de belezas espalhadas em milhões de quilômetros.

De cara, cortaremos os candidatos que possuem menos de duas belezas na lista. O que mais? Algumas maravilhas se situam em regiões de fronteira, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu e o Monte Roraima. Também temos a Patagônia, que se entende ao longo de dois países. Essas belezas serão marcadas como pertencentes aos dois países para efeito de cálculo.

Há ainda mais uma ressalva, por exemplo, a Nova Zelândia. Ela está no topo do meu Top-100, mas abriga seis diferentes belezas únicas, todos listados em um sub-lista. Então, aplicaremos essa regra a outros países: os EUA, Rússia (Kamchatka), China e Indonésia. Riscarei da sub-lista todas as formações de pedra vermelha de Utah, já que contariam como centenas de belezas em separado. Simplificarei como pedras vermelhas = uma única beleza. O mesmo se aplica a Kamchatka e a China. Finalmente, incluiremos todos os candidatos ao Top 100 que não chegaram a lista; para que eles não se sintam deixados de fora.

Mais uma coisa: mostrarei os resultados de um local que não entrou na corrida – meu favorito, Kamchatka – apenas para efeito de comparação com o resto dos candidatos. Lembre-se, Kamchatka não está competindo – suas belezas estão com a Rússia.

top-100-beauties-10

Dezoito candidatos chegaram a lista:

País Grandes Belezas Melhores Candidatos Melhores Cidades
  1. EUA 15 2 3
  2. México 3 1 0
  3. Equador 2 0 0
  4. Venezuela 2 0 0
  5. Peru 2 0 0
  6. Brasil 2 1 1
  7. Chile 3 1 0
  8. Argentina 2 1 0
  9. Itália 3 0 2
  10. Grécia 3 0 0
  11. Rússia 12 4 1
  12. Turquia 2 0 1
  13. China 15 2 1
  14. Japão 1 1 2
  15. Vietnã 2 0 0
  16. Indonésia 4 0 0
  17. Austrália 5 2 2
  18. Nova Zelândia 6 0 0

Kamchatka – que não está competindo – possui sete grandes belezas.

Os tamanhos dos países podem ser encontrados na internet caso você queira checar minha aritmética.

E agora, senhoras e senhores. Chegamos ao momento esperado do anúncio do país mais bonito do mundo… de acordo com o sistema explicado acima.

E o vencedor é… Grécia! Com um total de 22,7 belezas em um milhão de quilômetros quadrados de território (de outra forma, três belezas a cada 100.000 metros quadrados de território grego.

Em segundo lugar… a Nova Zelândia com 22,5 belezas.

Tereceiro, temos Itália – 16.6!

No fim da lista temos Brasil, Rússia e Argentina, que possuem muitas belezas, que estão espalhadas por territórios imensos.

Contudo, um dos locais mais bonitos na terra (e não duvidei por um segundo) é Kamchatka, com um resultado de 26 belezas. Mas Kamchatka não é um país, então não está incluindo na lista!

Eis a lista:

País Pontos
  0. Kamchatka (non compris) 25,9
  1. Grécia 22,7
  2. Nova Zelândia 22,5
  3. Itália 16,6
  4. Japão 10,6
  5. Equador 7,1
  6. Vietnam 6,0
  7. Chile 5,3
  8. Turquia 2,9
  9. Venezuela 2,2
  10. Indonésia 2,1
  11. EUA 2,0
  12. México 2,0
  13. China 1,9
  14. Peru 1,5
  15. Austrália 1,2
  16. Argentina 1,1
  17. Rússia 1,0
  18. Brasil 0,5

Estou certo de que fiz as contas de forma correta. A lógica do cálculo de beleza nacional poderia ser questionada, mas antes que essas perguntas apareçam nos comentários, proponha uma outra forma de cálculo. Enquanto isso aceito sugestões a serem adicionadas ao meu Top-100!!

Isso é tudo por hoje, pessoal. Espero que você consiga visitar muitos do Top-100!

LEIA COMENTÁRIOS 1
Comentários 1 Deixe um comentário.

    Everton Resende

    Gostei deste artigo! Mas fiquei triste pelo Brasil na última posição

Deixe um comentário.