Perguntaram-me… TUDO!

Oi pessoal!

Ontem, estive numa sessão de perguntas e respostas no Reddit. Quero antes agradecer os participantes pelas suas perguntas – especialmente as mais desafiadoras. Então vamos lá: obrigado pela excelente sessão de perguntas e respostas! Foi abrangente – variando de segurança para smartphones até Fórmula 1 e… Minha comida e bebida favorita, a de sempre sobre como pronunciar meu sobrenome e… Star Wars. Na verdade, foram feitas tantas perguntas que não consegui contemplar todas. Encorajo que você dê uma lida no registro completo aqui – talvez algumas das respostas respondam suas perguntas também; se não – sinta-se à vontade para deixar outras de modo que posso responde-las no futuro por meio de um artigo aqui no blog ou no próprio Reddit.

Simultaneamente a essa sessão, ocorreu uma audiência em Washington, D.C., na qual preocupações foram levantadas sobre a Kaspersky Lab. Nada de novo para nós: alegações falsas tornaram-se comuns. Ainda assim, vamos abordar alguns dos pontos levantados que chegaram a comunidade do Reddit:

Sua empresa é objeto do SORM já que vocês operam na Rússia?
Não, SORM é para ISPs e empresa de telecomunicações, não somos nenhuma das duas coisas. EDIT: o mesmo se aplica ao PTISM ou sistemas similares (veja o registro). (Registro original)

O comitê de inteligência do senado estadunidense entrevistando os cabeças da comunidade de inteligência. Perguntaram se a comunidade se sentiria confortável utilizando o software da Kaspersky Lab em seus computadores. A resposta foi unânime: Não. Algo a dizer sobre isso?
Discordo respeitosamente dessa opinião, e sinto muito que esses senhores não podem usar o melhor software no mercado por razões políticas.  (Registro original)

Qual sua reação perante a afirmação dos diretores do FBO, CIA, DNI, Agência de Inteligência Geo-Espacial Nacional, Agência de Inteligência da Defesa sobre a confiança nos softwares da Kaspersky Labs em seus sistemas?
Mais uma vez, acredito que por razões políticas, esses cavalheiros não têm opção, portanto, são privados da oportunidade de usarem a melhor solução de segurança para terminais no mercado, não possuindo qualquer evidência de delitos por nossa parte. Testemunharia isso tudo no senado ou responderia qualquer pergunta que quisessem. (Registro original)

Há uma porta alternativa no seu software?
Nosso software é projetado para proteger nossos clientes, não para entrar em seus dispositivos. Não há funcionalidade escondida nos nossos produtos, sem porta dos fundos. (Registro original)

Sobre nossa relação com Michael Flynn
Para esclarecer: pagamos uma taxa de porta voz para uma audiência pública em DC. Nada escandaloso, ele era um bom porta voz. (registro original)

Sobre a pergunta a respeito da KGB: A frase “uma vez um agente da KGB, sempre agente da KGB” é verdadeira?
Não sei dizer. Nunca fui da KGB, agente ou funcionário, nem por um segundo. (registro original)

Sobre alegações de que ajudamos o governo a cometer cibercrime
A Kaspersky Lab não possui qualquer ligação com governos e a empresa nunca auxiliou, ou irá, qualquer governo no mundo com seus esforços de ciberespionagem. (declaração completa)

Para encerrar de vez, não nos foi demandada participação em qualquer audiência. Como mencionado mais cedo, estamos sempre dispostos a ajudar em investigações nas quais nossos conhecimentos possam beneficiar um bem maior ou a responder qualquer pergunta diante do congresso sobre o trabalho desenvolvido na empresa. 

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.