Nosso fã-clube chegou à adolescência

Sempre que menciono em uma conversa que a Kaspersky tem um fã-clube, muitos me perguntam a mesma coisa: Como? Por que uma empresa de antivírus teria um fã-clube? Bem, porque paramos de fazer apenas proteção antivírus há muito tempo. Nossa empresa está sempre realizando encontros interessantes e divertidos, e as pessoas querem participar das atividades da Kaspersky, mesmo que não sejam funcionários. E, bem, não há problema nenhum, certo?

Tudo isso começou há 13 anos, quando produzimos em série a versão seis, elogiada pela indústria de segurança de computadores. Quase diariamente, publicávamos novas compilações no fórum, onde dezenas de voluntários pegavam esse código ainda “beta”, embora promissor, eles o instalavam e testavam o funcionamento. Acho que a principal motivação dessas pessoas para participar foi que os desenvolvedores (toda a equipe, sem exceção, acompanhava o fórum) publicavam instantaneamente sua avaliação dos relatórios de bugs e os recursos que eles gostariam de incorporar. Os usuários gostavam de poder comentar sobre a aparência, comportamento e destino de um produto de software tão popular.

Os usuários ainda têm a possibilidade de moldar e colaborar com nossas criações. Todos os anos, nossa divisão de P&D testa novas versões de nossos produtos, que agora são mais numerosas e diversas (temos até uma dúzia de aplicativos móveis) e os membros de nosso fã-clube continuam a participar desses processos de teste. Os fãs querem mexer nas nossas compilações mais recentes, experimentar novos recursos e interceptar bugs. Portanto, eles participam desses testes betas exclusivos. Bem, também é uma excelente  oportunidade de usar novos produtos alguns meses antes do resto do mundo. E é evidente que não agradecemos aos nossos amigos por essas contribuições com um simples tapinha nas costas … mas falaremos sobre isso mais tarde.

Além disso, nossos fãs são os melhores advogados e promotores de nossos produtos. Se você encontrar uma pessoa no Facebook que, às três da manhã e sem sinais de fadiga, esteja testando que somos os líderes do setor de segurança em termos de nível de proteção, padrões de transparência e processamento ético de dados, você pode ter certeza de que não é um funcionário, nem uma pessoa paga para isso de uma agência de relações públicas contratada por nós. Ele é um fã. E alguns deles podem recrutar centenas de milhares de novos usuários por ano!

Tenho o prazer de poder dizer que os fãs conhecem nossos produtos por dentro e por fora, para que possam ajudar outras pessoas a entender as particularidades de nossa configuração de software; na verdade, costumam fazer isso em fóruns e redes sociais. Novamente, esses campeões ajudam a resolver milhares de casos de atendimento ao cliente por ano, facilitando a vida do nosso suporte técnico. 

Então, esse é o primeiro motivo: a empresa se beneficia muito com esse fã-clube. Mas os incrédulos costumam me fazer outra pergunta muito típica: “Por que alguém iria querer se tornar um fã ativo? Por que perder tanto tempo com o produto antivírus de outra pessoa, participando da vida de uma empresa que não é contratado efetivamente?

A resposta a esta pergunta é composta dessas quatro respostas. O primeiro é:

As pessoas gostam de se cercar de outras pessoas que compartilham dos seus mesmos interesses. Eles fazem novos amigos e se divertem fazendo o que fazem. Nós apenas ajudamos a organizar reuniões, hangouts ou viagens.

A segunda resposta é:

A oportunidade de socializar com a equipe da Kaspersky não se limita ao site do fã-clube. Muitas vezes, convidamos os membros para nosso escritório. Há algumas semanas, realizamos uma reunião em homenagem ao 13º aniversário do clube, eles receberam as últimas notícias em primeira mão, discutiram os tópicos mais quentes com alguns dos membros mais importantes de nossa equipe do departamento de P&D, do suporte técnico, de marketing e até com analistas de redes sociais. A oportunidade de falar pessoalmente com os desenvolvedores vale muito a pena!

Terceira resposta:

Quem trabalha duro também precisa se divertir. Isso deve ser levado em conta, mesmo que as pessoas trabalhem de graça e considerem seu trabalho um ato de amor. De fato, pelo menos uma vez por ano, os  fãs que mais nos ajudaram são convidados  a fazer uma viagem. Por exemplo, este ano alguns de nossos funcionários e fãs foram para a Islândia, onde venceram uma geleira, tomaram banho em um rio gelado durante uma aventura de rafting, deixaram seus rastros em uma famosa praia negra, percorrida por um mega jipe ​​ao longo da borda da cratera de um vulcão (que não é ativo, apenas pessoas loucas como eu fazem isso), passaram por trás de uma cachoeira de 60 metros de altura e ficaram encharcados por conta de Geyser (você sabia que essa palavra era originalmente usada para designar o nome de apenas um nome, em particular? Então o nome se tornou popular e todos os gêiseres começaram a ser chamados dessa maneira).

E a quarta: além de todas as soluções de segurança que produzimos, a empresa que leva meu nome (olha que bom) produz artigos promocionais muito bons. Como este, por exemplo:

Se você olhar atentamente as imagens dos fãs, poderá notar algo familiar em suas roupas. Olhe atentamente e você verá uma camisa ou uma ótima mochila. Os membros do nosso fã-clube ganham pontos pelas atividades que realizam, seja com produtos beta, recomendando nossos produtos ou participando de pesquisas. Eles podem trocar esses pontos por nossos produtos e souveniers. A propósito, atualizamos nossos artigos de brindes todos os anos. Por isso, você pode deduzir facilmente o tempo que uma pessoa é membra no fã-clube analisando sua camisa ou mochila, por exemplo. Este ano, a pergunta mais popular entre nossos fãs foi: quais objetos serão substituídos devido nosso rebreanding? Você pode ver parte da nossa resposta nas fotos da Islândia. No entanto, você só saberá a resposta completa se se tornar membro do clube!

Portanto, como você viu, a empresa se beneficia com esse fã-clube, enquanto os membros se divertem interagindo com a empresa: uma simbiose completa. E, claro, o fã-clube é uma comunidade aberta e acolhedora. Você quer conhecer mais essa galera? Você está convidado a participar.

LEIA COMENTÁRIOS 0
Deixe um comentário.