31 outubro 2019
Se eu ganhasse dinheiro toda vez que me fizeram essa pergunta nos últimos 30 anos…
Oi pessoal!
Vocês podem adivinhar qual foi a pergunta que eu mais respondi durante todas as minhas entrevistas e coletivas de imprensa?
Tudo começou nos anos 90, e rapidamente se tornou aquela pergunta que me dá vontade de virar os olhos (mas sempre resisti à tentação). Então, depois de alguns anos, eu decidi simplesmente aceitar que seria inevitável e comecei a improvisar e adicionar uns detalhes às minhas respostas. E ainda hoje, com minhas declarações publicadas em praticamente todos os veículos de comunicação do mundo – mais de uma vez – continuam me perguntando, de novo e de novo. Ultimamente, porém, parece que eu completei um ciclo: quando me perguntam sobre o assunto eu até gosto de lembrar daqueles dias.
Então, já deu pra descobrir?
A pergunta é: Qual foi o primeiro vírus que você descobriu? (mais questões relacionadas a ele, como quando eu o encontrei, como eu o removi do computador infectado, etc).
Claro que é uma questão importante, porque se eu não estivesse lá quando meu computador foi infectado, eu não poderia ter feito uma mudança drástica na minha carreira; eu não poderia ter criado o melhor antivírus do mundo; eu não poderia ter criado uma das maiores companhias privadas de cibersegurança do planeta, e muitos mais. Então, sim, aquele vírus teve um fatídico papel – ameaça que era precursora do que viria a seguir: bilhões de “descendentes”, depois cibercrimes, ciberguerras, ciberespionagens, e todas os cibermalvados por trás de tudo – em todo o canto do planeta.
Enfim – a resposta finalmente, talvez?
O nome do vírus era Cascade.
Mas por que, de repente, toda essa nostalgia sobre o Cascade?
Leia em:Se eu ganhasse dinheiro toda vez que me fizeram essa pergunta nos últimos 30 anos…