23 janeiro 2020
Todas as coisas extraordinárias que vi e vivi em 2019
Oi pessoal e, antes tarde do que nunca, Feliz Ano Novo!
Espero que todos vocês tenham tido felizes, alegres e maravilhosas festas de fim de ano. De verdade!…
Muito bem. Antes de começar este novo ano, vamos lembrar que grande ano foi 2019.
Assim, como é habitual no blog por volta desta época do ano, aqui está minha apresentação do ano passado: um resumo dos fatos, números, países, voos, turistas, vulcões, excursões, mosteiros, caminhadas e caminhadas e todo o resto; uau – pela sexta vez (2014, 2015, 2016, 2017, 2018)!
Mas… por quê?
Bem, o excesso de autoindulgência desempenha um papel, com certeza (especialmente quando se trata de coisas como meu número total de vôos e outras estatísticas :). No entanto, tenho a sorte de viajar e conhecer muitos lugares e coisas altamente interessantes, nas quais tenho certeza de que serão relevantes para alguns de vocês, queridos leitores. E você pode não ter lido todos os posts de 2019 (foram muitos). Ou seja, uma pequena retrospectiva dos “maiores sucessos” do ano (incluindo o toque de Ano Novo nas montanhas do Equador em uma piscina de águas termais a cerca de 3600 metros acima do nível do mar!) vale a pena, né? Espero que sim, de qualquer maneira. Bem, espero que sim! Vamos começar…
Comecemos com as piscinas de água termal do Equador:
A América do Sul está um pouco mais longe do que minhas rotas habituais, mas logo voltei ao meu circuito de sempre…
Bem que no ano passado não foi tão habitual: eu voei meras 94 vezes (normalmente eu supero 100), e acumulei 380 horas de voo.
Também:
- 8 voos de helicóptero.
- Aproximadamente 3000 milhas náuticas em um navio navegando pelas ilhas Curilas.
- Por alguma razão eu viajei muito de trem em 2019 – na Itália, China (350km/h! e Japão (Shinkansen);
- Alguns quilômetros de… camelo!
Resumo dos meus voos por companhia:
Aeroflot: 37.
Singapore Airlines: 6.
Air France: 5.
Outros: 10.
Primera vez voando com:
Avianca;
Flydubai;
EVA Air;
Rossiya;
MEA;
Tibet Airlines.
Números geográficos:
Países visitados: 29 (alguns mais de uma vez). Por exemplo, França (5 vezes), Itália (4 vezes), Alemanha (4 vezes), Suíça (3), Emirados Árabes Unidos (3), China (3).
Novos países: Bosnia e Herzegovina, San Marino, Ruanda, Mongólia, Líbano
Número de cidade: 65
Número de hotéis: mais de 80
https://www.instagram.com/p/Bu1NkUKlR9I/?utm_source=ig_embed
Trabalho.
Claro que não é só diversão. Eu sempre tentei combinar os dois: faço conferências, apresentações, reuniões e outros negócios, e depois adiciono uma pitadinha de turismo. Então, sobre o trabalho:
- Mais de 40 entrevistas e coletivas de imprensa.
- Mais de 40 fóruns, conferências, falas/apresentações, palestras.
- Mais de 30 encontros com altos funcionários.
- 3 deles – os mais altos funcionários: os presidentes da França, da Ruanda e da Armênia
- 2 embaixadores – França e Indonésia
https://www.instagram.com/p/B4w0CzfgVYo/?utm_source=ig_embed
Reconhecimentos.
Este foi outro ano excelente em termos de prêmios e medalhas. No total, recebemos 114 prêmios (Outros 7 estão a caminho no começo de 2020, baseado nos resultados de 2019), dos quais 73 foram para produtos domésticos (por exemplo: KIS) e 41 para produtos empresariais (por exemplo: KES).
Confira os destaques:
- AV-Comparatives: KIS recebeu um certificado ‘Advanced+’ em seu primeiro teste público Enhanced WPDT,com um Nível de Proteção de 100%; Mais que isso: neste teste, KES também conseguiu 100% de proteção no ‘Certified ATP Enterprise Protection‘;
- O laboratório britânico de testes SELabs publicou seus prêmios anuais, entre os quais a KIS obteve o Melhor Produto Anti-Malware para Consumidores 2019;
- O SELabs também publicou, pela primeira vez, os resultados de seu teste de resposta à violação do nosso KATA. O relatório está aqui.
- KATA também recebeu um certificado do American ICSA Labs, atribuindo-lhe notas insuperáveis após três anos completos de testes (!): Nos 12 testes trimestrais, nossa taxa de detecção foi de 100% em nove deles e nossos falsos positivos = zero;
- Somos a única empresa que recebeu da MRG Effitas o prêmio de segurança do navegador de bancos on-line cinco vezes seguidas (desde 2015) por excelentes resultados nos testes trimestrais;
- Pelo terceiro ano consecutivo, o KES recebeu o status de “Recomendado” nos testes do NSS Labs (no Advanced Endpoint Protection).
Eu poderia continuar e falar dos outros mais de 100 prêmios, troféus e medalhas, mas acho que será está de bom tamanho. Mas não se esqueça de continuar verificando as três principais métricas, que mostram graficamente quais produtos realmente protegem contra ciberataques e que apenas bombardeiam os usuários com marketing! # * ^! + & *! $!
E não vamos esquecer…… ->
- Abrimos nosso primeiro Centro de Transparência em Zurique.
- Realizamos nosso anual Encontro de Analistas de Segurança, desta vez em Singapura, e foi excelente.
- Houve também uma questão relevante: uma total reformulação de marca para a empresa, bem a tempo para a década de 2020;
- Enfrentamos – e passamos – pela bem díficil terrível (mas totalmente necessária) auditoria SOC 2
Lançamos um novo portal para o estudo de arquivos maliciosos em computadores. Agora, se você se deparar com um arquivo (ou arquivos) suspeito, coloque-o no nosso ‘scanner de raio-x’, que usa essas tecnologias aqui.
Bem, chega de trabalho; é hora de mostrar alguns locais novos que eu inclui na minha Lista de 100 Lugares Mais Bonitos no Planeta.
Fenômenos geográficos incríveis.
- Ilhas Galápagos. Eu gostei muito de lá – escrevi um livro sobre elas, com todas as minhas melhores fotos (tradução será publicada em breve). Curiosidade rápida: enquanto estava lá, descobri que não havia apenas um equador, mas pelo menos três (e todos passam por Equador)!
- Eu finalmente visitei o Lago Baikal! E nós não só andamos na superfície de gelo, mas também fizemos uma espécie de rally nele. Confira o link com as fotos dessas incríveis formações de gelo e muito mais;
- As maravilhas de mármore nas serras de Taiwan, no Parque Nacional Taroko. Esta não foi apenas a primeira vez que estive lá, mas também apareceu no meu Top 100 pela primeira vez, depois de testemunhar como era sensacional;
- Pela segunda vez na minha vida, Ilhas Curilas – desta vez de cima (Kamchatka) pra baixo (próximo do Japão) – e voltando.
- Pela primeira vez – Deserto de Gobi. Sim, é vasto e sombrio, mas também muito bonito – e imperdível!
- A desconcertante Baalbek, no Líbano. Eu finalmente pude experimentar em carne e osso o lugar, e tirar muitas fotos, e tocar nos imensos “tijolos” antigos , como o Trilithon.
- Capadócia – outra que entrou no meu Top 100. Estive, vi, voei, fotografei, acabei; sem souveniers.
E mais recentemente – Tibet! Quinze dias atravessando as paisagens montanhosas e desertas, por trem (maior ferrovia do mundo!), depois micro-ônibus (pior direção do mundo!), passando a pé pelos cantos do Himalaia, apreciando a vista do próprio Everest, mais uma caminhada de três dias pelo Monte Kailash. Oh, meu Deus Buda!
https://www.instagram.com/p/B5XO34xFg4g/?utm_source=ig_embed
E por último, mas não menos importante – a península Yucatán, no México. Pirâmides Maias e uma dúzia de Cenotes.
Cultura.
- Finalmente estive na fabulosa Florença. Oh meu Girolamo!
- Estive na fortaleza de Masada – desta vez de cima.
- E visitei o bunker secreto à prova de bombas nucleares do marechal Tito.
Finalmente, como local de interesse cultural do ano e como última visita, eu finalmente conheci a torre inclinada de Pisa.
https://www.instagram.com/p/B4pGv5dAjEJ/?utm_source=ig_embed
Outros acontecimentos interessantes.
- Vi um rosto familiar (e peludo) em Kamchatka, uma cidade em Freiburg, na Suíça.
- Fiquei cara a cara com… Gorilas em Ruanda. Eu até vi um casal fazendo amor, embora rapidamente tenha virado para o outro lado, por respeito..
- Após uma longa campanha de usuários e fãs, finalmente trouxemos de volta o bipe antigo de nossos produtos, que pode ser ativado com os bons e velhos códigos cheats.
Em Starmus, conheci estrelas como o presidente da Armênia, Brian May e Buzz Aldrin.
https://www.instagram.com/p/BzIjYBlATZp/?utm_source=ig_embed
Infelizmente, a Ferrari não venceu o Grande Prêmio. Esperamos que isso mude no próximo ano.
De volta às boas notícias…
- Em breve lançarei meu novo livro:Come Hell or High Altai Water.
- Fizemos nosso 22º aniversário. Ou, em outras palavras: Mega aniversário!
- E por falar em aniversários – este ano faz 30 anos que entrei nesse jogo de antivírus aqui (em 1989, quando Cascade infectou meu computador) quase por engano!
PS: Em resumo, foi algo mais ou menos assim: